Locaweb Edição 119

AS COMPRAS ONLINE ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NA VIDA DAS PESSOAS E JÁ SÃO RESPONSÁVEIS POR UMA PARCELA GRANDE E IMPORTANTE DA ECONOMIA GLOBAL O e-commerce está constantemente emmudança, uma vez que o consumidor cria novos hábitos a cada dia 16 // opinião // revista locaweb @revistalocaweb FERNANDO CIRNE CEO DA LOCAWEB. fernandocirne O comércio de produtos online faz parte, hoje, da vida de muitas pessoas e tende a crescer cada vez mais. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, as vendas do e-commerce brasileiro chegaram a R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre de 2021, número 31% maior em relação ao mesmo período em 2020. Foram 42 milhões de pessoas comprando pelo e-commerce, sendo que, destas, 6,2 milhões eram novos usuários. Devemos lembrar que o e-commerce está constantemente em mudança, uma vez que o consumidor cria novos hábitos a cada dia, escolhendo como, quando e onde comprar. E negócios e empresas precisam se adaptar para atender a essa demanda. Os principais sinais dessa revolução podem ser percebidos nas maneiras cada vez mais próximas de contato entre loja e consumidor. Todas essas características fazem com que o e-commerce seja modificado e esteja amplamente conectado ao cliente, atendendo todo tipo de consumidor e dando a ele maior autonomia. Do lado do lojista, há e-commerce, live commerce, social commerce, conversational commerce, influenciadores impulsionando vendas, redes sociais e marketplace, soluções integradas, experiência do cliente, entre várias outras coisas. Grandes e-commerces têm áreas específicas para analisar comportamento do usuário, movimentos de mercado, navegação e outros pontos importantes. Mas os pequenos e médios empreendedores também estão atentos a essas mudanças e – graças às ferramentas disponíveis, a maioria delas no modelo SaaS (software como serviço), e à proximidade com os clientes – conseguem competir e se diferenciar no mercado de vendas online de modo a ganhar cada vez mais relevância. A revolução do e-commerce possibilitou, e vai continuar permitindo, que novos negócios sejam gerados e que muitos empreendedores surjam – o que também facilitará a jornada empreendedora de cada um deles. Com os serviços e as tecnologias disponíveis no mercado, a barreira de entrada para montar uma empresa está cada vez mais baixa e, a cada ano que passa, é possível empreender no mundo digital gastando menos.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=