Locaweb Edição 123

26 // capa / atrair para converter // revista locaweb @revistalocaweb Mais à frente, o consumidor que já está no meio da jornada continua a usar o Google para a tomada de decisão – mas, agora, commuito mais clareza da sua necessidade. Com páginas otimizadas, seu blog ou e-commerce poderá exercer grande influência nessa escolha, sobretudo se o foco for comparação de produtos em relação à concorrência. Como se não bastasse, o SEO prova seu valor também na etapa final da jornada. “Isso porque, ao identificar como os consumidores buscam serviços e produtos, e já ter conquistado visibilidade nas pesquisas, sua empresa vai trazer uma audiência extremamente qualificada para o site, com maior tendência à conversão”, afirma Letícia. Em um balanço geral de todo esse processo, vale saber que existem quatro termos específicos que contemplam e guiam o SEO em cada fase: Informacionais, Navegacionais, Comerciais e Transacionais. O primeiro representa o início da jornada, em que o usuário procura respostas para uma pergunta específica. O segundo se liga ao meio do caminho, onde o consumidor tende a procurar sites específicos. Já o terceiro está relacionado ao momento em que acontece a associação entre marcas e nomes. “Até que chega a hora dos termos transacionais, para o momento em que o usuário procura a fidelização da compra”, diz Rafael. Esse ciclo mostra, enfim, como o SEO é essencial não só para atrair a audiência, mas também para que ela siga em sua jornada rumo à conversão. direcionamento da otimização das páginas que podem solucionar cada demanda será bastante assertivo. “Um dos conceitos mais importantes quando pensamos em SEO e conteúdo é a Intenção de Busca. Qual é o principal motivo que leva uma pessoa a fazer uma pesquisa?”, provoca a SEO manager da Cadastra. Ela explica que se a empresa não conseguir identificar qual é a intenção por trás de uma determinada busca, não será capaz de direcionar o conteúdo adequado para funcionar como resposta. Entenda a audiência Já ficou claro que o SEO tem seu potencial em todas as fases da jornada do cliente, mas, para atingir o objetivo, é necessário obter embasamento. Isso começa com o entendimento das dores do consumidor ao longo de toda a sua jornada de compra, racionalizando como a sua marca pode trazer as respostas que ele procura. A recomendação geral dos especialistas é que os empreendedores façam estudos de palavras-chave, identificando quais delas os clientes em potencial mais usam nas diferentes etapas da jornada. Dessa forma, o De acordo com Rafael, fundador da Web Estratégica, o investimento em SEO custa apenas um terço da aplicação emmídia, por exemplo, mesmo quando pausado

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