Locaweb Edição 119

27 // reportagem / como abrir sua empresa do zero // revista locaweb Negócio fechado Para encontrar um bom contador, é recomendado seguir algumas dicas antes da contratação. Primeiramente, é importante que o profissional esteja registrado em dois órgãos: o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do estado em que ele atua e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SESCON). Hoje, 522.042 pessoas possuem registro ativo no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), São Paulo é o estado com o maior número de registrados: 151.255 – ou 29% do total. Uma vez que o empreendedor comprove que o profissional está devidamente licenciado, é hora de negociar os valores do serviço, pois alguns podem exigir o pagamento de gratificações, como 13º salário. “É importante ter um contrato que estabeleça entre as partes o que vai ser pago ou não, para que a relação seja a mais transparente possível”, aponta Roberta Sodré, consultora do Sebrae-SP. Caso os valores e as condições praticados pelo profissional não sejam ideais para quem está começando, uma alternativa é recorrer a serviços online. A plataforma mais conhecida nesse sentido é a Contabilizei (www.contabilizei.com.br) . Basta emitir as notas fiscais e importar o extrato mensal e a ferramenta se encarrega de realizar as obrigações fiscais. Tudo isso de forma digital. Os valores do serviço partem de R$ 96 mensais. cuidará das saúdes legal, financeira e fiscal da empresa”, completa. É importante destacar que, por sua experiência, o profissional está bastante acostumado com os trâmites específicos da área. Nem todo empreendedor sabe que, por exemplo, logo após a abertura do CNPJ, a empresa já passa a lidar com algumas obrigações, como o envio de declarações para os fiscos federal, estadual e municipal. “Quando o contador realiza o processo de registro, ele já programa esses envios, evitando, assim, multas e penalidades indesejadas pelo não cumprimento das obrigações”, comenta Ana Carla. A questão do MEI Microempreendedor Individual (MEI) é o único tipo de empresa que não exige a presença de um contador para responder às demandas do governo, uma vez que, nesse caso, só é preciso efetuar o pagamento mensal do Simples Nacional. Trata-se do CNPJ dado para profissionais autônomos ou companhias com, no máximo, um funcionário que receba o piso da categoria ou um salário mínimo. O faturamento, por sua vez, deve ser de até R$ 81 mil ao ano. Nesse contexto, é possível abrir a MEI sozinho e via internet. Basta acessar o site oficial (http://lwgo.to/1nb ), com seu login do Portal de Serviços do Governo Federal, e fornecer alguns documentos: RG, título de eleitor ou Declaração de Imposto de Renda, dados de contato e endereço residencial. Também é necessário informar o tipo de ocupação, a forma de atuação e o local onde o negócio será realizado. Quem não se sente confortável com a internet ou tem medo de errar durante o processo pode buscar a ajuda do Sebrae. Alguns escritórios, como os do estado de São Paulo, auxiliam na abertura e também no encerramento de MEI.

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