Locaweb Edição 121

38 // reportagem / a próxima geração de dados // revista locaweb @revistalocaweb É válido destacar que o backup é importante independentemente da mudança entre as plataformas do Google. “As empresas devem lembrar que estão consumindo serviços em nuvens, e pode haver mudanças em políticas, serviços e ferramentas a qualquer momento. Logo, ter um arquivo-reserva dos dados é essencial”, lembra o especialista em tecnologia Arthur. De acordo com Eleonora, o dado mais relevante coletado pelo Universal e que não pode ser perdido na transição é a origem da visita. “Essa entrada pode ser sazonal e oscilar. Então, é muito importante salvar esse comportamento para entender o tráfego e as conversões”, diz. Outra informação importante é a relacionada ao dispositivo usado pelo visitante. “Todo mundo quer oferecer uma experiência melhor ao usuário. Então, se você souber por qual aparelho ele acessa seu site, mais base você terá para criar um layout de acordo com suas necessidades”, completa a especialista. Coloque em ação A implementação do Google Analytics 4 consiste em pegar uma tag gerada pela ferramenta e aplicá-la no site, blog, e-commerce ou aplicativo. Contudo, esse procedimento deve ser feito manualmente, dentro da linguagem HTML. Como se trata de um processo que depende de certo conhecimento técnico, o ideal é contar com ajuda Especialista em tecnologia, inovação e tendências, Arthur diz que o Google Analytics não vai voltar a ser o que era. Então, quanto antes você se preparar, melhor Ygor, da Web Estratégica, recomenda implementar o GA4 por meio do Google Tag Manager

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