Locaweb Edição 113

50 // reportagem / social commerce // revista locaweb @revistalocaweb Caminho natural para PMEs Apesar de ser muito usado por grandes empresas, o social commerce desponta cada vez mais como uma opção eficaz e acessível para pequenos e médios empreendedores. Afinal, na hora de explorar o conceito, dá para trabalhar tanto com ações orgânicas quanto com estratégias pagas. “Antigamente, o pequeno e médio empreendedor precisava de muito investimento e esforço para chamar atenção das pessoas. Hoje, com um bom conteúdo no Instagram e uma divulgação planejada nas redes sociais em geral, por exemplo, ele já consegue ganhar espaço e, às vezes, até se destacar no meio dos gigantes, reforçando a presença de seu e-commerce”, explica Pedro Rabelo, cofundador e CEO da Bagy, companhia especializada no assunto. A ausência de burocracia nas aprovações das postagens, bem como a afinidade que as pequenas e médias empresas costumam ter com plataformas digitais, são vantagens importantes para quem deseja apostar na estratégia. “Muitos negócios menores cresceram por meio de mídias como Twitter, Facebook ou YouTube. Por isso, o desenvolvimento de conteúdo apropriado e o investimento no conceito acaba sendo, de certa forma, algo natural para uma ampla gama de empreendedores”, explica Rodrigo Bandeira, vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). “Para as empresas grandes, o social é algo que compõe apenas uma ação de marketing entre tantas outras. Para os pequenos, porém, pode ser o que fez o negócio online se estabelecer”, completa. Qual rede usar Atualmente, várias redes sociais oferecem boas oportunidades e ferramentas para quem quer fazer negócios Rodrigo, da ABComm, ressalta o fato de que muitas lojas virtuais pequenas têm a raiz do negócio conectada às redes sociais, o que facilita a criação de conteúdo apropriado Clientes querem empresas nas redes sociais Ter uma boa presença em plataformas sociais é um dos melhores caminhos para atender os atuais anseios dos clientes. A 17ª edição do relatório "Social Index", desenvolvida pela Sprout Social, indica que 90% dos consumidores tendem a comprar algo de uma marca após seguir o perfil da empresa nas redes. Outro levantamento, realizado pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, indica que 76% dos consumidores afirmam já ter pesquisado itens de desejo no Facebook, Instagram e companhia. Deles, 56% procuram avaliações de outros clientes e 69% buscam informações sobre preços nesses canais. A pesquisa também mostra que os usuários querem encontrar comentários a respeito da experiência de compra (67%) e imagens que ilustrem produtos (61%), dados importantes para nortear as estratégias de social commerce.

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