Locaweb Edição 119

33 // reportagem / como abrir sua empresa do zero // revista locaweb documentos são comumente efetuadas de forma online. Além disso, a própria entrega das obrigações acessórias das companhias é feita exclusivamente por meio de certificado digital”, explica. Com a informatização de setores, como administrativo e financeiro, também é possível manter maior controle sobre tudo o que ocorre no empreendimento – a exemplo de estoque, fluxo de caixa, gestão de equipes e muito mais. “A era digital vem como uma forma de simplificar processos e diminuir erros. Assim, garante maior gerenciamento das informações e melhores condições de trabalho aos profissionais”, afirma a especialista da Russell Bedford Brasil. Presença online Uma vez que os processos internos foram digitalizados, é importante pensar em desenvolver formas de contato para o público encontrá-lo na internet – e, assim, ampliar o alcance da empresa no mercado. Embora não seja uma obrigação, é altamente recomendado ter site, perfis em redes sociais (principalmente Instagram) e WhatsApp Business. “Toda essa atmosfera tecnológica ajuda no engajamento da empresa com o público, que lembrará, usará e indicará commaior facilidade os produtos e serviços da sua companhia”, ressalta Ana Carla Côrtes Peixoto Tavares, diretora da unidade de Duque de Caxias (RJ) da NTW Contabilidade. É válido dizer, no entanto, que não basta ter esses canais. É importante alimentá-los com conteúdo e promovê-los com uma boa estratégia digital. “O marketing é o ponto principal para que o empreendedor consiga ter sucesso e não sofra com a falta de recursos, mesmo porque os problemas financeiros são consequência de erros do passado, e não do presente”, alerta Roberta, do Sebrae-SP. Fator humano Prezar pela presença digital não dispensa olhar para o lado humano do negócio. Para uma empresa ter sucesso desde o começo, é importante criar uma cultura que engaje os colaboradores – e isso é válido mesmo para quem é MEI e tem um único funcionário. “Contar com pessoas motivadas, treinadas e capacitadas gera boas experiências em relação às soluções que o negócio oferece”, aponta Ana Carla. Com essas boas práticas partindo da liderança logo no início do processo, é provável que a companhia crie vínculos duradouros com colaboradores e clientes. Assim, abre-se o caminho para um futuro próspero – algo essencial para fugir da estatística do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que afirma que 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano. Eliane, da Russell Bedford Brasil, lembra que a maioria dos órgãos públicos não opera mais com processos manuais

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=