Locaweb Edição 122

8 // entrevista // revista locaweb @revistalocaweb Como é possível construir uma boa audiência na internet? As pessoas que estão online querem receber informações relevantes, seja em uma publicação no Instagram, seja em um blog. Quando alguém aprende algo com uma marca, isso gera uma conexão de branding muito forte. Quando falamos da produção de conteúdo na internet, por sua vez, muita gente pensa apenas no blog (e no alto custo de produção que pode inviabilizar esse caminho). No entanto, existe uma alternativa mais rápida e barata para engajar os usuários, que é a curadoria de conteúdo. Ela pode render, por exemplo, uma excelente newsletter por e-mail. Isso já ajuda a aumentar a base de CRM e, por consequência, fomenta um bom relacionamento com o consumidor. Como as chamadas comunidades digitais se enquadram nesse contexto? Quando falamos em comunidade digital, muitas pessoas pensam imediatamente nos seguidores das redes sociais. Entretanto, sua base de CRM, seja no e-mail, seja no WhatsApp, também é uma comunidade digital. Essa construção vai muito além de um canal ou outro, pois significa criar uma escuta ativa e afirmativa com seus consumidores atuais e clientes em potencial. Não adianta nada ter milhões de seguidores no Instagram e milhares de comentários negativos de pessoas fazendo pedidos ou reclamando a respeito de temas e dores que a marca não prioriza resolver. Como construir essas comunidades digitais de maneira efetiva? Para isso, deve-se apostar na publicação de conteúdo relevante para seu público-alvo, ser consistente na linha de comunicação na internet e ouvir, de verdade, seu consumidor. Mais do que isso, é essencial responder muito rapidamente as dúvidas levantadas em todos os canais com uma comunidade aberta. Apostar em conteúdos com otimização SEO também é uma boa estratégia de crescimento para as empresas? É importante ter em mente que fazer SEO demanda investimento. Hoje, para ranquear organicamente no Google, é essencial que o site tenha uma boa experiência de usuário (UX), o que inclui um carregamento rápido. Além disso, minha dica é começar pelo final do funil, com o conteúdo mais transacional, produzindo materiais com palavras-chave e temas que aproximem as pessoas da conversão. Esses são os caminhos que entregam o melhor retorno sobre investimento (ROI). Já vi muitas empresas começando pelo topo do funil, com textos mais educativos ou inspiracionais, e depois desistindo do SEO porque não deu para fechar a conta. Quais estratégias de marketing digital e growth ajudaram a Sallve a conquistar espaço na internet? A Sallve é uma das marcas que trabalha bem com influenciadores digitais no Brasil. Com certeza, a parceria com esses criadores de conteúdo foi um fator importante para o nosso crescimento. Inclusive, uma das cofundadoras da Sallve, a Julia Petit, também é uma influenciadora. Acredito que o poder da influência vai muito além do número de seguidores. Há um caminho muito interessante de crescimento via microinfluenciadores, que pode ser aplicado por pequenos e médios empreendedores. A Sallve é bastante conhecida por estar sempre de olho no feedback dos clientes. Por que isso é tão importante para a marca? Um dos grandes diferenciais da Sallve é a escuta ativa e afirmativa dos consumidores. Muitas marcas escutam, mas não agem. O segredo é ouvir, aprender e melhorar. Esse é um dos grandes mantras da nossa cultura. Trabalhamos para monitorar as redes sociais e os canais de atendimento, fazemos pesquisas de Net Promoter Score (NPS) e temos um excelente canal de escuta – fatores que também ajudam a medir quantitativamente a experiência do consumidor. Quais são as expectativas para o futuro da Sallve e de sua carreira no mundo digital? A Sallve tem um futuro maravilhoso, principalmente agora que é omnicanal. Estamos desde o ano passado nas farmácias e, neste ano, lançamos a primeira loja física, que fica no nosso escritório, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Já a respeito da minha carreira, além de seguir no Conselho da Sallve, sou growth advisor, empreendedora Endeavor, investidora-anjo e mentora de empreendedores incríveis.

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