Locaweb Edição 134

// revistalocaweb @revistalocaweb 36 // capa / inteligência artificial 1. Alimentação FRANQUIA DE SORVETES APOSTA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA SE DIFERENCIAR NO MERCADO OCreamy Sundae entrou para o cardápio da Ice Creamy, franquia de sorvetes na pedra, em março deste ano. Nos balcões, os clientes podem escolher dentre cinco sabores: creme de avelã, doce de leite, morango, baunilha com inspiração no universo dos unicórnios, e Moça (co-branding com o Leite Condensado Moça). O grande diferencial é que os dois últimos foram criados com ajuda de inteligência artificial. “O aprendizado de máquina já faz parte da criação de novos sabores da marca. Por meio da análise das vendas, que tem como base as preferências dos clientes, a tecnologia nos ajuda a identificar tendências e criar sabores que atendam às predileções específicas do consumidor”, revela Émmerson Serandin, fundador e CEO da Ice Creamy. A inteligência artificial também é usada para testar diferentes combinações de ingredientes, assim como a variedade em coberturas e toppings (acompanhamentos). Além disso, a ferramenta usa sua capacidade de aprendizado para identificar receitas mais saborosas, atrativas e saudáveis (commenos açúcar e gordura). Por fim, na área de criação de novos produtos, peça fundamental no negócio”, afirma o executivo. Para Émmerson, trabalhar com inovações como a inteligência artificial é a chave para quem quer se destacar emmercados competitivos. “As PMEs não podem concorrer de igual para igual com as grandes marcas, mas têm a oportunidade de apostar na diferenciação e na aplicabilidade de soluções commaior velocidade. Em pequenas e médias empresas, conseguimos implementar, testar, falhar e corrigir muito mais rápido e a custo muito mais baixo”, garante. vale destacar a tecnologia de impressão 3D para criar sorvetes personalizados com formas e desenhos únicos, possibilitando a personalização das sobremesas. A Ice Creamy aderiu a todas essas novidades tecnológicas neste ano. “Implementamos a inteligência artificial no início de 2023, quando entendemos que o assunto estava cada dia mais em alta. Começamos com alguns testes internos, buscando melhorar processos, linha de suprimentos, insumos internos, ideias de sabores, entre outros. Hoje, a IA já é Émmerson conta que a Ice Creamy adotou inteligência artificial quando entendeu que o assunto estava cada dia mais em alta

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=