Locaweb Edição 134

#134 ANO 17 ChatGPT e outras inteligências artificiais ENTENDA O CONCEITO DE UMA VEZ POR TODAS E DESCUBRA AS OPORTUNIDADES QUE AS IAS PODEM GARANTIR PARA SUA EMPRESA Mercado inovador TOP 5 Vitor Magnani destaca o que é necessário para fortalecer a transformação digital no Brasil Ferramentas essenciais para potencializar o brainstorming da sua equipe

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// revistalocaweb #134 // Ano 17 (2023) Coordenação Editorial: Arthur Costa e Liliane Oliveira Editora Europa Diretor Executivo: Luiz Siqueira Diretor Editorial e Jornalista Responsável: Roberto Araújo – MTb.10.766 Editores: Marcella Blass, Paulo Basso Jr. e Sérgio Vinícius Editor de Arte e Capa: Alexandre Dias (Nani) Redação: Bianca Bellucci e Maria Beatriz Vaccari Revisão: Jaciara Carneiro Publicidade São Paulo: publicidade@europanet.com.br Negócios de Publicidade: Angela Taddeo Desenvolvimento de Pessoal: Tânia Marilia Ribeiro Roriz e Elisangela Tokashiki A Revista Locaweb é uma publicação da Editora Europa Ltda. e do departamento de Marketing Institucional da Locaweb Serviços de Internet. A Editora Europa não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios de terceiros. Distribuidor Exclusivo para o Brasil: DINAP – Distribuidora Nacional de Publicações – Rua Dr. Kenkiti Shimomoto, 1.678 CEP 06045-390 – Osasco (SP) Impressão: AR Fernandez Inteligência à disposição Éinteressante notar como o primeiro pensamento que vem à mente quando o tema é Inteligência Artificial (IA) está mudando conforme o tempo passa. Há várias décadas, para a maioria das pessoas, a ideia poderia ser bastante fantasiosa – composta por cenas de filmes como "O Exterminador do Futuro" e "Matrix". Lá para 2010, ela já havia sido substituída por interpretações muito mais realistas, por conta de soluções presentes no dia a dia das pessoas, como a Siri, da Apple. De lá para cá, a tecnologia apresentou grandes avanços. Não é à toa que, hoje, ela está a um clique de distância – seja nos compilados do Google Fotos, seja no famoso ChatGPT. No entanto, a inteligência artificial tem potencial para otimizar muito mais do que a rotina pessoal. Quando aplicada aos negócios, ela abre um leque enorme de vantagens em todas as áreas. A boa notícia é que as novas soluções de IA têm democratizado o potencial da tecnologia, por meio de ferramentas gratuitas ou com preços praticáveis mesmo para orçamentos menores. Pensando nisso, esta edição daRevista Locawebconta tudo de que as PMEs precisam saber sobre o tema para ter gestão e operação mais inteligentes e competitivas. Afinal, não se trata mais de uma tendência, mas de uma realidade sem volta. Boa leitura! 4 // ao leitor Raquel Dalastti Diretora da unidade de negócios BeOnline na Locaweb raquel-caruso-dalastti

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Entrevista Vitor Magnani Radar Novidades, números e curiosidades da tecnologia Raio-X Roku Express 4K Opinião A importância da experiência do cliente em uma jornada interligada Opinião O impacto da IA na comunicação Matéria de capa Inteligência artificial Inovação Startups nacionais e estrangeiras com ideias disruptivas Top 5 Ferramentas para brainstorming Multimídia As dicas de empreendedorismo do universo digital Profissionais de internet Prestadores de serviços que podem auxiliar seu negócio Tendências Soluções tecnológicas com potencial de revolucionar o mercado 8 14 16 18 20 22 42 44 46 48 50 Para falar com a redação: (11) 3544-0444 Para fazer sua assinatura: (11) 3038-5050 locaweb@europanet.com.br Sumário 22

entrevista 8 // entrevista // revistalocaweb @revistalocaweb

9 // entrevista // revistalocaweb Por um Brasil mais digital Diminuir desigualdades tecnológicas, promover competitividade e gerar soluções mais sustentáveis são fatores essenciais para fomentar a transformação digital no Brasil. Por isso, esses são os objetivos centrais do Movimento Inovação Digital (MID), associação sem fins lucrativos formada por mais de 140 empresas, entre elas 99, Leroy Merlin, Zoom, Buscapé, Buser, Decolar, C6 Bank e Gympass. Vitor Magnani, presidente do MID, explica que incentivar negócios a entrar no mundo digital é uma das grandes missões da organização. “Precisamos promover a inclusão digital de forma rápida, principalmente de pequenas e médias companhias. Caso contrário, podemos ter uma mortalidade muito maior de PMEs do que a que vemos hoje. Dados do Sebrae mostram que 75% dessas empresas no Brasil fecham as portas em cinco anos”, diz. Nesta entrevista, o especialista falou a respeito desse cenário e de como ele pode ser revertido. Confira! VITOR MAGNANI, PRESIDENTE DO MOVIMENTO INOVAÇÃO DIGITAL, FALA SOBRE O CENÁRIO ATUAL DO PAÍS TEXTO: MARIA BEATRIZ VACCARI | FOTOS: WANESSA SOARES Um grande desafio no mundo atual é ter um mapa para se orientar e saber por onde começar. Afinal, é preciso identificar qual é seu perfil e para aonde precisa ir de acordo com o seu negócio

10 // entrevista // revistalocaweb @revistalocaweb O que é desigualdade digital e qual é o status das empresas brasileiras? Desigualdade digital é ter pouca gente usufruindo dos novos postos de trabalho e das novas ferramentas digitais. Diminuir essa desigualdade significa possibilitar que a maior parte das empresas e dos profissionais consigam se adaptar às mudanças. Vamos tomar o varejo brasileiro, que ainda usa muito pouco as ferramentas digitais, como exemplo. É possível encontrar todo tipo de produto sendo vendido em sites, plataformas e redes sociais, mas, mesmo assim, apenas 12% do setor está no digital. A questão é que, antigamente, as lojas comercializavammais para as pessoas que estavam fisicamente próximas. No entanto, hoje, os mercados não estão mais regionalizados. Com a internet, um vendedor de camisetas de São Paulo, por exemplo, vai competir com concorrentes de todo o Brasil. Por isso é tão importante que mesmo as lojas físicas tenham presença digital, para não perder mercado. OMID posiciona pautas do ecossistema digital junto ao poder público, à academia e à sociedade civil. Por que isso é importante? As inovações promovem mudanças que são sentidas por todas as pessoas. Então, logo no começo de qualquer negócio inovador, precisamos abrir discussões com a sociedade, seja por meio da imprensa, seja por meio do governo. O ideal é que isso seja feito antes mesmo de o negócio gerar impacto. Há sete anos, uma pessoa não conseguia solicitar o serviço de ummotorista particular com facilidade, por exemplo. Hoje, isso já é natural. As coisas mudam commuita rapidez, mas nem sempre os novos formatos têm o encaixe preciso em termos tributários, trabalhistas e de regulação econômica. Portanto, esse tipo de diálogo é essencial para que as inovações sejam perenes e sustentáveis ao longo do tempo. A inteligência artificial torna-se cada vez mais popular. Como essa tecnologia contribui para a transformação digital e qual é seu potencial nesse sentido? Inteligência Artificial baseia-se em utilizar dados de maneira que um sistema consiga aprender e adaptar-se com base nas informações que recebe. Quando falamos em transformação digital, essa tecnologia tende a acelerar bastante os processos. Por isso, as empresas que conseguirem utilizar esse tipo de ferramenta serão capazes de escalar mais seus negócios, além de impactar milhões de pessoas commaior rapidez. A transformação digital exige novos métodos de gestão, processos e culturas organizacionais? É importante ter em mente que ser digital não significa, necessariamente, usar novas tecnologias. É possível alcançar esse status mesmo sem utilizar qualquer tipo de sistema, site ou plataforma. Isso se dá pelo simples fato de que esse conceito está muito mais relacionado à adoção de um novo modus operandi do que de uma tecnologia em si. Quais são as dicas para PMEs que desejem se tornar mais digitais? O grande desafio no mundo atual é ter um mapa para se orientar e saber por onde começar. Afinal, é preciso identificar qual é seu perfil empreendedor e para onde precisa ir, de acordo com o seu negócio. Uma empresa que tem três redes sociais, por exemplo, não precisa usar todas de uma vez. Dá para começar por uma e depois ir migrando para as outras. Minha dica é procurar orientação com quem entenda de digital e que já esteja consolidado nessa área. Nesse caminho, será possível desbravar os seguintes passos e adquirir conhecimento para, posteriormente, seguir sozinho. Além disso, os pequenos e médios empresários não podem ter medo de testar, errar e mudar rapidamente sempre que for necessário. Quais são as expectativas do MID para o futuro da transformação digital no Brasil? A prioridade do MID é promover a rápida inclusão de pessoas e PMEs no mundo digital. O objetivo é termos milhões de pequenos e médios negócios no digital ao longo dos próximos cinco anos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o comércio virtual já inclui 60% de todos os varejistas do país. No Brasil, como comentei, são apenas 12%. Por isso, nosso grande propósito é traçar esse caminho rumo à inclusão.

// revistalocaweb 11 // entrevista É importante que mesmo as lojas físicas tenham presença digital, para não perder mercado

12 // radar // revistalocaweb @revistalocaweb radar NOVIDADES, NÚMEROS E CURIOSIDADES DA TECNOLOGIA Apartir de dezembro deste ano, contas do Google commais de dois anos de inatividade poderão ser apagadas pela empresa. A exclusão inclui, além de e-mails e do perfil do Google, o conteúdo do Google Workspace (Docs, Drive, Meet, Agenda, entre outros), do YouTube e do Google Fotos. No entanto, a política será aplicada apenas aos endereços pessoais. O Google informa que será adotada uma abordagem em fases, começando pela exclusão das contas que foram criadas e nunca usadas. E antes de qualquer eliminação, serão enviadas várias notificações ao longo dos meses, tanto para o e-mail da conta quanto para o endereço de recuperação – caso tenha sido fornecido. A medida tem como objetivo ampliar a segurança na internet. Isso porque contas abandonadas são muito mais vulneráveis – e, uma vez comprometidas, podem ser usadas por agentes mal-intencionados em ações como roubo de identidade e disseminação de spam. GOOGLE VAI APAGAR CONTAS COM DOIS ANOS OU MAIS SEM USO; POLÍTICA COMEÇARÁ A SER IMPLEMENTADA AINDA EM 2023 Exclusão de e-mails

13 // radar // revistalocaweb Tecnologia em Números! Tecnologia e diversidade OMatraquinha é um aplicativo de comunicação alternativa para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na prática, o programa permite cadastrar fotos e frases de objetos, ambientes, amigos, familiares e pets que fazem parte do dia a dia do usuário. A aplicação inclui também dicas para que as pessoas com autismo possam se comunicar melhor, lidar com situações estressantes e interagir positivamente com o mundo a seu redor. O programa não requer treinamento e conta, ainda, com uma lista de profissionais de saúde e educação à disposição. Está disponível em http://lwgo.to/1pz. 1em cada5 brasileiros acessou mensalmente o app da Shopee no primeiro trimestre de 2023. O balanço tambémmostra que, no período, foram vendidos mais de 20 produtos de comerciantes locais por segundo. 77,9% das empresas brasileiras aderiram às assinaturas digitais para desburocratizar processos. Dados da Clicksign ainda apontam que 38,5% passaram a ter os documentos assinados em até 24 horas. R$2mil é o valor máximo de desconto que a Lenovo está dando na troca de um notebook usado por ummodelo das linhas IdeaPad Legion ou Yoga. A ação é válida até 31 de dezembro nos quiosques selecionados. O Xbox perdeu a guerra dos consoles. Se você observar nossa participação de mercado nos últimos 20 anos, estamos em terceiro lugar globalmente, atrás da Sony e da Nintendo '' Phil Spencer, diretor da marca Xbox.

14 // radar // revistalocaweb @revistalocaweb AHospedagem WordPress Locaweb é uma ferramenta simples e completa para construção de lojas virtuais, sites e blogs no sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais usado do mundo. Por meio do produto, o usuário tem acesso a uma plataforma dinâmica que facilita o uso no dia a dia. "Com uma interface totalmente intuitiva, oferecemos uma série de recursos. Entre eles, temas customizáveis, plugins diversos e otimização para SEO, além de opções mais avançadas", diz Rafaela Dutra, analista de marketing e produto na Locaweb. Em 2023, o painel administrativo da Hospedagem WordPress Locaweb passou por uma reformulação focada em experiência. "Anteriormente, o usuário via uma grande gama de botões, cores e outros componentes em nossas interfaces. Isso dificultava o reconhecimento da identidade da Locaweb, tornando a navegação pelos serviços menos intuitiva", conta Larissa Morita, UX na Locaweb. A solução para esse cenário foi a aplicação do Design System, com o objetivo de facilitar o reconhecimento e a navegação. "O Design System da Locaweb é um conjunto de diretrizes e padrões estabelecidos para garantir uma experiência Saiba mais e contrate a Hospedagem WordPress Locaweb Rafaela Dutra, analista de marketing e produto na Locaweb Moderno e intuitivo PAINEL DA HOSPEDAGEM WORDPRESS LOCAWEB FOI RENOVADO COM DESIGN SYSTEM Novo painel da HospedagemWordPress Locaweb tornou a experiência de usomais organizada e intuitiva

15 // radar // revistalocaweb consistente, do ponto de vista tanto visual quanto de funcionalidade dos componentes que compõem as interfaces da empresa", explica Cecilia Ferreira, product owner na Locaweb. Cecilia Ferreira, product owner na Locaweb, destaca principais benefícios do uso de Design System Larissa Morita, UX na Locaweb, explica o processo de idealização do painel da Hospedagem WordPress O time responsável pela reformulação da Hospedagem WordPress estudou todas as telas e os fluxos de navegação do produto. "Nesse processo, tivemos a oportunidade de avaliar quais componentes poderiam ser alterados para melhorar a compreensão da interface pelo cliente", lembra Larissa. Em seguida, esses pontos foram recriados de acordo com os componentes do Design System. Utilizado ao longo de todo o desenvolvimento do novo painel, ele assegurou uma interface moderna, com utilização mais sólida e intuitiva. Além disso, a coesão do painel com os outros produtos também foi garantida. Essa novidade permite que o usuário navegue com maior facilidade em todos os sistemas, pois vai reconhecer botões e barras de busca em comum. Isso porque esses componentes estão padronizados e funcionando da mesma maneira, independentemente da página acessada. A partir dessa mudança, a Locaweb proporciona ao usuário uma realidade na qual gerenciar seus planos e sites na Hospedagem WordPress nunca foi tão simples. "Com isso, nossos clientes podem gastar menos tempo com a parte operacional da sua presença online e focar atender os próprios clientes e alcançar resultados ainda melhores para seu negócio", afirma Cecilia.

16 // raio-x // revistalocaweb @revistalocaweb QUALIDADE DE IMAGEM 4K, NO ENTANTO, É EXIBIDA APENAS SE O TELEVISOR FOR COMPATÍVEL COM A RESOLUÇÃO BIANCA BELLUCCI Gadgets Roku Express 4K transforma qualquer televisão emSmart TV DISPOSITIVOS QUE PODEM AJUDAR NA SUA VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL Os empreendedores que têm TVs mais antigas no escritório não precisam desembolsar uma grande quantia de dinheiro para ter um modelo compatível com serviços de streaming, por exemplo. Isso porque existe no mercado um gadget batizado de dongle. Trata-se de um dispositivo capaz de transformar qualquer televisão em uma smart TV. Um desses produtos é o Roku Express 4K. Lançado em abril, o aparelho permite consumir conteúdo Roku Express 4K traz interface moderna para TVs mais antigas

// revistalocaweb por streaming em qualidade de imagem 4K. O preço sugerido é de R$ 399,90 – enquanto, segundo o comparador de preços Buscapé, uma Smart TV de 32 polegadas varia de R$ 898 a R$ 2.599. Na prática Para usar o dispositivo, é necessário conectá-lo a duas portas. A entrada HDMI é utilizada para transmitir o conteúdo para a televisão. Já a USB serve para dar carga ao gadget. Caso a TV não tenha porta USB disponível, é possível usar o adaptador que acompanha o kit e plugá-lo em uma tomada. Uma vez que os dois cabos estejam conectados, o menu de instalação aparecerá na tela. Ele é superdidático e bastante simples de acompanhar. Com o idioma escolhido e o login na rede Wi-Fi feito, basta fazer o download dos aplicativos de interesse. Em relação aos apps, a instalação é ilimitada, e o usuário pode organizá-los na tela inicial da interface do dispositivo como desejar. A biblioteca do Roku Express 4K é farta, indo desde nomes populares entre os brasileiros (como Amazon Prime Video, Globoplay, Netflix, Spotify e YouTube) até serviços mais nichados (a exemplo de Crunchyroll e Galinha Pintadinha). O que pode incomodar, no entanto, é a dinâmica da tela infinita. Todos os menus do Roku Express 4K são exibidos em looping (voltando para o início sempre que chegam ao fim), característica que pode confundir o usuário – especialmente na interação com a busca de conteúdo dentro das categorias. Outro ponto negativo é que o diferencial do gadget é a possibilidade de assistir a conteúdos em 4K. Porém, a qualidade de imagem será exibida apenas se a TV for compatível com a resolução. Sendo assim, se seu televisor não for tão moderno, uma boa pedida é economizar ainda mais ao adquirir o Roku Express – versão mais antiga do mesmo produto, que oferece praticamente a mesma experiência pelo preço sugerido de R$ 299,90. VEREDITO O ROKU EXPRESS 4K É UMA ALTERNATIVA AO GOOGLE CHROMECAST – GADGET MAIS CONHECIDO DA CATEGORIA. APESAR DE OS APARELHOS TEREM O MESMO TIPO DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO, ASSIM COMO PREÇOS SEMELHANTES, O ROXINHO APRESENTA CERTOS DIFERENCIAIS PERANTE O RIVAL. SÃO ELES: CONTROLE REMOTO, INTERFACE TÍPICA DE UMA SMART TV E SUPORTE 24/7 EM PORTUGUÊS. RAIO-X ROKU EXPRESS 4K RESOLUÇÃO DE VÍDEO: 4K (ATÉ 2.160 PX) CONEXÃO: CABOS MICROUSB E HDMI DIMENSÕES (LXAXP): 8,63X2,08X3,93 CM PESO: 44,6 GRAMAS PREÇO: R$ 399,90 SITE OFICIAL: http://lwgo.to/1q6 O controle remoto é um dos principais diferenciais do Roku Express 4K

18 // opinião // revistalocaweb @revistalocaweb Ajornada do cliente por meio de uma vivência completa e planejada em detalhes pode ser seu grande diferencial. Isso porque permitirá transformar visitantes emclientes encantados coma suamarca. A estratégia envolve todo o processo de compra, englobando a pré-venda, a efetivação da venda, a entrega do produto ou serviço, e o pós-venda. Essa jornada deve ser cíclica, um processo 360º no qual o cliente será novamente impactado por suas estratégias e voltará à etapa inicial do fluxo. Para garantir uma experiência memorável, é importante contar com ferramentas que apoiem a estratégia de maneira organizada, prática e centralizada. Nada mais negativo para o usuário e improdutivo para a equipe do que processos separados e assíncronos. Centralização de canais e dados Invista em uma plataforma que reúna diferentes meios de contato (telefone, e-mail, chat, WhatsApp e redes sociais) em um só lugar. Seu atendimento vai se tornar mais ágil, reduzindo impactos como demora no contato, ausência de retorno e insatisfação. A centralização de informações dos clientes permitirá ao time operar de forma mais personalizada, por meio de uma visão completa do histórico do consumidor. Assim, será mais fácil engajar e converter dúvidas em vendas. Vale mencionar também o grande benefício financeiro, pois a centralização e a organização de todos os dados trará redução de custos. Tecnologia humanizada O uso de tecnologia aliado à personalização do atendimento oferece grandes vantagens. Um exemplo comum é a automação de processos, como o contato inicial através de chatbots. O bot pode ser programado para responder perguntas frequentes e dar informações sobre produtos e serviços, prazos de entrega e políticas de devolução, por exemplo. A combinação entre agilidade e humanização ajudará a economizar tempo e garantirá a entrega do tom de voz da marca – permitindo um atendimento mais rápido e assertivo, evitando a perda de interesse do visitante. Ajustes rápidos e análises aprofundadas Todo novo processo implementado depende de testes e ajustes. Por isso, é importante analisar a aceitação do público e os dados gerados, reformulando a estratégia se necessário. A aplicação de pesquisas de satisfação nas etapas de contato com clientes trará feedbacks essenciais para tomar decisões e entender se suas mudanças estão no caminho certo. Além de fornecer os ajustes necessários – e o quanto seus clientes estão satisfeitos com a experiência fornecida pela empresa –, esses feedbacks poderão ser reaproveitados para a produção de manuais de uso, artigos de ajuda, respostas para abastecer os bots e até mesmo a criação de uma FAQ. Grandes resultados Ao longo dessa jornada, você certamente colherá muito aprendizado e várias certezas em relação às suas estratégias. Por isso, chegou a hora de colocar a mão na massa para potencializar seu negócio. Vale lembrar que a experiência da sua empresa mudará, mas essa transformação deve acontecer com foco nos consumidores. Esse é o principal propósito e não deve ser esquecido. As consequências disso serão grandes resultados em vendas e um excelente relacionamento com seus clientes. A importância da experiência do cliente em uma jornada interligada C M Y CM MY CY CMY K JAQUELINE DE SOUZA GOMES ESPECIALISTA EM GROWTH E EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NA TRAY /jaquelinesouzag

20 // opinião // revistalocaweb @revistalocaweb Acomunicação é parte essencial da experiência humana. Ela é um aspecto tão instrumental da vida, que é natural que a ampliemos, tornando-a mais confortável e eficiente. A tecnologia tem sido fator determinante para tornar a comunicação mais natural e abrangente. Antes, com o telefone e os aparelhos de fax. Hoje, com e-mail, WhatsApp, Telegram, e até mesmo Blockchain – sim, a tecnologia deve ajudar na redução de fraudes em anúncios digitais, além de ampliar a confiança dos consumidores nas marcas, mas esse é um assunto para outro artigo. No entanto, tecnologias mais recentes estão mudando radicalmente a forma como nos comunicamos. Esse é o caso da Inteligência Artificial (IA). De forma simples, a inteligência artificial é uma tecnologia que desenvolve máquinas para pensarem como humanos. Assim, a ideia é que elas aprendam como nós. E, para isso, são constantemente nutridas de informações e dados. O marketing hiperpersonalizado, por exemplo, exige que os criadores de conteúdo tenham a capacidade de descobrir pontos de contato específicos que possam atrair vários clientes – com base nas preferências dessas pessoas. O objetivo final é gerar conteúdo com alta taxa de cliques. É aqui que a IA atua como um canal intangível de comunicação entre criadores de conteúdo e consumidores. A IA otimiza o processo de escolha do que fazer, identificando tópicos atraentes. Os códigos de aprendizado de máquina analisam o comportamento humano online para procurar padrões e recomendar tópicos a ser abordados em blogs, publicidade e outras formas de conteúdo. Além disso, a IA pode detectar lacunas no marketing da marca e sugerir maneiras de melhorá-lo. A tecnologia pode, por exemplo, pesquisar as estratégias de relações públicas e branding mais bemsucedidas em qualquer setor ou até mesmo testar quais anúncios trazem a melhor recepção pelo público. O poder da mídia social pode aumentar muito se for apoiado pela IA. As empresas de mídia podem capitalizar dados, criando conteúdo personalizado (como depoimentos e outras postagens relevantes) para gerar tráfego de audiência. Pesquisas especializadas mostram que a IA tem potencial para dobrar as taxas anuais de crescimento econômico até 2035 e revolucionar completamente a forma como os humanos trabalham, criam e se comunicam. Perguntome: qual será a próxima tecnologia que virá? O impacto da IA na comunicação GRACIELLE SILVA COORDENADORA DE PR NA LOCAWEB COMPANY /graciellesilva

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// revistalocaweb @revistalocaweb 22 // capa / inteligência artificial Apesar de ser um dos tópicos principais de 2023, o termo Inteligência Artificial (IA) foi criado em 1950. “Nessa época, o conceito estava relacionado à capacidade dos computadores em pegar informações 0 e 1 e transformá-las em uma lógica simbólica”, explica Alexandre Del Rey, cofundador da I2AI - International Association of Artificial Intelligence. Mais à frente, nos anos 1980, seu significado mudou, passando a fazer referência à capacidade de criar algoritmos que coletavam informação e, com base em determinações prévias, atuavam como um conjunto de conhecimento de regras. Segundo Alexandre, foi só em 2000 que o conceito tornou-se sinônimo de aprendizagem de máquina. Uma década depois, o trabalho evoluiu para o chamado Deep Learning. “O termo diz respeito a um tipo de aprendizagem de máquina, mas que usa uma abordagem que imita o cérebro humano – sendo os neurônios representados por redes neurais artificiais”, explica o cofundador da I2AI. Foi a partir daí que o mundo chegou ao conceito mais recente de IA. "Hoje, a inteligência artificial é a área da Ciência da Computação que busca desenvolver sistemas e ENTENDA COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SE DESENVOLVEU E PODE ATUAR COMO BRAÇO DIREITO DE GESTÃO, PRODUTIVIDADE E LUCRO DA SUA EMPRESA BIANCA BELLUCCI E MARCELLA BLASS O futuro é agora

// revistalocaweb 23 // capa / inteligência artificial

// revistalocaweb @revistalocaweb 24 // capa / inteligência artificial algoritmos capazes de realizar tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana”, conta Bruno Horta, gerente de ciência de dados da Peers Consulting & Technology. Segundo ele, isso inclui habilidades como aprendizado, reconhecimento de padrões, raciocínio lógico, tomadas de decisão e processamento de linguagem neural. “A IA busca imitar a capacidade humana de aprender com a experiência e adaptar-se a novos inputs, permitindo que os sistemas melhorem suas respostas ao longo do tempo. Ela é um simulacro da nossa inteligência, uma espécie de luz refletida da cognição humana”, aponta Rodrigo Scotti, membro fundador da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA) e fundador e CEO da Nama, plataforma que combina as inteligências humana e artificial para melhorar a experiência do consumidor. Chegou com tudo Para compreender melhor toda a potencialidade da inteligência artificial, é válido ter em mente que o conceito é dividido em duas categorias principais: IA fraca e IA forte. “A primeira é projetada para executar uma tarefa específica. Já a segunda possui a capacidade de entender, aprender e aplicar conhecimento a uma gama de tarefas”, explica Lucas Moreira, especialista em IA na ClosedGap, consultoria especializada em transformação digital.  A categoria de IA fraca já está presente em diversas O ChatGPT trouxe a IA generativa para um lugar mais familiar. As pessoas sabem como usar um chat, e ele adequou-se a essa forma de comunicação '' Guilherme Silveira , CIO e cofundador da Alura tecnologias amplamente integradas ao dia a dia das pessoas – através de dinâmicas como as das assistentes virtuais e das recomendações personalizadas na Netflix. No entanto, a IA forte tem ganhado muito espaço no último ano, aproximando a sociedade e os empreendedores do conceito. E um dos principais responsáveis por esse feito é o ChatGPT, ummodelo de inteligência artificial conversacional desenvolvido pela OpenAI. O ChatGPT nada mais é do que a plataforma que cresceu commaior rapidez na história da internet. De acordo com um estudo da consultoria UBS, o serviço alcançou a marca de 100 milhões de usuários em dois meses. A título de comparação, o Instagram precisou de 26 meses, enquanto o Twitter, 65. Lançada em novembro de 2022, foi grande responsável por popularizar ainda mais o termo "inteligência artificial". “Modelos de linguagem de grande porte – ou Large

// revistalocaweb 25 // capa / inteligência artificial questões mais complexas ou estratégicas", diz Rodrigo Scotti.  Nome da vez “O ChatGPT desempenha um papel significativo na democratização do acesso à tecnologia de inteligência artificial”, afirma Bruno. Segundo ele, anteriormente, desenvolver soluções baseadas em IA exigia conhecimentos avançados em programação e algoritmos complexos. No entanto, a plataforma tem simplificado esse processo, permitindo que usuários comuns, sem habilidades técnicas profundas, criem conteúdo de qualidade com auxílio de ummodelo de linguagem poderoso. “A plataforma trouxe a IA generativa para um lugar mais familiar. As pessoas sabem como usar um chat, e ela se adequou a essa forma de comunicação – permitindo que todos possam usar a tecnologia de uma maneira muito mais prática e habitual”, destaca Guilherme, da Alura. Basta ter um celular ou computador conectado à internet, criar uma conta gratuita e começar a usar. “Para ter um resultado, o usuário só precisa escrever em linguagem natural, como se estivesse pedindo ajuda a um assistente”, conta Edney Souza, professor, consultor e conselheiro de inovação e marketing digital. “Essa facilidade fez com que a IA deixasse de ser uma questão de grandes empresas e profissionais técnicos, tornando-se algo possível e comum.” Para empresas, a dica de Alexandre é ter o primeiro contato por meio da versão Language Models (LLMs) –, como o ChatGPT, são sistemas de IA treinados em grandes quantidades de texto na internet. Eles têm a capacidade de gerar respostas coerentes e relevantes para uma variedade de entradas em linguagem natural, essencialmente ‘entendendo’ o contexto e a intenção por trás das palavras”, explica Rodrigo Scotti. Hoje, a plataforma oferece uma ampla gama de oportunidades para criação de textos. De acordo com Guilherme Silveira, CIO e cofundador da Alura, maior escola online de tecnologia do Brasil, o ChatGPT pode ser extremamente valioso na escrita de conteúdo e propaganda, assim como na revisão e no controle da qualidade dos textos.  Com ummodelo de linguagem de alto nível, acessível e fácil de usar, a plataforma pode gerar textos coerentes e relevantes com base em prompts. “Isso significa que qualquer pessoa ou empresa, independentemente de recursos, pode usar o ChatGPT para criar conteúdo, responder perguntas e muito mais”, conta Lucas.  Os chamados LLMs oferecem um leque muito amplo de oportunidades. A partir de sua habilidade de geração de textos, eles podem ser usados, por exemplo, como assistentes virtuais para a sua empresa – respondendo perguntas e fornecendo assistência em áreas como atendimento ao cliente, suporte técnico e orientações gerais. "Essa aplicação pode resultar em um envolvimento mais eficiente e personalizado do cliente, liberando recursos humanos para tratar de De acordo com Lucas, da ClosedGap, qualquer pessoa ou empresa pode usar a facilidade e a linguagem de alto nível do ChatGPT para criar textos

// revistalocaweb @revistalocaweb 26 // capa / inteligência artificial gratuita e, depois, migrar para o ChatGPT Plus. "O ideal é testar um pouco de tudo. Se a IA responder positivamente a determinada tarefa, o empreendedor saberá que pode começar a transferir parte de seus processos para esse novo ajudante", diz. Você no comando Diante da facilidade e da acessibilidade dessa interface, profissionais de áreas que vão desde marketing digital e redação até educação e atendimento ao cliente podem usar a ferramenta para otimizar rotinas. O leque de possibilidades pode ser ampliado ainda mais com o uso de um bom prompt, que nada mais é do que a instrução de comando que o usuário dá ao ChatGPT por meio do campo “Send a message”. Segundo Edney, os melhores prompts são os mais elaborados. Quanto mais informação, melhor. O conselheiro em inovação e marketing digital cita algumas características que considera essenciais para construir um comando cumpridor. “Peça ao chat para assumir um personagem, definindo como você deseja que ele escreva. Essa indicação pode ir desde personas genéricas, como um analista de dados ou redator, até personalidades específicas, como o perfil de uma grande escritora brasileira”, destaca. O passo seguinte envolve descrever ponto a ponto a tarefa desejada. “Pense que a plataforma é um estagiário que nunca trabalhou. Tudo deve ser detalhado. Não deixe que ela tente adivinhar qual será o próximo passo”, Nova versão Em março deste ano, a OpenAI anunciou a introdução do GPT-4. A novidade trouxe uma grande melhoria para a base de dados da ferramenta, que passou a contar com um modelo de linguagem mais profundo. Com isso, a versão tende a entregar respostas mais assertivas para questões complexas. "Passamos seis meses tornando o GPT-4 mais seguro e mais alinhado. O GPT-4 tem 82% menos probabilidade de responder a solicitações de conteúdo não permitido e 40% mais probabilidade de produzir respostas factuais do que o GPT-3.5, em nossas avaliações internas", afirmou a empresa em comunicado oficial. O GPT-4 está disponível no ChatGPT Plus e como API para que os desenvolvedores criem aplicativos e serviços. Saiba mais: http://lwgo.to/1q7. Anteriormente no mesmo mês, a OpenAI também começou a testar com um pequeno grupo de usuários a implementação de plugins na plataforma. Mais tarde, em maio, a empresa anunciou que a novidade seria liberada para todos os utilizadores do ChatGPT Plus. "Agora, o ChatGPT é capaz de se conectar à internet e fazer uso de mais de 70 plugins de terceiros, marcando a transição do estágio alfa para o beta", disse a empresa em sua conta no Twitter. Edney dá a dica: quantomais elaborado for o prompt, melhores serão os resultados oferecidos pela IA. Por isso, vale a pena passar todos os detalhes mais relevantes

// revistalocaweb 27 // capa / inteligência artificial cofundador da Alura, diz que, quando isso acontece, o empreendedor pode conectar seu produto digital à plataforma, por meio da API do serviço. “Na prática, as APIs promovem um ponto de integração que permite que a sua aplicação se comunique diretamente com o ChatGPT. Assim, ela passa a receber as respostas da IA e tomar ações baseadas nesses resultados”, explica. É com a API que tornase possível criar chatbots personalizados, assistentes virtuais e outras soluções que se beneficiem da capacidade de gerar conteúdo de forma autônoma. De acordo com Bruno, da Peers Consulting & Technology, a integração pode trazer a possibilidade de geração automática de relatórios, redação de documentos e criação de conteúdo de marketing, por exemplo – fatores que podem oferecer vantagem competitiva ao agilizar tarefas e melhorar a eficiência operacional. Braço direito do time No marketing, a IA também já se provou um excelente potencializador de resultados. Entre uma série de contribuições, a tecnologia teve papel importante na pesquisa e na segmentação de bases de dados. “No entanto, sua maior contribuição foi a melhora no Retorno Sobre Investimento (ou ROI) em estratégias de mídia paga e na personalização das mensagens para a audiência”, conta Fernanda Donnini, product marketing manager na Rock Content. Quando o assunto é ChatGPT, a especialista diz Edney. O ideal é fornecer todo o contexto do comando, explicando a finalidade e o formato desejado. "Quanto mais detalhes oferecer no prompt, mais assertiva a resposta será.” Um exemplo prático pode esclarecer melhor o assunto. Pense em uma floricultura que deseja criar legendas para as redes sociais. O prompt “crie uma legenda para uma foto de flores no Instagram” pode gerar resultados como: “Explorando a beleza delicada das flores, uma paleta vibrante de cores para alegrar o dia. #NaturezaEmFoco #FloresColoridas”. Agora, considere o comando “crie uma legenda de Instagram para as flores que podem ser compradas na Floricultura da Julia. Meus seguidores são mulheres com mais de 40 anos e minha empresa usa linguagem descontraída”. O resultado será algo como: “Abraçando a beleza atemporal das Flores da Floricultura da Julia! Deixe-se encantar por essa experiência floral única, onde a elegância se encontra com a simplicidade. Venha conhecer nossas flores e encontre a inspiração que só a natureza pode proporcionar. #FloriculturaDaJulia #NaturezaExuberante". Não há dúvida de qual legenda temmaior potencial de engajamento. Logo, em um determinado ponto da jornada, pode parecer que simplesmente usar a interface do ChatGPT não é mais o suficiente. Adriano Almeida, COO e Product marketing manager na Rock Content, Fernanda afirma que um dos maiores trunfos da IA para a área é a melhora no Retorno Sobre Investimento

// revistalocaweb @revistalocaweb 28 // capa / inteligência artificial destaca que o modelo tem se mostrado eficiente para otimizar tempo. O ganho de velocidade nas tarefas manuais tende a permitir que o time foque a parte estratégica. Dessa maneira, a tecnologia oportuniza escalabilidade, já que dá aos humanos a chance de dedicar todo seu potencial criativo à criação de conteúdos com resultados expressivos. No entanto, é importante não se deixar deslumbrar. Não é recomendável, por exemplo, criar um artigo inteiro através do ChatGPT. “As diretrizes do Google deixam claro que não existe penalização ligada ao uso de IA, mas os guidelines (E-E-A-T) claramente priorizam a experiência humana”, explica Fernanda. “As máquinas geram resultados a partir dos insumos que damos a elas, mas os criadores ainda somos nós.” RH inteligente O setor de Recursos Humanos não poderia ter ficado de fora dessa disruptura. Hoje, a IA já entrega vantagens em três níveis. “Para o agente de RH, a tecnologia auxilia atividades como geração de vagas, criação de testes (lógicos e descritivos), avaliação de habilidades dos candidatos e análise de processos de recrutamento e seleção”, explica Rodrigo Zerlotti, CEO da Plooral, uma das primeiras HRtechs a implementar o ChatGPT em sua operação. Já para o candidato, o especialista conta que o maior trunfo da IA é a interação com sistemas que vão ajudá-lo a caminhar pelo mercado commaior eficiência. “Por fim, na outra ponta, contar com a inteligência de dados nos bastidores garante maior eficiência na gestão dos conjuntos de informações, proporcionando informações mais precisas, abrangentes e integradas para candidatos e agentes de RH”, explica Rodrigo. Com o uso de IA, a Plooral tem visto grande ganho em eficiência e coesão – que diminuiu o tempo dos processos seletivos. No caso específico dos recursos e da interface do ChatGPT, Rodrigo conta que a recente possibilidade de adicionar plugins potencializou a experiência para os candidatos. Já para a empresa, o uso da API do modelo trouxe mais inteligência para a criação e diagramação de vagas, identificação de habilidades e até mesmo análise de qualificação de pessoas. “Por fim, em plataformas de Eduployment, como a nossa, já é possível usar o ChatGPT para fazer o match entre as experiências do candidato, as especificações da vaga e os conteúdos de cursos necessários para que ele feche sua lacuna de aprendizado e posicione-se melhor para a oportunidade”, explica o CEO. Para as pequenas e médias empresas, o especialista lembra que o futuro dos recursos humanos já chegou. “Você pode até continuar com os processos seletivos de 20 anos atrás, mas a que Que seja para todos “A democratização do acesso à tecnologia de IA é um marco importante na era digital. Modelos avançados de linguagem, como o ChatGPT da OpenAI, o PaLM do Google, o BLOOM, que é open-source, e até mesmo a biblioteca Hugging Face, contribuíram significativamente para esse processo”, destaca Rodrigo Scotti, membro fundador da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA) e fundador e CEO da Nama, plataforma que combina as inteligências humana e artificial com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor. A Hugging Face, em particular, é uma empresa norte-americana que desenvolve ferramentas para a construção de aplicativos usando aprendizado de máquina. “Ela tem desempenhado um papel importante como centro de recursos para o público tecnicamente inclinado, oferecendo grande variedade de modelos de linguagem pré-treinados e ferramentas que podem ser integradas a diversos projetos”, conta Rodrigo. A democratização da inteligência artificial, entretanto, vai além da disponibilização de tecnologia. De acordo com o CEO da Nama, é necessário garantir que ela seja fácil de usar e aplicar – e de maneira ética e responsável. “Isso permite que mais pessoas possam usufruir dos benefícios da IA, contribuindo, assim, para o progresso da sociedade.”

// revistalocaweb 29 // capa / inteligência artificial custo? Fala-se cada vez mais em RH 4.0, que é muito mais ágil, conectado e tecnológico. Pesquise, estude e encare esse desafio”, estimula Rodrigo. Potencial extremo O Brasil tem se consolidado como ambiente propício à adoção e ao avanço da inteligência artificial. Isso porque o país oferece oportunidades de inovação e melhorias nos processos, além de impulsionar a competitividade em diferentes setores da economia.  “Nos últimos anos, observamos uma proliferação de startups e empresas já estabelecidas adotando e implementando soluções de IA em seus processos”, diz Rodrigo Scotti. Segundo ele, isso é facilitado pela crescente digitalização dos negócios e pelo avanço das infraestruturas de tecnologia. E apesar de ter sido observada primeiramente em negócios já estabelecidos, Adriano acredita que a grande revolução no uso de IA está nas mãos dos pequenos e médios empreendedores. “As PMEs contam com recursos escassos para ter células especializadas em diferentes áreas. Nessa realidade, a IA generativa, com custo muito baixo e fácil integração, pode se tornar esse advisor e executor especialista." Com os recursos corretos e os prompts adequados, tornase possível realizar atividades que, no passado, exigiam o envolvimento de diversas pessoas e áreas de negócio. Em termos práticos, a inteligência artificial pode ser vista pelos pequenos e médios empreendedores Muita atenção! Ao utilizar o ChatGPT, é muito importante que os pequenos e médios empreendedores estejam atentos à proteção das informações sensíveis da empresa e dos clientes. “Como com qualquer ferramenta que lida com informações e interações, existe o risco potencial de vazamento de dados. Por isso, é imprescindível adotar medidas de segurança para mitigar esses perigos”, afirma Bruno Horta, gerente de ciência de dados da Peers Consulting & Technology. Lembre-se também de que a plataforma não é infalível. Isso significa que deve-se sempre considerar a possibilidade de erro em suas respostas. “Por conta disso, é recomendável ter um controle humano que garanta a qualidade dos textos gerados”, comenta Guilherme Silveira, CIO e cofundador da Alura, maior escola online de tecnologia do Brasil. Vale destacar ainda que o modelo de linguagem da OpenAI foi treinado com uma base de conhecimentos que abrange até 2021 – isto é, não possui informações sobre eventos que aconteceram após essa data. Sendo assim, pode oferecer informação desatualizada. Porém, independentemente de períodos no tempo, o consenso entre os especialistas é que os resultados sejam sempre avaliados com uma visão crítica. Para Bruno, da Peers Consulting & Technology, a integração do ChatGPT pode oferecer várias vantagens competitivas, pois agiliza tarefas e melhora a eficiência operacional do negócio

// revistalocaweb @revistalocaweb 30 // capa / inteligência artificial Rodrigo Scotti, da Nama, frisa que a aplicação de IA ao atendimento pode elevar o envolvimento do cliente, liberando o time para tratar de questões mais complexas Para Adriano, da Alura, a grande revolução do uso de inteligência artificial está nas mãos dos pequenos e médios negócios como uma ferramenta de inovação e competitividade em seus respectivos mercados.  “Em pequenos negócios e startups sempre houve a máxima ‘faça coisas que não escalam’, para validar ideias e modelos de negócio, por exemplo. Ferramentas como o ChatGPT dão ao empreendedor a chance de automatizar e otimizar tarefas que não escalam, acelerando o aprendizado – ponto essencial para qualquer PME”, destaca o COO da Alura.  Mais do que isso, toda essa disrupção abriu uma grande janela para repensar o papel dos seres humanos no trabalho. “Durante a Revolução Industrial, por exemplo, presenciamos o movimento que garantiu os benefícios trabalhistas que temos hoje – permitindo que as pessoas tivessem tempo de lazer e para consumir a economia”, lembra Alexandre, da I2A. Agora, há a oportunidade de cogitar novos modelos de jornadas, com semanas menores e carga horária reduzida. Embora o cenário apresente progressos consideráveis, ainda há desafios a ser enfrentados. “A falta de profissionais qualificados em inteligência artificial e a necessidade de mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento são questões que precisam ser abordadas, para que o Brasil possa manter o ímpeto e se tornar um líder global em IA”, aponta Rodrigo Scotti. Equilíbrio é tudo “É difícil frear o processo que o mundo está vivendo, pois trata-se de um grande progresso. Por isso, a energia melhor gasta não é com medo e paralisia relacionados à substituição do trabalho, mas enxergando as possibilidades de inovação que esse cenário promove”, recomenda Alexandre.  Rodrigo Scotti destaca que, com o mundo avançando para um futuro em que a IA será cada vez mais inteligente, é fundamental não se esquecer do valor único e insubstituível do trabalho humano. "Enquanto implementamos a tecnologia nos negócios e nas indústrias, devemos ter emmente que haverá muito espaço para habilidades e qualidades únicas que somente as pessoas podem trazer para a mesa. Portanto, os empreendedores devem se concentrar em encontrar esse equilíbrio, garantindo que a inteligência artificial seja usada para apoiar e realçar o trabalho humano, e não substituí-lo."

31 // capa / o futuro é agora // revistalocaweb Muito além da conversa DESCUBRA UMA LISTA DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS QUE PODEM AUXILIAR PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS Phind Acesse: http://lwgo.to/1pAnteriormente chamado de Hello, o Phind é uma espécie de ChatGPT para desenvolvedores, pois foi desenvolvido para atender às necessidades desses profissionais. Na prática, a ferramenta é um motor de busca que faz uso de modelos de linguagem de inteligência artificial para oferecer somente dados de fontes confiáveis. Dessa maneira, é capaz de entregar resultados de consultas técnicas com respostas claras, oferecendo explicações simplificadas mesmo para os tópicos mais complexos. A proposta da ferramenta é permitir que os devs trabalhem com maior segurança e produtividade. Ao mesmo tempo, favorece o aprendizado de linguagens de programação, já que cita as fontes das informações e explica qual é o raciocínio e a função de cada script. Ao concentrar a busca em um só lugar, o Phind permite que os profissionais consigam resolver problemas técnicos com maior agilidade. Leonardo.Ai Acesse: http://lwgo.to/1q0 Apesar de ser recente, este gerador de imagens por inteligência artificial tem se posicionado como uma das opções mais promissoras. Parte desse status está relacionado à sua capacidade de criar imagens a partir de diversos modelos e estilos – que podem ser personalizados através das ferramentas de criação de arte. A outra parcela da estima relacionada ao Leonardo.Ai é que sua interface está na web, podendo ser acessada diretamente de um navegador. Somado a isso, a ferramenta não exige nenhum tipo de conhecimento técnico, pois seus controles são operados apenas por botões e cliques. No entanto, a cereja do bolo fica para o fato de oferecer 150 tokens diários de graça para geração de imagens. Dependendo do estilo e das configurações usadas na criação, é possível terminar o dia com cerca de 30 imagens produzidas pela IA. Nos planos pagos, que vão de US$ 10 a US$ 48 mensais, a quantidade de créditos por mês aumenta.

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