Locaweb Edição 113

A pandemia e o distanciamento social trouxeram novas visões de mundo, e com o comércio não foi diferente. Muitas pessoas que perderam o emprego por causa da crise, por exemplo, tiveram a oportunidade de abrir um novo negócio online. E quem já tinha loja física viu a necessidade de migrar para o mundo digital para continuar atendendo a demanda dos clientes. Com esse cenário, a expectativa é que as vendas por e-commerce no Brasil em 2021 cresçam 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhoes. Isso reforça o crescimento do setor e indica uma consolidaço das lojas e dos marketplaces, segundo relatório divulgado pela empresa de pesquisas Ebit|Nielsen. Ainda de acordo com o estudo, o desempenho do comércio eletrônico neste ano sera impulsionado pelo crescimento do numero de consumidores, pela consolidaço de e-commerces locais, pelo fortalecimento dos marketplaces e pela maturidade logistica do setor para agilizar a entrega em busca de eficiencia operacional. Com isso, a tendência é vermos um e-commerce cada vez mais consolidado em nichos não populares. Sabemos que é comum comprar eletroeletrônicos, eletrodomésticos, vestuário e acessórios na internet, mas a tendência daqui para a frente é romper com as limitações e os paradigmas. O empreendedor que conseguir identificar um produto, serviço e categoria especializada terá sucesso. Principalmente se usar as múltiplas ferramentas disponíveis no mercado, como plataformas de e-commerce, recursos de marketing, gerenciadores de operação e soluções de marketing digital. Quem souber operar tudo isso e ter os insights corretos conseguirá surfar a onda do varejo eletrônico, que veio para ficar. QUAIS SETORES DEVEM CRESCER NOS PRÓXIMOS ANOS A tendência é um e-commerce cada vez mais consolidado em nichos não populares Paralelamente a isso, é importante observar o avanço do omnichannel. Quanto mais o PME diversificar seu negócio, melhor deve ser o faturamento. Mas isso também requer maior responsabilidade na unificação de canais, evitando assim perda de informação e oferecendo uma experiência fluida. Tudo deve ser pensado desde o início até a consolidação da compra, do pós-venda e da fidelização da marca. Outro ponto que o empreendedor deve entender é a questão de aquisição de tráfego. Quem cria e disponibiliza uma loja no online precisa atrair clientes. Existem as maneiras orgânicas de fazer isso, como as técnicas de SEO, voltadas para otimizar o conteúdo do e-commerce para que ele apareça nas primeiras páginas de buscadores, como o Google, e as redes sociais. Também é possível gerar mídia paga e atuar em parceria com influenciadores. Quem faz o básico tem resultados, mas quem amplia as formas de tráfego tende a converter ainda mais. Com público segmentado e qualificado para a loja virtual, o empreendedor precisa saber muito bem com o que ele está trabalhando. Estudar e buscar novidades a respeito do assunto o tempo todo é uma boa maneira de se inteirar do meio virtual e gerar ótimas experiências. 18 // opinião // revista locaweb THIAGO MAZETO DIRETOR DE COMERCIAL E MARKETING DA TRAY, UNIDADE DE E-COMMERCE DA LOCAWEB. thiago-m-9b0463178

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