Locaweb Edição 112

55 // essencial / amp // revista locaweb uma vantagem importante – principalmente para pequenos e médios empreendedores: um custo de implementação relativamente baixo. “O investimento é apenas de pessoal qualificado para o trabalho, já que a tecnologia é de domínio público”, afirma Luciano. A adaptação para o padrão de carregamento rápido tampouco oferece grandes obstáculos. “Trata-se de um processo fácil, pois utilizam-se os mesmos procedimentos de trabalho que os desenvolvedores web aplicam no dia a dia. Estudar o AMP e implantá-lo em um site leva, em média, 10 dias”, diz Plinio. “Também existem ferramentas que ajudam a usar a tecnologia, como o Google Web Designer. Com ele, é possível criar páginas HTML compatíveis com AMP de maneira simples e rápida”, completa. AMP x mobile-friendly É importante ressaltar que, apesar de visarem objetivos parecidos, AMP e recursos mobile-friendly são assuntos diferentes. O primeiro consiste exclusivamente em otimizar a velocidade de carregamento de um site. O segundo, por sua vez, é mais abrangente e foca questões de usabilidade. “Um exemplo prático de [recurso] mobile-friendly é desativar todos os tipos de pop- ups na versão mobile do site. Luciano, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, destaca o fato de a implementação do AMP exigir baixo investimento De acordo com Plinio, do Centro Universitário FEI, é possível fazer uma análise de qualquer página e aplicar a tecnologia em cerca de dez dias Outro ponto importante é organizar os conteúdos em menus de fácil acesso. O ideal é que o usuário chegue exatamente onde ele quer com poucos toques”, afirma Luciano. O especialista também destaca que as duas tecnologias podem coexistir pacificamente, já que, apesar de cumprirem papéis diferentes, podem se complementar. Diferencial importante Além de melhorar o desempenho das páginas, o AMP é um diferencial importante para “compensar” a instabilidade e as baixas velocidades dos planos de internet móvel oferecidos no Brasil. Isso significa que, mesmo com um pacote de dados fraco ou mediano, o usuário consegue carregar os sites rapidamente e sem grandes dificuldades. Plinio diz que, até o momento, não há garantias explícitas de que os buscadores deem prioridade para quem usa a solução de carregamento rápido. Porém, a lista de busca do Google exibe um ícone em formato de raio (localizado ao lado do título das páginas) para destacar sites AMP. Para o especialista, isso pode ajudar o usuário a identificar endereços online que usem a tecnologia e, consequentemente, dar preferência às páginas que carreguemmais rápido.

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