Locaweb Edição 135

#135 ANO 17 Ajudando negócios a nascer e prosperar por meio da tecnologia

//revistalocaweb #135 // Ano 17 (2023) #135 ANO 17 R$15,90 Ajudando negócios a nascer e prosperar por meio da tecnologia 25 ANOS DE LOCAWEB Coordenação Editorial: Arthur Costa e Liliane Oliveira Editora Europa Diretor Executivo: Luiz Siqueira Editores: Marcella Blass, Paulo Basso Jr. e Sérgio Vinícius Editor de Arte: Alexandre Dias (Nani) Capa: Isis Rocha Redação: Bianca Bellucci e Maria Beatriz Vaccari Revisão: Jaciara Carneiro Publicidade São Paulo: publicidade@europanet.com.br Negócios de Publicidade: Angela Taddeo A Revista Locaweb é uma publicação da Editora Europa Ltda. e do departamento de Marketing Institucional da Locaweb Serviços de Internet. A Editora Europa não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios de terceiros. 25 anos de história A brir, gerenciar e fazer prosperar uma empresa no Brasil não é tarefa fácil. No entanto, o ímpeto e a resistência do brasileiro, de modo geral, fazem dele um dos melhores empreendedores do mundo. Em 1998, os primos Claudio Gora e Gilberto Mautner estavam se reerguendo após o fracasso de um projeto. Por meio do hosting – prática pouco explorada no país –, o novo negócio foi capaz de inovar e tornar-se líder no mercado de hospedagem de sites no Brasil. O sucesso, porém, não veio do nada, e sim de erros, acertos e suor. Mas empreender é sobre isso, não é mesmo? Há 25 anos, a Locaweb tem trabalhado duro não apenas para se destacar, mas também para desbravar e disponibilizar a inovação que os mercados brasileiro e mundial têm a oferecer. Trata-se de um negócio familiar que começou pequeno e tornou-se referência no mercado – história que você confere na matéria de capa desta edição especial da Revista Locaweb. Esse é o legado da empresa e o compromisso da nova geração com os clientes. E para dar conta do recado, a Locaweb não parou de absorver talentos – como Fernando Cirne, que dá detalhes de sua carreira na Entrevista desta edição –, agora, dedicados a continuar a fomentar e apoiar a transformação digital e o pequeno e médio empreendedorismo brasileiro. Que venham mais 25 anos! Boa leitura! 4 //ao leitor Raquel Dalastti Diretora na Locaweb raquel-caruso-dalastti

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Entrevista Fernando Cirne Radar Novidades, números e curiosidades da tecnologia Raio-X Haylou S35 ANC Opinião Taylor-made, experiência sob medida Opinião A magia do encantamento do cliente: construindo relações duradouras Matéria de capa 25 anos da Locaweb Inovação Startups nacionais e estrangeiras com ideias disruptivas Top 5 Ferramentas da Locaweb Multimídia As dicas de empreendedorismo do universo digital Profissionais de internet Prestadores de serviços que podem auxiliar seu negócio Tendências Soluções tecnológicas com potencial de revolucionar o mercado 8 12 14 16 18 20 40 44 46 48 50 Para falar com a redação: (11) 3544-0444 Para fazer sua assinatura: (11) 3038-5050 locaweb@europanet.com.br Sumário

entrevista 8 //entrevista //revistalocaweb @revistalocaweb

9 //entrevista //revistalocaweb O caminho do sucesso ALocaweb, líder no segmento de hospedagem no Brasil, completa 25 anos em um de seus melhores momentos. São mais de 400 mil sites hospedados, mais de 5 milhões de caixas postais e mais de 20 mil desenvolvedores parceiros. Nos últimos anos, a empresa apresentou ótimo ritmo de crescimento e lançou novas soluções tecnológicas – como ClicLead e Revenda de Hospedagem. Parte dessas conquistas foi liderada por Higor Franco, VP do segmento de BeOnline SaaS, e Fernando Cirne, que ocupa o cargo de CEO da Locaweb Company desde 2018 e concedeu a entrevista abaixo. “Minha função é equilibrar interesse e gestão com fundadores, diretores, equipe e acionistas. Dá trabalho, mas tenho tido sucesso e gosto disso”, explica Cirne. “As pessoas falam que CEO é um cargo solitário, mas discordo. No meu caso, o Gilberto Mautner, um dos fundadores da Locaweb, é meu braço direito. Trata-se de um relacionamento de afinidade e confiança que construímos ao longo de muitos anos”, completa o executivo. FERNANDO CIRNE, CEO DA LOCAWEB COMPANY, RELEMBRA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E ACONSELHA EMPREENDEDORES Na IPO, dissemos que queríamos desenvolver o ecossistema com a compra de outras companhias. Hoje, posso afirmar que alcançamos o objetivo

10 //entrevista //revistalocaweb @revistalocaweb Como foi o início de sua trajetória profissional? Sou formado em engenharia mecânica, mas nunca trabalhei na área. Comecei minha carreira no programa de trainees do Grupo Abril, no qual passei um ano circulando por várias áreas. Em determinado momento, comecei a atuar no departamento de assinaturas, que estava desenvolvendo um projeto de vendas pela internet. Essa experiência anterior te ajudou a se preparar para atuar na Locaweb? Sim. Assinaturas é um dos pilares estratégicos da Locaweb até hoje. Se há garantia de entrega, há também de receita. Podemos dizer que ela é uma empresa de “assinaturas”, pois há uma recorrência mensal de pagamento. Além disso, minha experiência na editora foi uma vivência muito interessante em termos de marketing digital. Eu tinha de vender mais de 30 títulos de revistas, cada um de um jeito e para diferentes perfis de consumidor. Como um profissional se transforma em gestor? No meu caso foi natural. Em uma empresa, você se torna um líder quando tem algo a ensinar aos outros. A conquista é muito mais por você ser experiente do que simplesmente porque alguém te colocou naquela posição. Por isso, sempre digo para as pessoas pensarem em ciclos e no crescimento que acontece sem que elas percebam. Você cresce, conquista complexidade e encerra um ciclo. Faz um novo ciclo, ganha mais complexidade e recebe ajuda de outras pessoas. Naturalmente, os profissionais abaixo de você te empurram para cima. Como a mentalidade de crescimento espontâneo te ajudou dentro da Locaweb? Foi com base nela que me tornei CEO. Nunca pedi ao Gilberto Mautner ou mesmo ao meu ex-chefe, o Flavio Jansen, que ocupou o cargo até 2018, para ser CEO. Estava focado em tocar a minha operação de CMO e depois de Diretor de Unidade, de forma a dar robustez a elas. Essa constância me empurrou para a posição que ocupo hoje. Você participou ativamente de todo o processo de IPO da Locaweb. Quais foram os fatores que levaram ao sucesso dessa iniciativa? Uma das principais razões é que sabíamos o que queríamos. Na época, tínhamos alcançado ótimos resultados com as aquisições de marcas como Tray, Tray Corp, AlliN, Kinghost e Delivery Direto. A ideia era continuar nessa linha e crescer ainda mais na área de e-commerce, que já representava 25% da nossa receita. Quando fomos fazer o IPO, dissemos que queríamos dinheiro para desenvolver o ecossistema por meio da compra de outras companhias. Hoje, posso afirmar que alcançamos o objetivo. Por isso, é importante saber o que se quer e correr atrás para conquistar. Saber explorar diferentes talentos e competências é um dos segredos para alcançar o sucesso dentro de uma empresa? No dia em que cheguei à Locaweb, dois fundadores já foram para o conselho. Em questão de um ano, todos saíram da gestão, do dia a dia. Isso foi um processo muito assertivo. Os criadores do negócio foram visionários fantásticos. Porém, uma coisa é ter a ideia na hora certa, outra coisa é alguém pegar uma empresa que fatura R$ 380 milhões e fazê-la faturar R$ 1 bilhão, como aconteceu comigo. São skills diferentes. Não tem melhor ou pior. Eu, por exemplo, não sou um fundador. Não tenho essa capacidade. No entanto, tenho a competência de pegar uma empresa e levá-la para um IPO, como fiz com a Locaweb.

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12 //radar //revistalocaweb @revistalocaweb radar NOVIDADES, NÚMEROS E CURIOSIDADES DA TECNOLOGIA OThreads, nova rede social criada pela Meta para competir com o Twitter, uma vez que é voltada para compartilhamento de textos curtos, vem sendo vista com ressalvas pelo mercado. Há quem aposte que ela veio para ficar, enquanto outros acreditam que pode flopar. Disponível para Android e iOS, por meio dela é possível fazer publicações de até 500 caracteres. Há também botões para curtir, comentar e compartilhar, além da possibilidade de usar imagens, links e vídeos, de até 5 minutos. Para ingressar no Threads basta usar uma conta do Instagram. A nova mídia é totalmente vinculada à rede "irmã". Tanto é que tudo o que é publicado no Threads vai automaticamente para o Instagram. E mais: uma vez que o perfil é criado, você não consegue excluí-lo. Se fizer isso, deletará também a rede de fotos e vídeos – o aviso está nos Termos de Uso do novo app. Essa obrigatoriedade, no entanto, não impediu a forte adesão. O Threads alcançou 10 milhões de usuários após sete horas do lançamento. A informação foi divulgada por Mark Zuckerberg, proprietário da Meta. O objetivo, agora, é coletar o feedback dos usuários para crescer ainda mais. Ou não. VOLTADA PARA COMPARTILHAMENTO DE TEXTO E VINCULADA AO INSTAGRAM, THREADS VISA COMPETIR COM TWITTER Nova rede social da Meta

13 //radar //revistalocaweb Tecnologia em Números! Reflorestamento robótico Um projeto piloto da ABB Robótica apoiou a organização sem fins lucrativos Junglekeepers em sua missão de proteger 55 mil hectares de floresta amazônica. Entre maio e junho de 2023, o robô colaborativo YuMi foi usado para automatizar tarefas essenciais ao plantio de sementes. Na prática, ele otimizou todo o processo de cavar buracos na terra, jogar as sementes e compactar o solo por cima. Em cada dia de trabalho, a máquina foi capaz de reflorestar uma área equivalente a dois campos de futebol. Com a conclusão do programa, a ABB Robótica explora outras oportunidades para potencializar os projetos da ONG. 4 álbuns simultaneamente no Top 10 da parada Billboard 200 dá a Taylor Swift mais um recorde. Desde o surgimento da lista no formato atual, em 1963, a cantora é a primeira mulher a alcançar o feito. US$ 452 milhões é o valor que Elizabeth Holmes deverá pagar como ressarcimento às vítimas da Theranos. A empresa prometia revolucionar os diagnósticos de saúde, mas acabou se revelando uma farsa. US$ 9.400 por dia é o valor que o vídeo “Baby Shark Dance” rende à produtora Pinkfong. O dado faz parte de uma pesquisa da Bonus Insider para descobrir quanto fatura o conteúdo mais visto do YouTube. Tenho certeza de que o futuro da música está na inteligência artificial. O que define um artista é a emoção que deseja expressar – e ele vai usar todos os instrumentos modernos para fazer isso'' David Guetta, DJ e produtor francês. Divulgação/ABB Robótica

14 //raio-x //revistalocaweb @revistalocaweb MARCA CHINESA NÃO TEM REPRESENTAÇÃO NO PAÍS, MAS PODE SER ADQUIRIDA EM MARKETPLACE BIANCA BELLUCCI Headphone Haylou S35 ANC oferece bateria para a semana inteira AHaylou é uma marca chinesa especializada em produtos de áudio e dispositivos inteligentes. O maior atrativo da marca para os brasileiros está no custobenefício, como o oferecido pelo Haylou S35 ANC. Por cerca de R$ 240 (taxas não inclusas), é possível ter em mãos um headphone com boa qualidade de som e bateria duradoura. Vale destacar que, embora não tenha representação no Brasil, a empresa conta com loja oficial no AliExpress – que faz entregas no país. Gadgets DISPOSITIVOS QUE PODEM AJUDAR NA SUA VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL Haylou S35 ANC está disponível nas cores branco, preto e laranja e violeta

15 //raio-x //revistalocaweb O grande trunfo do modelo está nas opções de reprodução de áudio, sendo elas: Cancelamento de ruído (ANC), Transparente e Padrão. Na primeira, é possível desfrutar de músicas e chamadas sem interrupções ruidosas. Com a segunda, fica fácil interagir com o espaço sem precisar retirar os fones de ouvido. Já a terceira permite curtir o som enquanto se está atento ao ambiente. O touch localizado no driver direito merece destaque à parte. Ao manter o dedo sobre o painel, o usuário pode temporariamente ativar o modo Transparente, que reduz o volume da música para favorecer os sons do ambiente. Ao tocá-lo três vezes, é possível também acionar a inteligência artificial do dispositivo conectado. Vale ressaltar, ainda, a autonomia da bateria do Haylou S35 ANC. O produto entrega até 60 horas de reprodução com as opções de cancelamento de ruído desligadas e até 40 horas com uma delas ativada. Ao levar em consideração que a jornada de trabalho do brasileiro é de, em média, oito horas diárias, seria possível usá-lo durante os dias úteis sem recorrer ao carregador. Entre os pontos negativos, porém, está o manual de instruções. Ele conta com versões em chinês e inglês, no entanto, para a maior parte do segundo idioma não houve tradução. Outro detalhe é que todas as funções interativas ficam indisponíveis quando o usuário conecta o cabo P2. VEREDITO HAYLOU S35 ANC É UM HEADPHONE BARATO COM CANCELAMENTO ATIVO DE RUÍDO EM DIFERENTES NÍVEIS PARA ÁUDIO E MICROFONE, ALÉM DE AUTONOMIA DE ATÉ 60 HORAS. ESSAS CARACTERÍSTICAS SÃO IDEAIS PARA ACOMPANHAR OS EMPREENDEDORES EM SUAS LONGAS JORNADAS DE TRABALHO. O PONTO DESAGRADÁVEL, NO ENTANTO, É A NECESSIDADE DE PEDI-LO DIRETAMENTE DA CHINA – E A POSSIBILIDADE DE O PRODUTO SER TAXADO AO CHEGAR AO BRASIL. RAIO-X HAYLOU S35 ANC CONEXÃO: BLUETOOTH E P2 PORTA DE ALIMENTAÇÃO: USB-C DURAÇÃO DA BATERIA: 60 HORAS (COM MODOS ANC DESATIVADOS) OU 40 HORAS (COM MODOS ANC ATIVADOS) TEMPO DE CARREGAMENTO: CERCA DE 2,5 HORAS CORES DISPONÍVEIS: BRANCO, PRETO OU COMBINAÇÃO DE LARANJA E VIOLETA PREÇO: CERCA DE R$ 240 SITE OFICIAL NO ALIEXPRESS: http://lwgo.to/1q9 Produto combina design moderno, boas opções de cancelamento ativo de ruídos e preço acessível

16 //opinião //revistalocaweb @revistalocaweb Nascido na Idade Média, o termo “taylor-made” é utilizado para identificar algo feito sob medida. O conceito foi inspirado no nome do profissional responsável por criar roupas customizadas, o “taylor” ou alfaiate, em português. No entanto, qual é a relação entre o alfaiate e o empreendedor digital? O fato é que existem inúmeras estratégias de gestão “taylor made”. Isso diz respeito a produtos e serviços customizados para atender as necessidades específicas de um grupo de consumidores. Já sabemos que a presença digital é muito mais do que uma simples alternativa para o empreendedor expandir seus negócios. Além de gerar leads, aumentar vendas e ampliar capilaridade, para empreender online há muito a se descobrir sobre os hábitos de consumo do cliente. O meio digital tem a capacidade de coletar informações fundamentais sobre a chamada Customer Experience (CX), aumentando as chances de sucesso para qualquer negócio. Com isso, é possível diagnosticar dores, necessidades, possíveis melhorias de processos e até a falta de produtos, serviços ou funcionalidades que complementem a jornada do cliente. A partir desses dados, é possível otimizar custos, melhorar a previsibilidade de receita, aumentar vendas e proporcionar melhorias à experiência do cliente. Tudo isso a partir de soluções que atendam, genuinamente, as necessidades de determinado grupo de consumidores – muitas vezes carentes de soluções sob medida para atingir seus objetivos. Nos últimos 25 anos, os hábitos de consumo sofreram grandes transformações, sobretudo no ambiente digital. Ainda assim, pesquisas recentes apontam que, no Brasil, 72% dos produtos e das soluções digitais não atendem as expectativas de quem os usa. Isso revela que, apesar de as estratégias que colocam o consumidor no centro estarem em alta no meio de tecnologia, ainda parecem estar em estágio embrionário no mercado brasileiro. Seja ao desenvolver uma solução, seja ao aprimorar uma já existente ou mesmo escolher um produto para revender ao consumidor, é essencial ter um olhar sensato sobre o valor que se está entregando. Satisfação do cliente não surge de repente, por acaso. Isso exige compromisso, senso crítico e muita dedicação. Fato que prova que, no final das contas, ainda podemos aprender muito sobre negócios com os alfaiates. Taylor-made: experiência sob medida DENNIS LIMA ESPECIALISTA DE MARKETING DE PRODUTO NA LOCAWEB /dennislima1

Mais eficiência para a sua empresa e equipe Quer um e-mail que conecte pessoas e aumente a performance do seu negócio? Então, conheça o Google Workspace! Veja o que está incluso em todos os planos: Diferencial Locaweb Gmail E-mail para empresas com 30GB de espaço e acesso mesmo sem conexão. Agenda Online, integrada e compartilhada para as equipes. Google Drive Armazene, compartilhe e sincronize seus arquivos online automaticamente. Google Meet Mensagens, chamadas por voz e videoconferências em alta definição. Documentos Crie, edite e revise documentos de texto com sua equipe em tempo real. Criador de Sites Crie sites de forma colaborativa. Planilhas Faça listas, análise de dados e tabelas dinâmicas de forma simples. Apresentações Trabalhe de forma colaborativa para criar lindos slides com parceiros ou equipe. Suporte ao seu alcance Atendimento em português 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custo, por telefone ou chat. Pagamento com boleto Ao optar pelo pagamento com boleto, você garante valor fixo e não expõe sua contratação à variação cambial. Cobrança em Real Pague em Real e não se preocupe com a cotação diária do dólar, nem coma cobrança de impostos, como o IOF. Premier Partners do Google Somos o maior parceiro de Google Workspace Online no Brasil. Escolha o plano ideal para o seu negócio:

18 //opinião //revistalocaweb @revistalocaweb Operfil do consumidor vem se transformando ao longo dos últimos anos. O que antes, para as empresas, significava apenas vender um produto ou serviço, hoje se estende à necessidade de garantir uma boa experiência ao cliente. Em um mercado de muita competitividade, atrair novos clientes é importante, mas fidelizar os atuais pode ser ainda mais recompensador. Consumidores encantados compram fielmente e com maior recorrência, o que diminui o custo de aquisição e a duração do ciclo de vendas. De acordo com a pesquisa "Think Consumer Goods", feita pela Offerwise e divulgada pelo Google, 64% dos brasileiros não são fiéis às marcas. Isso evidencia a imensidão de oportunidades de negócio que as empresas perdem por conta da falta de estratégias capazes de encantar e fidelizar clientes. As PMEs que ainda não implementaram o “encantamento" em sua cultura podem acabar ficando para trás. Então, aqui vão algumas dicas: Conheça seu cliente Quanto mais você souber sobre ele, mais personalizada será a experiência oferecida. Saiba quais são as reais necessidades e os desejos de seus consumidores. Colha feedbacks, faça pesquisas, converse e escute atentamente. Supreenda Ações inusitadas criam conexão e memórias afetivas. Ofereça brindes, envie uma mensagem de agradecimento, compartilhe sua newsletter, crie descontos especiais ou um programa de fidelidade, por exemplo. Atendimento humanizado Essa é a chave para manter a proximidade com o consumidor. Garanta a satisfação na resolução de problemas e treine sua equipe para ser atenciosa, empática e proativa. Cultive um relacionamento próximo, honesto e transparente com seus clientes. Qualidade em primeiro lugar Assegurar a qualidade do seu produto ou serviço consolida a confiança do cliente e alimenta relações de longo prazo. O segredo é sempre superar as expectativas do consumidor e seguir inovando. Encantar o consumidor é uma tarefa contínua, que depende da construção de uma relação sólida, baseada na confiança e na entrega de valor. O resultado disso é um cliente engajado e apaixonado pela marca – e que fielmente a recomenda para outras pessoas. Essa propaganda forte e gratuita é capaz de atrair muitos novos clientes, aumentar a receita e garantir crescimento saudável para o negócio. Experimente a magia do encantamento e colha resultados surpreendentes! A magia do encantamento do cliente: construindo relações duradouras GIULIA BARBOSA ANALISTA DE MARKETING NA LOCAWEB /giuliabarbosa

Receba em casa 12 edições inéditas por um ano. Assine a revista Locaweb e saiba como. *Preços válidos até 31 de julho de 2023. Sujeito à disponibilidade de estoque. Fretes não inclusos. Reservamos o direito de corrigir eventuais erros de divulgação nesta edição. Parcelamento em 12x no cartão de crédito. Empreenda e ganhe dinheiro no mundo digital. conheça e aprenda com as lições de mestres. ou 12x R$ 15, 10 ou 10x R$ 17, 94 por R$ 180, 20 por R$ 179, 40 (11) 3038-5050 (11) 95186-4134 www.europanet.com.br •Preto & Branco •Uso da Cor •Segredos do Foco •Como Usar o Drone •Domine a Exposição •Paisagem Noturna São seis volumes que reúnem as melhores matérias publicadas pela revista Fotografe sobre os assuntos abordados com muitas dicas de fotógrafos renomados.

@revistalocaweb //revistalocaweb 20 //capa / 25 anos da locaweb

21 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb Empresários de sucesso, como Bill Gates, fundador da Microsoft, defendem que errar é fator essencial na vida de qualquer empreendedor. Afinal, o erro favorece um momento para refletir sobre novas decisões e até mesmo identificar outras oportunidades de mercado. A Locaweb é um exemplo de empresa que surgiu após um fracasso – e não é spoiler dizer que, dessa vez, deu tudo certo. Em 1997, Gilberto Mautner estava no Vale do Silício, porém insatisfeito, como um trabalhador braçal na Andersen Consulting (atual Accenture). Apesar da formação em Engenharia Eletrônica, passou cerca de seis meses apenas instalando programas em computadores. Enquanto isso, no Brasil, seu primo Claudio Gora pulava de área em área da empresa têxtil do pai sem encontrar nada que conseguisse fisgá-lo. Uma característica interessante da dupla é que cada um deles tem aptidões totalmente diferentes. Gilberto é apaixonado por informática e programação desde os 13 anos, quando ganhou seu primeiro computador, o TK85. Já Claudio sempre simpatizou pelo lado da criatividade e do mundo do marketing. DESCUBRA COMO A EMPRESA FAMILIAR CRESCEU, SOBREVIVEU AO ESTOURO DA BOLHA DA INTERNET E TORNOU-SE PIONEIRA EM SERVIÇOS DE INTERNET NO BRASIL BIANCA BELLUCCI E MARCELLA BLASS

22 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb @revistalocaweb O rumo da vida profissional dos dois começou a mudar assim que Gilberto voltou para São Paulo (SP). Ele sugeriu a união de sua parte técnica à experiência de criação e confecção do primo para criar um negócio digital. Mesmo sem conhecimento profundo em informática, Claudio não hesitou e aceitou a proposta. Com um aporte de US$ 30 mil, feito por Michel Gora (pai e tio da dupla), surgiu o Intermoda: um portal de negócios voltado para o setor têxtil brasileiro. A plataforma, no entanto, fracassou quatro meses depois. “O que aconteceu é que o projeto nasceu muito antes do tempo para que tivesse aderência”, lembra Gilberto. No entanto, o principal serviço oferecido pela Intermoda era a criação de sites para empresas do segmento. Foi então que Michel lançou o questionamento: “Por que não expandimos nossa visão e fazemos sites para todos?”. Como uma nova rota, Gilberto começou a buscar o que havia fora do país que pudesse potencializar tal ideia. Ele acabou descobrindo nos Estados Unidos uma prática chamada de hosting, que ainda era uma tecnologia pouco explorada no Brasil. Foi assim que nasceu a Locaweb, em 1998, como pioneira em hospedagem de sites no país. Com 25 anos de história, atualmente, a companhia conta com mais de mil funcionários. Tem também mais de 340 mil sites hospedados em seus 25 mil servidores. Apesar da grande infraestrutura, o olhar da Locaweb segue voltado para os pequenos e médios negócios. O início O primeiro escritório da empresa de hospedagem estava localizado dentro da fábrica têxtil de Michel. Entre a mesa de corte e a sala de máquinas de costura, Claudio e Gilberto acomodavam-se com seus respectivos computadores. Além da dupla, um estagiário completava a equipe. “Nossos gastos eram poucos. Trabalhávamos de graça, tínhamos apenas um funcionário e não existia a necessidade de pagar aluguel”, recorda Gilberto. “Sem contar que demoramos cerca de um ano e meio para começar a tirar alguma coisa, pois o Claudio tomou a decisão de investir em marketing tudo o que nos sobrava.” O objetivo era fazer com que a marca se tornasse conhecida no mercado. “Foi desafiador eleger uma única lembrança memorável dos meus 19 anos como locaweber. A que acredito, porém, que seja a mais marcante ocorreu em 2010, quando migramos de um condomínio empresarial para a nossa sede, que passou a abrigar o novo data center. A mudança foi a materialização dos nossos valores, uma conquista que nasceu por meio de paixão e muito trabalho em equipe. Além de ter sido um dos momentos em que mostramos ao mercado quão grandiosos tínhamos nos tornados” Glauco Oliveira, gerente executivo de atendimento e processos Os fundadores Gilberto Mautner e Claudio Gora entre servidores nos primórdios da Locaweb

23 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb como os que estavam sendo propostos? Nem aqui, nem na China”, brinca Gilberto. Na contramão do cenário, a Locaweb seguiu seu caminho e apresentou crescimento exponencial por causa da bolha. Isso porque o tal boom da internet fez com que a imprensa só falasse disso, atraindo olhares de quem não tinha ideia do que era a tecnologia. “O estouro foi muito favorável para nós, pois mostrou para as pequenas e médias empresas que elas também poderiam estar online”, conta Claudio. Em 2000, a companhia tinha cerca de 20 funcionários. No final do ano, já eram mais de 100 pessoas atendendo a 10 mil clientes. Como consequência, precisou mudar Com o dinheiro do lucro, a Locaweb começou a aparecer em anúncios de revistas e outdoors. Mais do que a divulgação, o que chamou a atenção das pessoas foram os preços praticados. Desde o início, a ideia era democratizar um serviço considerado caro. Por isso, os primos criaram pacotes “que muitos usariam pouco e poucos usariam muito” – conceito que segue em voga até hoje. “Dessa forma, conseguimos dividir a proporção de custos e podemos cobrar barato por um serviço de qualidade”, conta Claudio. Outro detalhe que promoveu o crescimento da empresa foi a mentoria de Michel. Isso permitiu aos fundadores permanecer com os pés no chão e não cair no golpe da bolha da internet, que condenou companhias promissoras dentro e fora do Brasil. BOOM! Em 2000, aconteceu o estouro da bolha da internet. O termo se refere ao superaquecimento do mercado, e não apenas faz alusão ao crescimento, mas também ao fato de que poderia explodir a qualquer momento. À época, o universo virtual não parava de inflar, principalmente por causa dos investidores que apareciam com montantes irreais para injetar nas empresas, prometendo que a web era o futuro e que o lucro seria incalculável. A história não foi diferente com a Locaweb. Vários investidores surgiram e disseram que para crescer era necessário se endividar. Experiente, Michel achou tudo isso um absurdo e garantiu que a dupla não precisava desse empurrão. Afinal, a empresa já gerava caixa e poderia se sustentar sozinha. “Se endividar no Brasil a níveis estratosféricos Um dos primeiros logotipos da Locaweb. A versão traz Bellboy, o mascote da empresa, em destaque “A reputação sólida da Locaweb no mercado tem sido uma grande vantagem para meu negócio, pois consigo transmitir credibilidade aos meus clientes. Eles sabem que estão lidando com uma empresa confiável, que oferece soluções de qualidade. Além disso, o atendimento preferencial faz toda a diferença, porque não só facilita a resolução de problemas, mas também a contratação de novos serviços. O suporte rápido e eficiente torna todo o processo mais ágil e eficaz” Michele Mendes, sócia-proprietária da Evernet

24 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb @revistalocaweb de escritório duas vezes e repensar a profissionalização do negócio. Criar lideranças em cada departamento foi o primeiro passo de transição de uma empresa familiar para uma que, futuramente, seria listada na Bolsa de Valores. “Quando se tem 20 funcionários dividindo uma única sala, os fundadores têm contato direto e não precisam de um elo intermediário. Agora, quando há 100 colaboradores, não dá mais para falar com todos. E mais do que isso: não é possível avaliar as pessoas, identificar quais são suas habilidades e como podem crescer junto com a empresa. É necessário um papel de gerência”, explica Gilberto. UM PARALELO ENTRE A HISTÓRIA DA LOCAWEB E O QUE OCORRIA NO UNIVERSO DA TECNOLOGIA À ÉPOCA: Linha do tempo “Utilizamos os serviços de hospedagem e e-mail marketing da Locaweb e estamos muito satisfeitos. Ao longo dos últimos 25 anos, eles têm nos potencializado com leads, indicando produtos novos e fortalecendo nossa reputação no mercado. Essa parceria tem sido fundamental para o crescimento da nossa agência” Edson Ferreira Rosa, diretor comercial da ADCR de Caprio À época, todas as figuras centrais do negócio eram da família Gora. Os fundadores continuaram trabalhando em conjunto com os novos funcionários, dando as diretrizes. Essa nova dinâmica de organização foi suficiente para alavancar e mudar o rumo da Locaweb, que passou de uma empresa de hospedagem para um business de Software as a Service (SaaS). O primeiro grande passo nesse sentido ocorreu em 2003, quando a companhia apresentou soluções de data center e serviços de e-mail ao mercado. Tecnologias pioneiras A ampliação do portfólio fez com que a Locaweb tivesse um papel importante no avanço do setor de tecnologia no Brasil. Diante das abordagens da companhia, seus profissionais têm domínio em pontos como cloud, hospedagem de sites, data center e muitos outros. Por falar em data center, a Locaweb também foi pioneira ao inaugurar um sistema proprietário. Em 2006, todo seu conteúdo estava armazenado na Embratel – única empresa à época que tinha um data center no Brasil capaz de atender a demanda de mais de 600 servidores. Porém, após uma mudança de acionista, a Embratel decidiu cobrar o triplo pelo serviço. Mais uma vez, Michel provocou a dupla: “Por que não fazemos um data center próprio?”. Gilberto achou que a ideia era de louco e garantiu que não tinha capacidade para executála. Afinal, sua área era outra, e um data center pode ser Os primeiros anos de jornada da Locaweb contaram apenas com Claudio Gora, Gilberto Mautner e um pequeno grupo de especialista

25 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb “Mais do que isso, agora tínhamos um cartão de visitas: o data center mais avançado da América do Sul na época, com capacidade para 4 mil servidores”, informa Gilberto. Dois anos depois, a Locaweb saiu na frente da concorrência novamente, com o lançamento da plataforma de cloud computing. A empresa foi a primeira no Brasil a oferecer a solução. Nessa tecnologia, o armazenamento de dados é feito em servidores que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento, sem a necessidade de instalação de programas ou de backup no computador. Empresa de grande porte Após um ano treinando os diretores de cada área, a maior parte da família Gora decidiu que estava na hora de se desligar do dia a dia da Locaweb. A partir de 2007, quatro dos cinco sócios – além de Claudio e Michel, os outros dois primos Ricardo e Andrea – criaram e passaram a participar apenas do Conselho de Administração, que contava também com membros do mercado. Esse movimento aconteceu de maneira bastante natural. “A principal pergunta que cada um se fez foi: ‘Eu sou o melhor para 1997 Locaweb Gilberto Mautner e Claudio Gora compram um servidor na Califórnia (EUA) para colocar no ar o Intermoda. A ideia, inovadora para a época, serviu para entender em qual direção apostar. Mundo O Instituto Roslin, na Escócia, obtém sucesso na primeira clonagem de um mamífero a partir de uma célula adulta. Trata-se da ovelha Dolly. “O IPO da Locaweb, em 2020, é um baita marco, porque mostrou toda sua maturidade – indo de uma pequena empresa para este organismo gigantesco. Fico muito feliz por estar há 16 anos na companhia, o que representa mais da metade do tempo de vida da Locaweb. Sinto um orgulho enorme de ver toda essa transformação e por fazer parte de tudo isso. Espero poder contribuir ainda mais para esse progresso” Rodrigo Hortenciano, analista de marketing e social media considerado como o sistema nervoso de uma empresa. Trata-se de um ambiente projetado com a finalidade de abrigar servidores e bancos de dados, processando grandes quantidades de informação. Ele é composto por equipamentos de processamento e armazenamento de conteúdo, além de sistemas de ativos de rede, como switches e roteadores. Michel, por sua vez, insistiu na ideia. Para provar que era possível, tratou de visitar data centers dentro e fora do país. Reunindo o que cada um tinha de melhor, foi capaz de montar o próprio data center. Foi assim que, seis meses após o anúncio do aumento de valor, a Locaweb já não contava mais com uma única máquina dentro da Embratel. Em 2004, a Locaweb apresentou seu novo logotipo, mais moderno e próximo da identidade visual que a empresa assume hoje em dia

26 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb @revistalocaweb direção e estabelecer metas de longo prazo. Gilberto foi o sócio que permaneceu em atividade, atuando como CEO entre 2007 e 2013. Quando decidiu deixar o dia a dia da operação, cedeu o cargo a Flavio Jansen, que fazia parte do Conselho de Administração. O executivo foi convidado para a primeira formação do grupo por ter se destacado como presidente do Submarino.com – durante o IPO da empresa na Bovespa e a fusão com a Americanas, que resultou na criação da companhia B2W. “Por padrão, a função de CEO é difícil de ser substituída. No caso da Locaweb, era ainda mais complicado por ser a primeira sucessão de 1998 Locaweb Surge a Locaweb com uma proposta simples: “Você quer ter um site? Inscreva-se aqui”. Mundo Steve Jobs sobe ao palco para anunciar o iMac G3, novo computador da Apple com formato ovalado e visual minimalista. “Ao buscar parceiros que oferecessem um ambiente rápido e de fácil acesso à comunicação, encontramos a Locaweb. Conseguimos realizar a migração de nossos serviços em tempo recorde e a um baixo custo, permitindo a escalabilidade de nosso produto” Gabriel Oliveira, CTO da Leek Soluções ocupar essa área?’”, lembra Claudio. “Eu fiz muito bem a parte de branding e tornei a marca conhecida, mas chegou um ponto em que já não sabia se era o melhor para tocar a área. Então, procurei a pessoa que fosse ideal para me substituir”, completa. É válido destacar que a ideia por trás da mudança era dar um “punch” de mercado na empresa, mas sem perder a tradição. Até o momento, as decisões eram tomadas pelos fundadores, que também eram os diretores e os conselheiros. A reestruturação buscou uma governança mais típica de uma companhia de grande porte, com cargos específicos de gerência e diretoria e um conselho misto, para dar um integrante de fora da família. Era uma mudança que envolvia bastante risco. Porém, fui fundador, diretor e CEO do Submarino até sair da empresa, em 2007, e achei que fosse o momento de uma jornada mais longa como presidente”, lembra Flavio. Em 25 anos, a Locaweb teve quatro CEOs: Michel Gora, Gilberto Mautner, Flavio Jansen e Fernando Cirne. O terceiro no cargo afirma que as trocas sempre foram bem planejadas, buscando renovação. “Costumamos brincar que tivemos a felicidade de a próxima pessoa conseguir levar a companhia mais longe e ampliar o escopo em relação ao anterior. E tudo isso sem causar traumas, pois é muito Flavio Jansen foi CEO da Locaweb entre janeiro de 2013 e março de 2018, porém faz parte do Conselho de Administração da empresa há mais de 15 anos

27 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb 1999 Locaweb A empresa cresce tão rápido que conquista os primeiros mil clientes em apenas um ano. Mundo Sean Parker e Shawn Fanning lançam o Napster, programa de compartilhamento de arquivos mp3 e que revolucionou a indústria musical. “Sou grata pela constante inspiração e pelo suporte da Locaweb ao longo da minha jornada. A parceria foi fundamental para meu crescimento. Com sua proximidade com os parceiros e a ampla variedade de produtos, pude identificar novas oportunidades de negócio. Essa experiência despertou em mim as capacidades de adaptação e resiliência, ampliando minha mentalidade empreendedora” Cláudia Nunes de Freitas Mourad, fundadora e desenvolvedora da Clicsites comum que essa transição não aconteça de um jeito tranquilo”, avalia Flavio. De olho nas tendências O ano de 2010 marcou uma nova estruturação na Locaweb. O grupo de private equity Silver Lake comprou uma participação minoritária na empresa. Com sede nos Estados Unidos, a investidora ficou conhecida por apostar em gigantes de tecnologia como Alibaba, Dell e Skype. Fernando Cirne, atual CEO da Locaweb Company, assumiu a função em 2018 — após atuar como CMO e diretor de unidade Disciplina financeira Uma das grandes características da Locaweb é que ela cresceu pelas próprias pernas. E ter assumido esse perfil financeiro conservador foi muito importante para o sucesso da companhia. “O Brasil não é um país de ciclos suaves. Estamos falando de ciclos brutos, como os de 2000, 2008 para 2009, 2015 para 2016, e 2020. No entanto, como a Locaweb sempre teve disciplina financeira e focou em ser saudável, conseguimos seguir investindo”, diz Flavio Jansen, membro efetivo do Conselho de Administração da Locaweb. “Com isso, independentemente do ciclo econômico, a empresa consegue manter os investimentos em aquisições e em desenvolvimento de sistemas e pessoas. Nunca houve um ano em que tivemos que abrir mão disso.”

28 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb @revistalocaweb 2000 Locaweb Enquanto a “Bolha da Internet” rompe, a Locaweb passa ilesa: quadruplicou de tamanho e atingiu 10 mil clientes. Mundo Os pendrives substituem disquetes e CDs, tornando-se essenciais para armazenar dados. A transação foi inspirada pelo interesse dos investidores gringos na expansão acelerada da internet no país, enquanto a empresa brasileira visava consolidar sua liderança no setor e expandir por meio de aquisições. Vale lembrar que, desde a fundação, a companhia sempre buscou investir em novos produtos e desenvolver tecnologias para ajudar o empreendedor digital. Afinal, diferentemente das grandes empresas, as PMEs não costumam ter muitos departamentos. O fundador é quem faz as vezes de recursos humanos, marketing e finanças, por exemplo. Sendo assim, o ideal é poder contratar todos os serviços necessários em um único lugar – e o objetivo da Locaweb era tornar-se essa One Stop Shop. “Normalmente, o cliente que está aqui não é nativo de comércio. É um cliente de serviço – como advogado, dentista ou profissional liberal. A ideia, então, foca em como tornar esse consumidor mais produtivo e presente na internet, mais capilar”, pontua Higor Franco, vice-presidente de BeOnline/SaaS. Bom exemplo dessa mentalidade é o lançamento do Criador de Sites – um produto de hospedagem “saassificado”, como define Higor –, em 2013. Na prática, trata-se de uma solução SaaS que facilita, de ponta a ponta, o processo de construir um site (usando templates no estilo “arrasta-e-solta”) e colocá-lo e mantê-lo no ar. Em resumo, é uma experiência completa e automatizada via software. Mas o portfólio da Locaweb não para por aí. Hoje, ele inclui Criador de Sites; hospedagem; registro de domínios de sites com diversas extensões disponíveis; e-mail profissional; ferramenta de e-mail marketing; SMTP; ferramenta para conversão de leads; cloud computing e muito mais. Quando o assunto é produtos novos, que nenhuma ou poucas empresas ofertam no mercado, a Locaweb tende Higor Franco, vice-presidente de BeOnline/ SaaS na Locaweb, destaca como a empresa se preocupa em tornar o cliente mais produtivo e presente na internet “São tantos momentos memoráveis. A Locaweb é um exemplo de cultura de coesão e paixão em entregar o melhor, sempre. Obviamente que há inúmeros desafios no dia a dia de uma operação deste tamanho, mas nunca deixamos de acreditar que, por meio das pessoas, podemos evoluir e continuar transformando o ambiente de negócios para pequenas e médias empresas” – Higor Franco, vice-presidente de BeOnline/SaaS

29 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb a valorizar o desenvolvimento interno. Agora, em casos de cenários já consolidados, com players concorrentes, uma das estratégias da empresa é absorver produtos validados e sua base de clientes por meio das aquisições. “É inevitável que tenhamos ido mais para o mundo de startups. À medida que se está com caixa, capacidade de expansão e todos esses empreendedores e talentos muito conectados nesse mundo, nós também nos conectamos”, analisa Higor. A Locaweb começou a experimentar esse mundo em 2012. Na época, adquiriu parte da Eventials, uma ferramenta para transmissão de vídeos online. A primeira aquisição, de fato, se deu com a plataforma de e-commerce Tray. Como parte da cartela de clientes da Locaweb era composta por varejistas, muitos apresentavam a demanda por uma loja virtual. Mais aquisições Após a compra da Tray – que marcou a entrada da companhia no mercado de e-commerce –, foi a vez da plataforma de marketing de relacionamento digital AlliN (atual Wake Experience) ser adquirida, em 2013. A Yapay, especialista em meios de 2003 Locaweb A companhia lança a própria solução de e-mail e dá início à atuação no mercado de Software as a Service (SaaS). Mundo Matrix Reloaded, terceiro filme da saga, tem recepções mistas, uma vez que deixa mais perguntas do que respostas nos espectadores. Unidades de negócio Perto do final de 2014, a Locaweb estava forte em hospedagem e muito bem resolvida quanto a isso. Porém, tanto a AlliN (atual Wake Experience) quanto a Tray não se encaixavam totalmente nesse modelo. “Então, pensamos que em vez de tentar incluí-las, faria mais sentido dar autonomia para elas. Foi assim que evoluímos para o modelo de unidades de negócio”, conta Flavio Jansen, membro efetivo do Conselho de Administração da Locaweb. Com o desenho das unidades de negócio esquematizado, a formalização deu-se dois anos depois – quando a companhia passou a comunicar o modelo para o mercado. “Um ponto interessante dessa história é que fizemos a mudança pensando na estrutura organizacional. Porém, logo descobrimos – mais por sorte do que por juízo – que também fazia sentido do ponto de vista do cliente”, lembra Flavio. Lição que não foi esquecida. Data Center da Locaweb, na sede da empresa, em São Paulo

30 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb @revistalocaweb 2006 Locaweb A empresa investe em IP Communication e constrói o primeiro data center próprio, com capacidade para 4 mil servidores. Mundo Nasce o Twitter. A rede social, caracterizada por um pássaro azul, permite compartilhar mensagens de até 140 caracteres. “Iniciamos nossa jornada na web em 1996, com o portal de turismo www.paraty.com.br. Era o início da internet comercial no Brasil, e a migração do site para a hospedagem da Locaweb nos mostrou porque a empresa se destacava no mercado. Desde então, utilizamos o serviço em diversos projetos próprios e recomendamos para nossos clientes. A Locaweb foi fundamental para o crescimento do negócio ao oferecer produtos alinhados ao nosso propósito. Somos gratos pela parceria duradoura e estamos confiantes em alcançar o sucesso com a ajuda contínua da Locaweb” Elizabeth e Ricardo Gaspar, sóciosdiretores na Agência PWI Web Studio pagamento, entrou para a lista em 2018 (atual Vindi). Na sequência, em 2019, a Locaweb adquiriu a Kinghost, uma das maiores empresas de serviços de internet e hospedagem de sites no Brasil, e a Delivery Direto, negócio com soluções SaaS que ajudam na gestão e no delivery de restaurantes. Fevereiro de 2020 marcou o momento em que a Locaweb tocou o sino na B3, a bolsa de valores brasileira, tornando-se uma empresa de capital aberto. A partir daí, a veterana da internet continuou a ampliar seu escopo em soluções digitais por meio de novas aquisições. No mesmo ano, mais quatro unidades entram para a família: Social Miner, especializada em vendas de e-commerce com uso de big data, machine learning e inteligência artificial; Etus, plataforma completa de gestão de redes sociais e marketing digital; Melhor Envio, solução de frete para otimizar a gestão de logística de PMEs; e Ideris, um integrador completo de marketplace para gerenciar a operação no comércio eletrônico. O ano de 2021 também foi bastante agitado. Janeiro marcou a compra da ConnectPlug, uma gestão empresarial completa para empreendedores. Em seguida, foi a vez da Dooca, plataforma de lojas virtuais para PMEs, e da Credisfera, de crédito para pequenos e médios negócios. Logo, Samurai, Bling, Bagy e Octadesk entram para o time, fortalecendo o braço de E-commerce e Relacionamento da Locaweb. No mesmo ano, chegam a Vindi e a plataforma de marketing de influência Squid. Em 2022, a Síntese complementou o portfólio da companhia. Com a abertura de capital e as diversas aquisições, não demorou para a companhia enxergar a necessidade de um rebranding. “A partir do Locaweb abriu capital na bolsa de valores com a oferta pública inicial (IPO) de maior sucesso da América Latina em 2020

31 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb 2008 Locaweb Locaweb sai à frente da concorrência com a plataforma de cloud computing, que virtualiza toda a estrutura de servidor. Mundo A falência do banco norte-americano Lehman Brothers marca a aceleração de uma crise financeira mundial. soluções completas e modulares para negócios de todos os tamanhos e de todas as maturidades", conta Fernando Cirne, CEO da Locaweb Company. O reposicionamento foi importante para a companhia A evolução da Locaweb criou um ecossistema completo de soluções integradas, e que pertencem à Locaweb Company, focadas na jornada de crescimento dos clientes Ecossistema de Soluções Digitais locawebcompany Retenção e Fidelização Plataforma de Commerce SMB Plataforma de Commerce Enterprise Logística Geração e Conversão de Leads Serviços Financeiros Gestão Pagamentos LEARNING momento em que temos 4 mil colaboradores e a maior parte deles não é da unidade original, de hospedagem, é chegada a hora de se reorganizar”, conta Flavio. Esse cenário somou-se ao desejo de mostrar ao mercado a ascensão de uma startup pioneira para um grupo consolidado. Assim, em março de 2022, surgiu a marca Locaweb Company. "Consolidamo-nos como um ecossistema de marcas integradas que oferece

32 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb @revistalocaweb 2010 Locaweb Locaweb recebe investimentos da Silver Lake e expande operações. É implantado o segundo data center próprio, com capacidade para 25 mil servidores. Mundo O primeiro iPad é apresentado. Seu lançamento, meses depois, leva uma legião de fãs a acampar em frente às lojas da Apple nos EUA. A Chefa tá On Em junho de 2021, a Locaweb lançou o programa de mentoria 'A Chefa Tá On', voltado para empreendedoras de todo o Brasil que são clientes da empresa. O projeto, totalmente gratuito, foi ministrado por executivas da companhia e suas unidades de negócio, com objetivo de empoderar, incentivar e preparar as marcas por meio da tecnologia. Para isso, todas as selecionadas ganharam a licença para usar os produtos da Locaweb, gratuitamente, por um ano. Nos encontros, foram trabalhados temas como liderança e gestão de pessoas, apoio jurídico para vendas online, como conquistar e manter clientes, finanças, marketing, redes sociais, vendas, relacionamento e design. As mulheres selecionadas eram fundadoras e líderes (dos mais diversos segmentos) que precisavam de apoio para desenvolver e prosperar seus negócios. Além de usar os serviços e participar dos encontros, a ideia era que elas tivessem acesso a mentorias personalizadas durante todo o ano para não caminharem sozinhas. reorganizar o portfólio e definir o papel de cada marca que compõe o grupo — maximizando o potencial de criação de valor e simbiose entre elas. A partir daí, a Locaweb Company passou a contar com uma estrutura híbrida, na qual algumas marcas se relacionam entre si, conferindo ao cliente soluções congruentes e complementares. “A Locaweb foi essencial na minha carreira. Comecei como Consultor Comercial e passei por Executivo de Vendas e Coordenador até chegar ao Programa de Afiliados. Quando cheguei, duvidei das informações do RH sobre o clima e a cultura incríveis, mas logo percebi que tudo aquilo e muito mais era real. Encontrei colegas que me ajudaram a crescer e se tornaram amigos para a vida toda. Sou grato à Locaweb por proporcionar um ambiente incrível, que me permite ser um profissional melhor a cada dia” Leonardo Lemos, coordenador Programa de Afiliados Raquel Dalastti, diretora da Locaweb, reitera como a companhia está na linha de frente da chamada Cultura de Inovação

33 //capa / 25 anos da locaweb //revistalocaweb de estratégia vai além de trazer inovações por si só, mas também novidades que simplifiquem as jornadas dos clientes. A equipe de Negócios e Produtos da Locaweb está constantemente explorando novas possibilidades, descobrindo ferramentas, fornecedores e tecnologias. A partir desse trabalho, são realizados estudos aprofundados para entender e avaliar a compatibilidade de determinada novidade com o 2012 Locaweb Fernando Cirne, atual CEO da Locaweb, entra na empresa como vice-presidente de marketing. Mundo Google Drive é lançado. O serviço de armazenamento em nuvem oferece 5 GB de espaço gratuito aos usuários. “O que me marcou no meu primeiro dia, em 2006, foi o tamanho da empresa na época, as áreas organizadas, o Bill Gates na home do site indicando a Locaweb como parceria de qualidade no Brasil. Neste dia, pude perceber onde estava e as oportunidades que teria no futuro. Desde então, venho trilhando minha carreira em uma empresa fantástica e aproveitando cada oportunidade. É um excelente local para se trabalhar! Sempre Locaweber!” Heric Tilly, gerente de engenharia de produtos nosso principal desafio é equilibrar esses dois pontos: sustentar com qualidade uma tecnologia consolidada enquanto olhamos para novos mercados", conta Raquel. Dentro dessa missão, a Locaweb tem em sua estrutura um time dedicado a identificar novidades. A empresa busca trazer coisas novas a partir da estratégia de inovação incremental, cuja base é a seguinte pergunta: “como o cliente pode fazer o que ele sempre fez, mas de uma maneira mais simples?”. Aqui, simplesmente funcionar não é o suficiente. A ideia é otimizar o tempo dele. "Por isso, os serviços têm que ser cada vez mais disponíveis, a informação real time e a disponibilização do serviço rápida", aponta Raquel. Sendo assim, o ponto central desse tipo Caçadora de inovação A Locaweb tem o pioneirismo em seu DNA. “Hoje, estamos na linha de frente de um conceito chamado de Cultura de Inovação, que nada mais é do que a famosa ‘tentativa e erro’. E a empresa já nasce disso, de um projeto que não deu certo, mas que não parou por ai", destaca Raquel Dalastti, diretora da Locaweb. A companhia sempre se posicionou para olhar movimentos no exterior e entender como poderia aplicá-los no Brasil, apoiando a aceleração tecnológica no país. A Locaweb tem uma base tecnológica consolidada — e a responsabilidade de mantêla funcionando —, porém, também assume um olhar dedicado a descobrir o que há de novo. "Atualmente, Mariana Cigerza, gerente de marketing de produtos na Locaweb, conta como a equipe de Negócios e Produtos está sempre explorando e descobrindo tecnologias

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