Locaweb Edição 129

// revista locaweb @revistalocaweb 36 // reportagem / dark stores Pontos fortes Além de ser boa para o cliente, a Dark Store traz consigo vantagens para quem aposta no modelo. A principal delas está relacionada à redução de custos. Aqui, o empreendedor não precisa gastar muito com aluguel de escritórios ou salas comerciais nos centros urbanos – onde, geralmente, os valores são mais elevados. Também não há grandes investimentos em fachada, estrutura, decoração e equipe de atendimento. “Ao montar uma loja, é necessário pensar em uma prateleira que seja visualmente agradável para os clientes, por exemplo. Na Dark Store, entretanto, um modelo simples, de ferro mesmo, já vai suprir a necessidade do negócio, pois não há atendimento ao público”, comenta Cléber. O valor da operação, por sua vez, depende do tamanho, da localização e da estrutura que a empresa deseje montar. Quando o assunto é aluguel comercial, São Paulo (SP) é a cidade com o preço médio mais caro: R$ 47,64/m². De acordo com dados do Índice FipeZAP+, divulgado pelo DataZAP+, o Rio de Janeiro (RJ) aparece em segundo lugar (R$ 40,05/m²), e Florianópolis (SC) fecha o pódio (R$ 36,81/m²). De forma geral, no entanto, os investimentos nesse tipo de estrutura são mais fáceis de recuperar quando comparados aos em centros tradicionais. “Ao abrir uma nova Dark Store, costumamos atingir o breakeven (quando custos Jessica, da Bebida na Porta, diz que a empresa costuma levar cerca de três meses para atingir o breakeven (quando custos e despesas se igualam à receita) de uma nova Dark Store e despesas operacionais se igualam à receita) em até três meses”, conta Jessica Gordon, CEO e fundadora do Bebida na Porta. Inaugurado em 2019, o serviço promete entregar mais de 200 opções de bebidas alcoólicas e não alcoólicas no prazo de até 25 minutos. O diferencial é que tudo chega geladinho à porta do consumidor. Hoje, a empresa recebe mais de 100 mil pedidos por mês, conta com mais de 30 pontos de distribuição espalhados pelo Brasil e representa mais de 10 marcas, entre elas Heineken, Ambev e Evino.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=