Locaweb Edição 123

22 // capa / atrair para converter // revista locaweb @revistalocaweb detalhes de cada produto ou serviço, até, de fato, comprá-lo. De acordo com Marcio, descobrir como é o comportamento do cliente em potencial em cada uma dessas etapas deve ser um trabalho recorrente, organizado e documentado – especialmente porque essa trajetória é passível de mudanças e novas oportunidades o tempo todo (lembra que não é um caminho engessado?). Do lado das marcas, o chamado Funil de Vendas funciona sob outra perspectiva da Jornada de Compra. "Por meio dele, as empresas conseguem identificar os gatilhos e problemas enfrentados pelos consumidores com potencial de compra, os chamados leads", explica Marcio. A partir disso, é possível qualificá-los e, assim, tornar o processo mais eficiente. O funil tradicional simplifica a jornada em três fases: Awareness (topo), Consideração (meio) e Conversão (fundo). De acordo com Bruno, a estratégia deve começar com a exposição da marca ou do produto. Ao primeiro sinal de interesse por parte do consumidor, a empresa pode passar a interagir e expor seus diferenciais – até que chegue o momento de trabalhar os apelos de preço, descontos e gatilhos de escassez, que aceleram o processo de decisão de compra. Tome nota Entender esse conceito como um todo é fundamental, mas mais importante ainda é saber aplicá-lo à realidade do negócio. Por isso, as PMEs precisam trabalhar para conhecer muito bem o público-alvo e desenhar ações com base nisso. Afinal, especialmente quando o assunto é atração de audiência, chegar às pessoas certas é algo determinante para transformar leads em clientes. Vire a página e comece a conhecer ferramentas que vão te ajudar a atrair o consumidor e, depois, fazer com que ele siga firme por toda a jornada. Durante o processo, SEO, e-mail marketing, redes sociais e marketing de influência são estratégias fundamentais à disposição para transformar seus resultados na internet. Porém, há muitas outras que valem ser exploradas a partir do momento em que você se desenvolver no assunto (confira alguns exemplos no quadro "Não pare por aí!"). Não pare por aí! Conheça outras ferramentas para turbinar sua estratégia digital de atração de audiência: Mídia programática: uma forma automatizada de comprar e vender espaços publicitários para públicos-alvo específicos. Por meio de tecnologia e dados, ela favorece a tomada de decisões personalizadas dentro dos objetivos de cada anunciante – a um bom custo e de maneira segmentada e escalável. Mídia paga: muito usada para complementar as ações orgânicas, se trata da atração de audiência por meio de anúncios em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Taboola. Link building: é um conjunto de atitudes (dentro de SEO) que foca aumentar o número de links externos apontando para o seu site. Dessa forma, quanto mais links de qualidade direcionando as pessoas para as suas páginas, mais o algoritmo do Google entende que elas são relevantes para os usuários. Bruno Campos, CMO da Adsplay (à esquerda) e Marcio Hanashiro, gerente de marketing da Locaweb, recomendam aproveitar as oportunidades específicas de cada etapa

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