Locaweb Edição 119

40 // reportagem / anatomia do produto // revista locaweb @revistalocaweb mão de conteúdo autoral, o especialista da Tray garante que um fundo neutro, luz natural e um smartphone são suficientes para criar boas gravações. “Você pode até fazer o próprio unboxing, filmando de cima todos os detalhes da caixa e do item.” Outro artifício é a chamada lâmina HTML, uma maneira totalmente visual e resumida de apresentar as informações de um produto. “Na essência, trata-se de uma descrição chamativa e atraente, que torna o conteúdo mais interativo. É como diz aquele ditado: uma imagem vale mais que mil palavras”, diz Renan. Muito comum dentro de grandes e-commerces e marketplaces no Brasil e no mundo, as marcas têm investido cada vez mais tempo e dinheiro nesse formato. “Afinal, você precisa convencer o usuário de que, ali, ele encontra todos os detalhes de que precisa a respeito do produto, de seu uso e de seus resultados. E um bom conteúdo sempre terá vantagens sobre a concorrência”, conta Angelo. Mas apesar de turbinarem as descrições, os recursos visuais devem ser usados com moderação e fazer sentido no contexto do que estiver sendo vendido. Em algumas situações, inclusive, eles vão além da estratégia e se mostram indispensáveis – como é o caso das tabelas nutricionais dos itens alimentícios. Outro exemplo básico é o quadro de medidas em centímetros, fundamental nas páginas de vendas de roupas e calçados. “Os gráficos estatísticos e interativos tampouco se aplicam a todos os produtos. Eles podem ser mais usados em itens de saúde, beleza ou mesmo no universo automotivo”, afirma Alexandre. O CEO da Universidade Marketplaces explica que cada nicho tem seu apelo visual necessário, o que ressalta a importância de conhecer muito bem quem é sua persona. De consumidor para consumidor Para tornar a página mais informativa, Pedro Henrique recomenda trabalhar a prova social – que nada mais é do que o destaque dos feedbacks de quem já consumiu aquele produto. Esse é o princípio das cinco estrelinhas que as pessoas já estão acostumadas a olhar e julgar se algo é bom ou ruim. “Ter esse testemunho Conhecendo o comprador, toda a comunicação vai estar alinhada, desde a aquisição nos anúncios até a venda pela apresentação do produto '' Alexandre Nogueira , CEO da Universidade Marketplaces

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