Locaweb Edição 112

37 // capa / onde empreender hoje // revista locaweb lifestyle deles é cobiçado por aqui. Tudo isso graças aos filmes e às séries que chegam por meio dos serviços de streaming e provocam desejos de consumo. Um exemplo é “O Gambito da Rainha”. Original da Netflix, a série aumentou o interesse nas compras de jogos de xadrez no Brasil e no mundo. Há, porém, uma questão importante a ser considerada na hora de importar algo para o mercado nacional: a aceitação. A rede fast food de hambúrgueres Wendy’s, por exemplo, não soube interpretar os desejos do público brasileiro e encerrou as atividades por aqui após apenas três anos. “É importante entender que o Brasil tem suas particularidades em relação a ambiente econômico, perfil do consumidor e mercado regulador, entre outras nuances”, diz Victor. Por conta disso, e mais uma vez, deve-se investir em um planejamento adequado para entender se as pessoas querem consumir determinados produtos e, caso positivo, apostar em todas as adaptações necessárias. Evolução constante Independentemente do segmento ou nicho, empreender e inovar são caminhos arriscados. Isso porque nunca se sabe o final que o negócio terá. Para não passar sufoco, as principais recomendações são se planejar antecipadamente e buscar especialização constante. E mais: já que você pode vir a conviver com o setor por anos, trabalhar com alguma paixão facilitará a jornada. “Empreendedorismo, a cada dia que passa, vem se tornando uma possibilidade de carreira, e não um sonho distante ou uma grande loucura. A trajetória de quem decide começar um novo negócio agora se torna mais clara diante do contexto da pandemia – ainda que não menos desafiadora”, conclui Victor, da Endeavor. China, com grande influência quando o assunto é eletrônicos. “Os gadgets tecnológicos estão cada vez mais presentes no dia a dia, sendo até indispensáveis para algumas pessoas. Nosso mercado é um grande consumidor desses produtos, que geram demandas para evoluirmos internamente”, informa Marcelo Dantas, CEO do marketplace Estrela10. Estados Unidos é outro país que pauta o Brasil há anos. Os americanos também impactam o mercado nacional com tendências em eletrônicos. Só que, mais do que isso, o Influência gringa Outros produtos e serviços que merecem atenção são os ditados pelo mercado estrangeiro. “É natural que países que tenham ecossistemas de inovação mais maduros acabem antecipando tendências relevantes. Por isso, é importante que os empreendedores estejam atentos ao que ocorre nesses lugares, especialmente dentro de seus setores de atuação”, aponta Victor Xavier, gerente de aceleração de negócios na Endeavor. Hoje, duas nações tendem a provocar impacto no consumo do brasileiro. Uma delas é a Segundo Victor, da Endeavor, uma boa dica é ficar de olho no que países com ecossistemas de inovação maduros, como EUA e China, estejam apostando

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=