Locaweb Edição 113

42 // reportagem / o poder dos leads // revista locaweb @revistalocaweb C om o cenário digital cada vez mais competitivo, as estratégias que visam gerar leads são importantes para criar uma relação duradoura com os fãs da marca. No entanto, é necessário saber trabalhar essas ações para alcançar o sucesso. “De nada adianta empresas gerarem leads se eles não forem qualificados ou atendidos da forma correta”, alerta Marcelo Alvares Cruz, diretor de marketing da WSI Consultores. Para alcançar esse objetivo, o primeiro passo é planejar a estratégia de acordo com as características do negócio. “No marketing digital, não existe uma solução específica para um determinado segmento, tamanho ou tipo de empresa. Isto é, não há nada de prateleira, pronto para ser desembrulhado”, destaca o profissional. Dito isso, o planejamento deve responder, principalmente, duas perguntas básicas: qual é o perfil do cliente que interage com seu site e qual é o objetivo imputado à ação? Nesse segundo caso, pode ser assinar uma newsletter, participar de um evento ou até baixar um e-book. Com base nesses dados, é possível criar campanhas de interação com a pessoa certa, no momento correto. “A partir dessas informações, tanto o investimento em geração de tráfego quanto as estratégias para geração de leads terão muito mais Por que trabalhar bem os leads ESPECIALISTAS EM MARKETING DIGITAL EXPLICAM A IMPORTÂNCIA DE APOSTAR EM ESTRATÉGIAS PARA GERAR TRÁFEGO assertividade e trarão taxas de conversão mais significativas”, diz Guilherme Calazans, analista de marketing sênior da Locaweb Pro. Estágios de contato É importante destacar que, embora uma empresa saiba quem é seu público-alvo, nem sempre ele está preparado para interagir da forma que ela deseja. Tanto é que existem três fases distintas de maturidade do lead. Primeiramente, há a descoberta Segundo Marcelo, da WSI Consultores, a empresa que ainda não entendeu que gerar lead é uma forma eficiente de gerar negócios está fadada a desaparecer da empresa por parte do cliente. Depois, a consideração dela dentre as marcas conhecidas. E, por fim, vem a decisão de realizar a ação. “Uma companhia que vende um curso que é desconhecido do grande público não conseguirá ir diretamente para a fase de decisão. Nesse caso, a marca deve começar pelo primeiro estágio e ir conquistando o lead ao longo do tempo para torná-lo um cliente”, exemplifica Giuliano Sarzana, sócio-fundador da Neoleads. Isso significa que, muitas vezes, a empresa deverá trabalhar com diferentes estratégias de geração de leads, para atender o estágio de cada cliente. “É fundamental monitorar e analisar constantemente as métricas. Apenas dessa forma elas serão capazes de entender quais escolhas têm gerado os melhores resultados”, ressalta Guilherme. Trata-se de uma etapa trabalhosa, mas que traz recompensas. Os resultados Um bom planejamento de geração e nutrição de leads pode render resultados expressivos. “A empresa que ainda não entendeu que essa é uma forma moderna, efetiva e eficiente de gerar negócios está fadada a desaparecer ou ser atropelada pela concorrência. Venho falando isso há mais de 10 anos no Brasil – e, no início, me

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