Locaweb Edição 123

18 // memória / logitech // revista locaweb @revistalocaweb fundadores decidiram optar por Logitech em referência ao termo "logiciel", que significa software em francês. O propósito do negócio mudou em 1982, quando a empresa já contava com um escritório na Califórnia (EUA) e observou a possibilidade de investir em mouses para computadores. O primeiro modelo lançado foi o P4, desenvolvido por cientistas do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em conjunto com especialistas da Logitech. A partir daí, a marca tem criado modelos diferentes de mouses – incluindo produtos exclusivos para companhias de informática –, que vão desde gadgets sem fio com infravermelho até o trackball operado pelo polegar. Em 1988, a empresa decidiu ir além e lançou um scanner portátil. Quatro anos depois, foi a vez de apresentar sua primeira webcam. Já em 1994, a marca entrou no mercado de jogos, com o WingMan, um joystick para computadores. Novos horizontes Os anos 2000 foram marcados por muitos Para Jairo, parte do sucesso da empresa vem da preocupação e do investimento em desenvolver produtos e soluções para auxiliar o dia a dia do consumidor Em uma empreitada com o objetivo de amplificar sua atuação no mercado mundial, a Logitech ainda comprou companhias como a Mirial (2011), focada em comunicação visual, a desenvolvedora de wearables Jaybird (2016) e a Streamlabs (2019), especialista em softwares de streaming. “O mercado falava muito sobre a popularização dos tablets e iPads. A Logitech, como uma empresa focada em periféricos para computadores e notebooks, ficou de olho nisso e decidiu investir em outras linhas de negócio”, explica Jairo Rozenblit, presidente da empresa no Brasil. Para o executivo, esse olhar inovador foi e ainda é um dos fatores essenciais para o sucesso da companhia. Jairo afirma que, atualmente, a Logitech é capaz de atender a um ecossistema completo com suas diferentes linhas de negócio. “Por isso, enxergamos um futuro muito promissor pela frente”, completa. DNA suíço Diferentemente de boa parte das grandes companhias de tecnologia, a Logitech continua criando seus produtos “em casa”. O centro de desenvolvimento da empresa fica em Lausanne, na Suíça, dentro da renomada Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL). “Parte do sucesso da Logitech vem da preocupação e do investimento em desenvolver produtos e soluções para auxiliar o dia a dia do consumidor", conta Jairo Rozenblit, presidente da empresa no Brasil. “Além de investir muito no centro de pesquisas da EPFL, a marca aproveita para recrutar diversos talentos da faculdade”, aponta. lançamentos, entre eles, caixas de som, headsets, mouses e teclados sem fio, periféricos para videoconferências e o famoso volante gamer Driving Force GT. Também foi nessa década que a empresa chegou ao Brasil, em 2002, e realizou aquisições globais importantes, como as das marcas Labtech (2001), Intrigue Technologies (2004), Slim Devices (2006) e Ultimate Ears (2008). Vale destacar que, em 2008, a Logitech também atingiu a marca de 1 bilhão de mouses fabricados.

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