Locaweb Edição 115

31 // feed / de olho em2022 // revista locaweb Google Shoploop PLATAFORMA DE VÍDEOS CURTOS COM FOCO EM VENDAS VEM NA TOADA DO SUCESSO DE SERVIÇOS COMO TIKTOK, KWAI E STORIES DO INSTAGRAM A ntigamente, uma das grandes características da propaganda era que ela era feita para vender o produto por si só. Com o tempo, isso avançou, e o storytelling trouxe uma conexão mais próxima entre marca e consumidor. Mais à frente, com o storydoing contando histórias reais e naturais, plataformas nasceram e se adaptaram para potencializar essa tendência. “O ser humano tem propensão ao movimento em efeito manada, indo para o lado aonde todo mundo vai. Nesse contexto, os reviews nunca foram tão importantes”, destaca Eduardo Endo, diretor de sales growth e coordenador da pós-graduação da Faculdade Impacta. Com a facilidade de encontrar opiniões na internet, as pessoas tomam decisões de compra cada vez mais baseadas em experiências alheias. De olho nessa toada, o Shoploop é um projeto do Labs do Google (ainda em fase beta) cuja ideia é unificar a experiência de pesquisa pré-compra em um só lugar. Bruno Oliveira, CMO da AdsPlay, especialista em mídia programática, explica que a ideia funciona no formato de timeline, usando os conceitos de vídeos curtos e histórias efêmeras. A ideia é que ela dissemine a avaliação de usuários sobre produtos e serviços específicos, com a possibilidade de enviar o conteúdo para um amigo, salvar para ver depois ou partir para a finalização da compra. Na prática, o projeto junta um suprassumo de tendências, unificando opiniões sinceras de pessoas reais em um conteúdo sem enrolação. “As relações no mundo atual ocorrem nesse tipo de modelo, com histórias do dia a dia. É isso que gera valor. Os grandes influencers que estão crescendo são os que mostram a vida como ela é e criam engajamento de produtos em cima disso”, diz o diretor de sales growth. Com isso em mente, Bruno lembra que mesmo que o Google Shoploop não vá para frente, ele foi idealizado com base em conceitos já consolidados. “Então, independentemente de a plataforma acontecer na prática, tem gente muito boa pensando nisso como futuro. E, se eles foram por esse caminho, é porque ele faz sentido. Assim, por que não segui-los?” Teste e se prepare Gratuito e acessível, o Google Shoploop exigirá apenas tempo e adaptação ao padrão de consumo das pessoas na internet. Por isso, o primeiro passo para se dar bem nesse tipo de plataforma é ser capaz de criar vídeos curtos, mas que passem a mensagem de forma direta e profissional. “Atualmente, 30 segundos já é muito para uma propaganda convencional. O ideal é gerar conteúdos de 10 a 15 segundos”, diz Eduardo. O segundo ponto é criar vídeos de degustação rápida, mas que vão além da propaganda e criem uma conexão com o consumidor – lembra-se do storydoing? Bruno, da AdsPlay, explica que a plataforma funciona no formato de timeline, usando os conceitos de vídeos curtos e histórias efêmeras

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