Locaweb Edição 112

61 // case / bubblemix tea // revista locaweb U ma bebida à base de chá que tem várias bolinhas no fundo do copo. Essas esferas, chamadas de popping, trazem suco de fruta encapsulado. Assim, à medida que a pessoa suga líquido e bolinhas pelo canudo, elas estouram na boca e entregam diferentes sabores e sensações. Essa experiência pode ser reproduzida também com gelatinas feitas com polpa de coco assaborada ou pérolas caramelizadas de tapioca. Com base nesses preceitos, o bubble tea se popularizou em Taiwan e ganhou o mundo. No Brasil, chegou via importação por meio da Bubble Mix Tea, empresa fundada por três amigos de infância. Alex Lin é filho de taiwanês e consumia a bebida costumeiramente. Rodrigo Balotin, por sua vez, tinha acabado de voltar de uma temporada na China, onde constatou o sucesso do produto. Já Rogério Arcanjo, que não tinha qualquer ligação com a cultura asiática, entrou para ajudar com o projeto do negócio. “Montamos nossa primeira unidade em Foz do Iguaçu (PR), em 2014, com baixo investimento. Com o lucro dela, abrimos a segunda. E com o dinheiro das duas, fizemos a terceira. Em 2016, decidimos transformar a Bubble Mix Tea em uma franquia. Vendemos as três lojas e passamos a cuidar apenas da franqueadora”, conta Rogério. Pedra no caminho Desde a primeira unidade da Bubble Mix Tea no Paraná, os sócios decidiram importar cerca de 75% dos insumos e maquinários – uma vez que, segundo eles, a qualidade desses importados é superior à encontrada no Brasil. Embora essa etapa pareça complicada, os empreendedores a superaram sem problemas. O maior desafio no funcionamento da empresa sempre esteve relacionado a descobrir um software para varejo eficiente. “No começo, trabalhamos com uma companhia que nos dava problemas em pelo menos dez dias ao mês. Trocamos de serviço e piorou: subiu para 20 dias. Passei raiva com ambas e resolvi que era hora de apostar em algo realmente qualificado”, lembra o sócio-diretor. A Bubble Mix Tea só encontrou um bom parceiro emmeados de agosto de 2019, após um representante comercial da ConnectPlug deixar um cartão em uma das unidades da empresa. “Normalmente, não entramos em contato com fornecedores dessa forma, mas estávamos tão estressados com o software da época que decidimos dar uma chance”, aponta Rogério. “Quando fui apresentado ao sistema, achei tão bom que fiquei incrédulo”, diz. Após testes em duas lojas, a Bubble Mix Tea decidiu adotar de vez a ferramenta da ConnectPlug. Para Rogério, além de entregar uma boa usabilidade, o serviço se destaca pelo suporte. Novos desafios A Bubble Mix Tea mal tinha acabado de solucionar um de seus maiores gargalos quando teve de enfrentar um desafio ainda maior: lidar com a pandemia de covid-19. “Ficamos de luto por uma semana. Depois, batemos a poeira do corpo e pensamos em novas estratégias para seguir em frente”, afirma Rogério. A primeira iniciativa foi reformular o modelo de negócio. Antes, era possível abrir uma unidade da marca em quiosques ou lojas. Agora, é possível também estabelecer uma microfranquia ou nanofranquia. Ambas seguem o estilo “take-away”, no qual o cliente retira o pedido e o consome em outro lugar. “Essa ideia fez com que a empresa não quebrasse e fechássemos 2020 com números semelhantes aos de 2019”, ressalta o profissional. Outra estratégia para superar o momento foi canalizar esforços para o e-commerce. “Já tínhamos uma loja virtual, mas não dávamos tanta atenção para ela. A pandemia acelerou essa transição”, diz Rogério. O delivery também ganhou notoriedade. Segundo o sócio-diretor, os franqueados tinham certa resistência a adotá-lo, por conta das taxas. Mas, se antes representava 5% das vendas, ele passou para 20% com o surto do novo coronavírus. Com essas medidas, a Bubble Mix Tea conseguiu crescer. No começo da pandemia, a marca tinha 22 lojas no Brasil. Ao final de 2020, já eram 30. Atualmente, são 37 unidades, sendo que outras 15 ainda serão abertas nos próximos meses. Para abastecer as franquias, Rogério adianta que está nos planos criar uma pequena planta industrial que vai nacionalizar parte dos produtos. Além de entregar boa usabilidade, o software de varejo da ConnectPlug oferece um suporte de qualidade '' Compartilhe uma foto com a revista usando a hashtag #RevistaLocaweb e conte sua história para a gente; você pode aparecer aqui e nas nossas redes sociais. Rogério Arcanjo, sócio-fundador da Bubble Mix Tea

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