Locaweb Edição 134

10 // entrevista // revistalocaweb @revistalocaweb O que é desigualdade digital e qual é o status das empresas brasileiras? Desigualdade digital é ter pouca gente usufruindo dos novos postos de trabalho e das novas ferramentas digitais. Diminuir essa desigualdade significa possibilitar que a maior parte das empresas e dos profissionais consigam se adaptar às mudanças. Vamos tomar o varejo brasileiro, que ainda usa muito pouco as ferramentas digitais, como exemplo. É possível encontrar todo tipo de produto sendo vendido em sites, plataformas e redes sociais, mas, mesmo assim, apenas 12% do setor está no digital. A questão é que, antigamente, as lojas comercializavammais para as pessoas que estavam fisicamente próximas. No entanto, hoje, os mercados não estão mais regionalizados. Com a internet, um vendedor de camisetas de São Paulo, por exemplo, vai competir com concorrentes de todo o Brasil. Por isso é tão importante que mesmo as lojas físicas tenham presença digital, para não perder mercado. OMID posiciona pautas do ecossistema digital junto ao poder público, à academia e à sociedade civil. Por que isso é importante? As inovações promovem mudanças que são sentidas por todas as pessoas. Então, logo no começo de qualquer negócio inovador, precisamos abrir discussões com a sociedade, seja por meio da imprensa, seja por meio do governo. O ideal é que isso seja feito antes mesmo de o negócio gerar impacto. Há sete anos, uma pessoa não conseguia solicitar o serviço de ummotorista particular com facilidade, por exemplo. Hoje, isso já é natural. As coisas mudam commuita rapidez, mas nem sempre os novos formatos têm o encaixe preciso em termos tributários, trabalhistas e de regulação econômica. Portanto, esse tipo de diálogo é essencial para que as inovações sejam perenes e sustentáveis ao longo do tempo. A inteligência artificial torna-se cada vez mais popular. Como essa tecnologia contribui para a transformação digital e qual é seu potencial nesse sentido? Inteligência Artificial baseia-se em utilizar dados de maneira que um sistema consiga aprender e adaptar-se com base nas informações que recebe. Quando falamos em transformação digital, essa tecnologia tende a acelerar bastante os processos. Por isso, as empresas que conseguirem utilizar esse tipo de ferramenta serão capazes de escalar mais seus negócios, além de impactar milhões de pessoas commaior rapidez. A transformação digital exige novos métodos de gestão, processos e culturas organizacionais? É importante ter em mente que ser digital não significa, necessariamente, usar novas tecnologias. É possível alcançar esse status mesmo sem utilizar qualquer tipo de sistema, site ou plataforma. Isso se dá pelo simples fato de que esse conceito está muito mais relacionado à adoção de um novo modus operandi do que de uma tecnologia em si. Quais são as dicas para PMEs que desejem se tornar mais digitais? O grande desafio no mundo atual é ter um mapa para se orientar e saber por onde começar. Afinal, é preciso identificar qual é seu perfil empreendedor e para onde precisa ir, de acordo com o seu negócio. Uma empresa que tem três redes sociais, por exemplo, não precisa usar todas de uma vez. Dá para começar por uma e depois ir migrando para as outras. Minha dica é procurar orientação com quem entenda de digital e que já esteja consolidado nessa área. Nesse caminho, será possível desbravar os seguintes passos e adquirir conhecimento para, posteriormente, seguir sozinho. Além disso, os pequenos e médios empresários não podem ter medo de testar, errar e mudar rapidamente sempre que for necessário. Quais são as expectativas do MID para o futuro da transformação digital no Brasil? A prioridade do MID é promover a rápida inclusão de pessoas e PMEs no mundo digital. O objetivo é termos milhões de pequenos e médios negócios no digital ao longo dos próximos cinco anos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o comércio virtual já inclui 60% de todos os varejistas do país. No Brasil, como comentei, são apenas 12%. Por isso, nosso grande propósito é traçar esse caminho rumo à inclusão.

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