Locaweb Edição 121

39 // reportagem / a próxima geração de dados // revista locaweb que os principais freios nos investimentos são a limitação no orçamento (35%) e a falta de conhecimento técnico dos líderes ou da equipe (34%). Ter uma análise da inteligência de mercado, no entanto, pode fazer toda a diferença nesse sentido. “Por meio dos relatórios gerados pelo Google Analytics, a companhia consegue entender qual é o canal de marketing que está gerando melhor performance, quais são as regiões do País que mais trazem usuários, quais produtos estão tendo mais conversões e se o público-alvo que está visitando o site é o imaginado, entre outros pontos”, ressalta Isael, da Web Estratégica. Apesar de oferecer uma gama de análises, a dica para quem tem o primeiro contato com a ferramenta é focar as taxas de conversão. “Mais do que ter uma captura de tráfego e do que foi visitado, é importante saber quantos acessos, de fato, foram aproveitados – por exemplo, quando há um formulário dentro do site. É preciso entender quantas pessoas visitaram a página e quantas realizaram a ação de preenchimento. Esse é o dado mais relevante”, explica Eleonora. Com essa informação em mãos, é possível entender se as estratégias de aquisição de novos clientes aplicadas ao site estão trazendo resultados. “Quando o assunto é analytics, a assertividade em relação à geração de demanda torna-se um fator importante para a maioria dos segmentos de negócios”, conclui Isael. Com o Google Analytics 4, é possível coletar muitos insights no dia a dia e acompanhar a jornada do usuário de forma mais completa, afirma Isael, da Web Estratégica profissional para realizar essa etapa sem problemas. “Um erro comum, principalmente entre as PMEs, é ter os dados em mãos, mas não compreendê-los, nem saber o que fazer com eles. Com um profissional do lado, você entenderá o que está acontecendo e poderá aproveitar tudo que a ferramenta oferece para tomar as melhores decisões e atingir seus objetivos”, comenta Clau, da ABRADi. Já o empreendedor que tem algum conhecimento técnico pode realizar o procedimento sozinho, uma vez que não há tanta complexidade. “A maneira mais indicada é trabalhar diretamente no gerenciador de tags chamado Google Tag Manager”, aponta Ygor, da Web Estratégica. A empresa, inclusive, oferece um guia de suporte para a realização do processo, desde a criação da conta até as implementações. Você pode acessar o passo a passo em http://lwgo.to/1np. A importância de mensurar A análise de tráfego nem sempre é prioridade entre as pequenas e médias empresas. Prova disso é que promover a transformação digital está entre um dos três principais desafios para apenas 25% das PMEs. Os dados levantados pelo Capterra apontam, ainda,

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