Locaweb Edição 115

28 // feed / de olho em2022 // revista locaweb Thiago, da NFMarket Agency, ressalta que o NTF não é uma bolha, mas sim uma ferramenta que vai impactar a vida de todas as pessoas NFTs HOJE, OS TOKENS NÃO FUNGÍVEIS SÃO FEBRE ENTRE OS ENTUSIASTAS. AMANHÃ, FARÃO PARTE DA VIDA DE TODAS AS PESSOAS, SOBRETUDO OS MÉDIOS E PEQUENOS EMPREENDEDORES E m 2021, os NFTs bombaram na internet ao protagonizar transações milionárias com a venda de itens bastante peculiares – como o meme Nyan Cat e o primeiro tweet do CEO do Twitter. A sigla em questão significa Non Fungible Token (ou Token não fungível, em português) e trabalha pontos como escassez e originalidade para movimentar e valorizar seu mercado de ativos digitais. Para entender esse fenômeno, o primeiro passo é analisar a fundo do que trata o NFT. “Fazendo uma analogia, ele seria como um cartório digital que certifica e dá autenticidade a um arquivo digital, como imagem, vídeo e GIF”, explica Thiago Valadares, CEO da NFMarket Agency, primeira agência especializada em NFT do Brasil. O processo cria uma chave eletrônica criptografada única, que atesta a originalidade de um ativo em meio a um mar de possíveis cópias, por exemplo. Diante de sua unicidade, o NFT não pode ser trocado ou substituído – como é o caso de outros criptoativos, como o Bitcoin, no qual 1 é sempre 1 . Thiago explica que a precificação nesse universo envolve um conjunto subjetivo de valores para cada ativo digital. O montante pode ser baseado na relevância do artista, no time por trás da confecção e em uma série de outros fatores aleatórios. Normalmente, o NFT é lançado por um preço pequeno, e a própria comunidade engajada faz com que a quantidade de zeros aumente. A única exceção nesse sentido é quando o ativo está relacionado a algo que já é valorizado no mundo físico e, por consequência, alcança valores mais altos. Futuro criptografado Apesar de parecer algo voltado a um grupo muito específico de utilizadores, o NFT vai muito além das imagens milionárias de gatinho. “É importante destacar que ele não é uma bolha, e o objetivo não é ser uma forma de investimento. Trata-se de uma tecnologia, uma ferramenta que vai impactar a vida de todas as pessoas”, garante Thiago. De acordo com o especialista, daqui a dois anos, o NFT estará envolvido em tudo relacionado a marcas, projetos, produtos e planos de marketing de empresas. Mais do que isso, vai mudar a forma como as pessoas lidam com e armazenam seus diplomas de faculdade e os exames médicos de rotina, por exemplo. “Agora, essa é uma solução inovadora, mas vai se tornar cada vez mais comum.” Por isso, é fundamental que empreendedores de todos os portes já estejam inseridos e marcando presença nesse contexto. A empresa de serviços financeiros Visa, por exemplo, pagou milhares de dólares por um CryptoPunk, um dos primeiros NFTs do mercado. A estratégia não está relacionada à possível valorização do ativo, mas à necessidade de passar a sensação de pertencimento à comunidade. É como se dissesse algo do tipo: “viram? Eu também estou por aqui”.

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