Locaweb Edição 121

34 // reportagem / a próxima geração de dados // revista locaweb @revistalocaweb O Google Analytics é uma ferramenta que ajuda as empresas a tomar decisões de negócio no ambiente online. A partir dela, é possível analisar quatro grandes grupos de dados sobre tráfego: Audiência, Aquisição, Comportamento e Conversões. Todos eles são representados, respectivamente, por informações como quem é o usuário do site e com qual dispositivo ele se conectou; os caminhos pelos quais passou até chegar à página; como agiu durante a permanência; e se executou a ação desejada. Desde 2013, esses dados ficam reunidos em uma versão chamada Universal Analytics. Mas, em julho de 2020, o Google anunciou o (então) novo Google Analytics 4 – ou GA4. “Essa não é uma substituição, mas uma evolução. O ponto central para a mudança é o feedback dos usuários em relação a algumas questões. Antes, quem fazia a gestão de tráfego tinha que usar ferramentas externas. Agora, está tudo centralizado, e o senso da jornada tornou- -se mais universal”, aponta Arthur Igreja, investidor-anjo e ENTENDA O QUE MUDA COM O GOOGLE ANALYTICS 4, NOVA VERSÃO DA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE TRÁFEGO QUE DEVE SER ADOTADA ATÉ JULHO DE 2023 BIANCA BELLUCCI A próxima geração de dados

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=