Locaweb Edição 114

// revista locaweb #114 // Ano 16 (2021) RODRIGORODRIGUES,DIRETORDA EMPRESA,REVELACOMOPEQUENAS INICIATIVASPODEMOBTERDESTAQUE EVOLUÇÃODATECNOLOGIADIMINUI CUSTOSEABREESPAÇOPARAQUEM DESEJACRIARSEUPRÓPRIOPROGRAMA PORQUEOFOCO EMMEIOAMBIENTE, QUESTÕESSOCIAISE GOVERNANÇAÉUM CAMINHOSEMVOLTA PARAORGANIZAÇÕES APAREÇABEMNOGOOGLE PODCASTSPARAPMES AFORÇA DOESG #114 ANO 16 R$15,90 COMOCONVERSARCOMOCLIENTEPARAGERARNEGÓCIOS DICASESSENCIAIS PARAMELHORAR SUAESTRATÉGIADECOMUNICAÇÃO, ATENDEREMMULTICANAISE CONQUISTAROPÚBLICO Como conversar com o cliente para gerar negócios Gerente de Marketing da Locaweb: Luis Carlos dos Anjos Coordenação Editorial: Flávio Carneiro Editora Europa Diretor Executivo: Luiz Siqueira Diretor Editorial e Jornalista Responsável: Roberto Araújo - MTb.10.766 Editores: Paulo Basso Jr. e Sérgio Vinícius Revisão: Danny Reis e Jaciara Carneiro Editor de Arte e Capa: Alexandre Dias (Nani) Redação: Bianca Bellucci, Marcella Blass e Maria Beatriz Vaccari Publicidade São Paulo: publicidade@europanet.com.br Executivos de Negócios: Angela Taddeo, Alessandro Donadio, Elisangela Xavier,  Ligia Caetano, Renato Peron e Roberta Barricelli Desenvolvimento de Pessoal: Tânia Marilia Ribeiro Roriz e Elisangela Tokashiki A Revista Locaweb é uma publicação da Editora Europa Ltda. e do departamento de Marketing Institucional da Locaweb Serviços de Internet. A Editora Europa não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios de terceiros. Distribuidor Exclusivo para o Brasil: DINAP Ltda. Distribuidora Nacional de Publicações – Rua Dr. Kenkiti Shimomoto, 1.678 CEP 06045-390 – Osasco (SP) Impressão: AR Fernandez 3 // ao leitor Ouvidos (e todo o resto) atentos A expressão “ouvidos atentos” sempre foi usada para caracterizar a importância de voltar o foco para o que algo ou alguém está dizendo e pode fazer a diferença em sua vida. Hoje, pode-se dizer que a máxima, vital para a saúde dos negócios há muitos anos, está obsoleta. Não basta mais escutar o que um cliente tem a dizer. É preciso ir além e enxergar melhor o cenário como um todo, gerar diálogos – que podem ser falados ou escritos, seja por robôs, seja por humanos – e resolver a questão o mais rapidamente possível. Parece fácil, sobretudo para os pequenos e médios empreendedores, que têm um relacionamento mais próximo com o público, mas não é. O consumidor moderno é diferente, está mais exigente e tem um perfil 24x7. Isso significa que ele espera ser atendido a qualquer hora, de qualquer lugar e, principalmente, por meio dos mais variados canais de comunicação. Cada vez mais as pessoas estão usando o WhatsApp para tirar dúvidas antes da compra e resolver questões como problemas de entrega ou trocas. Mas isso também é feito via redes sociais, uma vez que sua marca esteja presente nelas, e-mail, telefone... Todos esses canais exigem uma linguagem específica e geram expectativas de retorno diferentes nas pessoas, mas têm algo em comum: quem está do outro lado da linha (mais uma expressão obsoleta) quer ter sua dor resolvida na hora, com cordialidade e eficiência. Você não tem como se transformar em dez para cuidar do negócio e atender em todas essas frentes ao mesmo tempo, mas pode se organizar com estudos, pesquisas, treinamento e, sobretudo, a mão amiga da tecnologia. Afinal, existem soluções robustas que, com baixo investimento, podem ampliar a presença do seu negócio perante os consumidores. Eles agradecem. E você, ao ver os resultados, também. Boa leitura! Luis Carlos dos Anjos Gerente de Marketing da Locaweb luiscarlosdosanjos

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