Locaweb Edição 122

40 // reportagem / sempre alerta! // revista locaweb @revistalocaweb Pílulas de crescimento FOCAR O BÁSICO TAMBÉM PODE AJUDAR SEU NEGÓCIO A SEGUIR ESCALANDO NO MERCADO M ais do que inovar, é fundamental ter os conceitos básicos do negócio bem definidos dentro da empresa. Egberto Franco, professor do curso de Administração na Faculdade Estácio de Sá, destaca alguns fatores que podem dificultar o crescimento das companhias. Saber identificá-los e contorná-los vai ser a chave para continuar relevante no mercado por muito tempo. 1 A ausência de um plano de negócios pode levar a empresa a ter dificuldades nas tomadas de decisão. Já a falta de controle e de previsão financeira é um dos fatores mais importantes no crescimento das companhias. Organize-se! 2 Forme um time comprometido. “O engajamento dos colaboradores é essencial para qualquer empresa que almeje crescer no atual ambiente de negócios. Como alguém pode confiar em seus produtos se nem os seus funcionários confiam?”, indaga o especialista. 3 Entenda o seu público- alvo. “Quem quer vender para todos não vende para ninguém”, alerta Egberto. “Conhecer a audiência e utilizar as ferramentas de apoio ao desenvolvimento do marketing pode salvá-lo de tornar a sua empresa irrelevante para o mercado”, completa. 4 Segundo Philip Kotler, conhecido como o guru do marketing, a empresa deve definir sua prioridade, escolhendo entre ofertar o menor preço para os clientes ou desenvolver seus diferenciais. Em tempos de alta competição, contudo, a dica do professor da Estácio de Sá é optar pelo segundo caminho. 5 Não foque somente os lucros, pois a empresa pode perder relevância no longo prazo. “O lucro é essencial para que a companhia se mantenha sustentável, mas, cada vez mais, a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) ganha o mundo e exclui as marcas que a menosprezam”, ressalta Egberto. 6 Por fim, não pare no tempo. “Um erro fatal é acreditar que o futuro se espelha integralmente no passado e não corrigir os caminhos da empresa”, aponta Egberto. “Lembre-se: estamos na era das startups, e o ambiente de negócios pode mudar a qualquer momento”, finaliza. Professor de Administração na Faculdade Estácio de Sá, Egberto ressalta a importância de se ser claro e ter agilidade nas operações de uma PME

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=