Locaweb Edição 112

26 // memória / visa // revista locaweb “Hoje, a Visa opera em mais de 200 países e territórios”, afirma Percival Jatobá, vice-presidente de soluções e inovação da Visa do Brasil. “Ela está no centro da revolução de pagamentos sem dinheiro há mais de 55 anos”, completa o especialista. Visa no Brasil e no mundo A solução de cartão de crédito da empresa chegou ao Brasil em 1971, antes da fundação oficial da Visa, por meio de uma parceria com o Banco Bradesco. Em 1982, a marca firmou um contrato de licença com a Credicard no País. No ano seguinte, o primeiro cartão de crédito Credicard/Visa foi emitido em território nacional. Quatro anos depois, em 1986, a empresa ganhou independência com a criação da Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. (representante oficial da Visa Internacional) e com a abertura de seu primeiro escritório no País. A estratégia deu tão certo que, em 1988, a companhia registrou a marca de 510 mil cartões emitidos. No começo da década de 1990, os cartões de crédito brasileiros da Visa passaram a ser aceitos em diversos lugares do mundo, fato que facilitou os pagamentos realizados em viagens ao exterior. Seis anos depois, a companhia lançou outros produtos que também fizeram sucesso entre os turistas: os cartões Visa Cash e Visa TravelMoney, ambos pré-pagos. Com o uso dos produtos se popularizando cada vez mais, Tendências para o futuro Percival conta que a empresa está de olho nas principais tendências do mercado e pretende investir em várias tecnologias. Entre elas, a tap to phone, que permite realizar pagamentos por meio da aproximação de smartphones ou tablets em pontos físicos. “Esse mecanismo permitirá que as micro e pequenas empresas entrem na economia digital com a simplicidade de um app”, conta. Outra tendência importante diz respeito à evolução dos benefícios dos cartões de crédito, como parcelamento sem juros, programas de fidelidade, opções de seguro proteção de compra, proteção de preço, garantia estendida e vantagens para viagens. “Em 2020, a Visa lançou uma plataforma global de customização de benefícios, que possibilita ao consumidor escolher o pacote de vantagens que deseje usufruir”, explica Percival. “Nós continuamos desenvolvendo novos projetos, mas o foco permanece o mesmo: ser a melhor maneira de pagar e ser pago, para todos, em todos os lugares”, finaliza. Percival acredita que a tecnologia de pagamento por aproximação do celular favorece, principalmente, as pequenas empresas Fomentando o empreendedorismo Ao longo de sua trajetória, a Visa criou uma série de iniciativas para fomentar o empreendedorismo e ajudar empresários em diferentes partes do mundo. Em 2017, por exemplo, a empresa lançou um programa de aceleração para startups. A companhia também se posicionou para auxiliar pequenos empresários durante a pandemia de covid-19. Para isso, criou a iniciativa Compre do Pequeno. Com o objetivo de minimizar os impactos causados no comércio pela necessidade de isolamento social, o projeto buscou conectar clientes a pequenos negócios de suas regiões. De acordo com a companhia, a iniciativa impulsionou o hábito de fazer compras online e a disseminação de vouchers que poderão ser usados no futuro. em 1999 a empresa investiu na segurança dos cartões de crédito, adotando o sistema de chip. Nos anos seguintes, ela alcançou a marca de um bilhão de cartões emitidos ao redor do planeta e registrou uma alta na demanda por opções de débito – pela primeira vez, elas ultrapassaram as de pagamento por crédito. “Em 2007, os negócios regionais ao redor do mundo se fundiram para formar a Visa Inc. No ano seguinte, a companhia teve uma das melhores estreias da história na Bolsa de Valores de Nova York, nos Estados Unidos”, afirma Percival.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=