Locaweb Edição 121
41 // reportagem / a próxima geração de dados // revista locaweb Por ora, a empresa está usando o Universal Analytics, mas os planos para adotar o Google Analytics 4 já estão em andamento. “Estamos avaliando fazer um projeto de rebranding da marca junto com atualizações grandes no site. Ao realizar essa mudança, já queremos estar adaptados ao upgrade da ferramenta”, revela o presidente da franquia de limpeza profissional. Outra empresa que aposta no Google Analytics é a rede de higienização e blindagem de estofados Sofá Novo de Novo. Fundada em 2020, a marca começou a usar a plataforma de análise para poder controlar o volume de clientes atraídos pelo site. “Usamos o Analytics para mensurar melhor o desempenho de campanhas. Com base nos dados coletados, identificamos o custo do nosso lead e otimizamos as estratégias da ação que o trouxe. Assim, não perdemos dinheiro em manobras errôneas”, explica Eduardo Tafa, CEO da Sofá Novo de Novo. A análise é feita por uma profissional terceirizada, especialista em tráfego pago. Com a ajuda dela, a empresa migrou para o GA4 em abril deste ano. Entre as principais novidades notadas por Eduardo, estão as listas mais detalhadas para remarketing dinâmico. “A nova versão também consegue trazer dados mais assertivos sobre o usuário, como a taxa de engajamento. Acredito que essas novas análises vão oferecer maior exatidão da trajetória do visitante no site”, aponta o profissional. Ao redor do mundo, nomes de peso também aderiram às novidades do Google Analytics 4. Em entrevista ao blog do Google, Jeff Kacmarek, vice- presidente da Domino’s Pizza no Canadá, descobriu que “conectar a nova ferramenta ao Google Ads permite otimizar as ações mais importantes para os clientes, independentemente de como eles interagem com a marca”. Enquanto isso, a Vistaprint conseguiu reagir às rápidas mudanças que afetaram a empresa durante a pandemia de covid-19, além de medir e compreender a resposta dos clientes a uma nova linha de máscaras protetoras lançada pela empresa de impressão. Independentemente de ter um negócio pequeno, médio ou grande, o fato é que é fundamental entender a necessidade de analisar o tráfego. “Se você não enxerga números, não tem como tomar decisões. Hoje, não faz sentido colocar um site no ar sem criar, imediatamente, uma conta no Google Analytics”, destaca Eduardo. Lembre-se: se você não está mensurando, não está gerenciando o negócio. Eduardo, da Sofá Novo de Novo, diz que o GA4 consegue trazer dados mais assertivos sobre o usuário, o que pode oferecer um cenário mais nítido em relação à trajetória do visitante no site
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