Locaweb Edição 137

#137 ANO 17 Google Seu negócio no topo do DIEGO IVO, CEO DA CONVERSION, E OUTROS ESPECIALISTAS EXPLICAM COMO USAR AS DIRETRIZES E-E-A-T PARA COLOCAR SUA MARCA ENTRE OS MELHORES RESULTADOS DE PESQUISA. Black Friday A hora é agora Saiba como se preparar para uma das datas mais importantes do varejo nacional Presidente do Sebrae destaca cenário positivo para MPEs no Brasil E, ACREDITE, É MAIS FÁCIL DO QUE PARECE!!!

//revistalocaweb #137 // Ano 17 (2023) SEU NEGÓCIO NO TOPO DO GOOGLE #137 ANO 17 R$15,90 Google Seu negócio no topo do DIEGO IVO, CEO DA CONVERSION, E OUTROS ESPECIALISTAS EXPLICAM COMO USAR AS DIRETRIZES E-E-A-T PARA COLOCAR SUA MARCA ENTRE OS MELHORES RESULTADOS DE PESQUISA. Black Friday A hora é agora Saiba como se preparar para uma das datas mais importantes do varejo nacional Presidente do Sebrae destaca cenário positivo para MPEs no Brasil E, ACREDITE, É MAIS FÁCIL DO QUE PARECE!!! Coordenação Editorial: Liliane Oliveira Editora Europa Diretor Executivo: Luiz Siqueira Editores: Marcella Blass, Paulo Basso Jr. e Sérgio Vinícius Editor de Arte: Alexandre Dias (Nani) Redação: Bianca Bellucci e Maria Beatriz Vaccari Revisão: Jaciara Carneiro Publicidade São Paulo: publicidade@europanet.com.br Negócios de Publicidade: Angela Taddeo A Revista Locaweb é uma publicação da Editora Europa Ltda. e do departamento de Marketing Institucional da Locaweb Serviços de Internet. A Editora Europa não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios de terceiros. Abocanhe seu espaço C om uma quantidade imensa de conteúdo pipocando na internet a todo momento, o fator qualidade nunca foi tão importante. Isso tornou imprescindível que as empresas que desejem se destacar nos buscadores sejam capazes de produzir informações de primeira. Para auxiliar os empreendedores nessa jornada, a reportagem de capa desta edição da Revista Locaweb traz um guia completo sobre o E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness.) Diego Ivo, CEO da Conversion, e outros especialistas explicam como essas diretrizes, criadas pelo Google, têm norteado a produção de conteúdo em sites e blogs que buscam o topo dos resultados de pesquisa. Logo na sequência, a reportagem sobre a Black Friday traz dicas de especialistas para o seu negócio se destacar. Cada vez mais relevante para o varejo nacional, a data não deve ser negligenciada ou ignorada – até porque é uma excelente oportunidade para mostrar sua marca e conquistar clientes fiéis que voltarão ao longo do ano todo. Já na seção Entrevista, Décio Lima, presidente do Sebrae, aponta o cenário positivo para a atuação de micro e pequenas empresas no Brasil. Além disso, destaca a importância da tecnologia e da presença digital no dia a dia desses negócios tão importantes para a economia nacional. Boa leitura! 4 //ao leitor Raquel Dalastti Diretora na Locaweb raquel-caruso-dalastti

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Entrevista Décio Lima Radar Novidades, números e curiosidades da tecnologia Raio-X Smart TV Samsung UHD 4K CU7700 Opinião Como saber em quais canais minha marca deve estar? Opinião IA, dados e criatividade humana no setor publicitário Matéria de capa Google E-E-A-T Reportagem Black Friday Inovação Startups nacionais e estrangeiras com ideias disruptivas Top 5 Ferramentas para produção de conteúdo Multimídia As dicas de empreendedorismo do universo digital Profissionais de internet Prestadores de serviços que podem auxiliar seu negócio Tendências Soluções tecnológicas com potencial de revolucionar o mercado 8 12 14 16 18 20 32 40 44 46 48 50 Para falar com a redação: (11) 3544-0444 Para fazer sua assinatura: (11) 3038-5050 locaweb@europanet.com.br Sumário 20

entrevista 8 //entrevista //revistalocaweb @revistalocaweb

9 //entrevista //revistalocaweb Pequenos gigantes Celebrado em 5 de outubro, o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) reforça a importância dos pequenos negócios para a economia brasileira. Dados do Sebrae mostram que esse grupo representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e é responsável por quase 80% das vagas de emprego abertas no país. “As MPEs são 99% de todos os empreendimentos no país e assumiram um papel de protagonismo na economia, com números positivos na geração de emprego e renda e no desenvolvimento do Brasil”, explica Décio Lima, presidente do Sebrae. “Quando abrimos a porta das nossas casas, não vemos as chaminés das fábricas; nos deparamos com a padaria, com a frutaria e com a pequena quitanda”, destaca. DÉCIO LIMA, PRESIDENTE DO SEBRAE, FALA SOBRE O CENÁRIO ATUAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS TEXTO: MARIA BEATRIZ VACCARI | FOTOS: DIVULGAÇÃO 75% das micro e pequenas empresas no Brasil utilizam ferramentas digitais para impulsionar as vendas

10 //entrevista //revistalocaweb @revistalocaweb Qual é o balanço atual do empreendedorismo no Brasil? Tudo indica que o Brasil vai voltar ao grupo das 10 maiores economias do mundo já em 2023. No primeiro semestre, o PIB aumentou 3,7%, superando todas as expectativas dos analistas de mercado. Isso significa que o país saiu da recessão. Na prática, teremos aumento no consumo das famílias e no faturamento das empresas, bem como mais brasileiros empreendendo. O superávit da balança comercial de janeiro a agosto é o maior da história. O saldo positivo no acumulado do ano tem crescimento de 44,8%. Batemos também mais um recorde em exportações, com mais de US$ 31 bilhões – a maior marca da história para o mês de agosto. Os postos de trabalho, no acumulado do ano, são de 1,2 milhão de novos empregos, sendo 80% deles gerados pelos pequenos negócios. Isso representa maior dignidade para o povo brasileiro. São mais empregos, mais riquezas sendo geradas e mais justiça social. Como esse cenário tem impactado as MPEs? Os indicadores positivos da economia brasileira no primeiro semestre de 2023 estão impulsionando esses negócios no Brasil. Segundo a pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, feita pelo Sebrae, houve melhora no faturamento das MPEs. Os empreendedores têm conseguido começar a investir, a fazer planos e a ver um futuro mais próspero. Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, o aumento dos custos deixou de ser a maior preocupação dos empresários. Quais são os principais desafios enfrentados pelas MPEs no Brasil? Atualmente, é preciso ficar atento à taxa de juros. O país precisa apoiar e estimular o surgimento de outros atores no sistema financeiro, para ampliar e diversificar a oferta de crédito. Além de essencial para os investimentos na própria empresa, o crédito pode aliviar a situação dos empreendedores endividados. A tecnologia é um recurso importante para esses negócios? Ela já faz parte da rotina da maioria dos empreendedores, seja por meio de aplicativos que facilitem a gestão do negócio, seja por conta das máquinas e ferramentas utilizadas na produção – ou ainda pela utilização das redes sociais para alavancar marketing e vendas. Vale destacar que a inserção da tecnologia em uma empresa pode vir em maior ou menor grau, com objetivos desde melhorar processos e desenvolver produtos até ser o core business de uma startup. Quais recursos tech têm colaborado para o crescimento das MPEs? Podemos definir as redes sociais como um grande exemplo de recurso tecnológico disponível para negócios de todos os portes e segmentos. Os empreendedores que utilizam a internet, os apps de mensagens e as redes sociais para fazer negócios já representam três em cada quatro pequenas empresas do país – ou seja, 75% do universo das MPEs utiliza ferramentas digitais para impulsionar as vendas. Como a digitalização tem avançado neste ecossistema? É importante notar que o número de empresas que ainda não utilizam a internet para comercializar seus produtos e serviços é muito alto. E essa é uma questão de sobrevivência para os pequenos negócios. Por isso, é importante estar inserido nos canais digitais e saber utilizar, de forma proficiente, os recursos que o online oferece. As estimativas de comércio eletrônico, de acordo com as associações do ramo, apontam para um faturamento de R$ 186 bilhões em 2023. Nesse contexto, o famoso “boca a boca” está mais forte do que nunca no universo digital. Comentários, recomendações e avaliações positivas de produtos e serviços não podem ser ignorados por quem empreende. Eles devem ser vistos como uma oportunidade para conhecer melhor as necessidades do consumidor e se aproximar mais dele. Por que é tão importante que as MPEs marquem presença no online? O comportamento dos clientes mudou definitivamente, forçando as empresas a se adequar a esse novo modelo de consumo e a incorporar estratégias digitais ao negócio. Essa é uma mudança que veio para ficar.

11 //entrevista A inserção de tecnologia pode vir em maior ou menor grau, com objetivos como melhorar processos e desenvolver produtos

12 //radar //revistalocaweb @revistalocaweb radar NOVIDADES, NÚMEROS E CURIOSIDADES DA TECNOLOGIA AEscola do Trabalhador 4.0 é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com a Microsoft. Ela tem como objetivo oferecer treinamentos em habilidades digitais, para aprimorar a empregabilidade de brasileiros de todo o país. A plataforma de ensino remoto conta com 25 trilhas de conhecimento em áreas como letramento digital, produtividade, análise de dados, inteligência artificial e preparação de currículo. Todos os cursos incluem certificação após realização de um teste. O público-alvo do projeto são jovens (maiores de 18 anos de idade) e adultos que estão em busca de emprego e que querem se reinventar por meio da preparação para as novas demandas do mercado – principalmente com foco no ambiente digital. Mais informações sobre a Escola do Trabalhador 4.0 estão disponíveis no link http://lwgo.to/1ql. PLATAFORMA DE ENSINO REMOTO CONTEMPLA 25 TRILHAS DE CONHECIMENTO EM DIVERSAS ÁREAS Cursos gratuitos

13 //radar //revistalocaweb Tecnologia em Números! Seguranças tecnológicos Um convênio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) permitiu à Itaipu Binacional operar os primeiros cãesrobôs da Boston Dynamics no Brasil. Os modelos são dotados de inteligência artificial e contam com câmeras, microfones e sensores conectados à rede 5G. Em uso, permitirão reações imediatas a comandos de monitoramento e à detecção de anormalidades em áreas críticas e de difícil alcance. Na prática, além de reduzir custos, vão evitar risco à vida humana em operações perigosas. 6,8% dos brasileiros desfrutam de uma experiência sólida, consistente e de qualidade quando se trata de streaming de vídeo por dados móveis. Os números são de um estudo da Opensignal, empresa de análise de mercado. 22 astronautas são necessários para construir e manter uma colônia em Marte. Isso é o que aponta pesquisa realizada pela George Mason University e publicada na plataforma de artigos científicos arXiv. US$ 190.372 é o valor pago por um iPhone da primeira edição, ainda selado na embalagem original. A quantia, arrecadada no leilão da LCG Auctions, é quase 380 vezes maior do que o preço de lançamento do produto. A conscientização sobre as barreiras das mulheres no desenvolvimento profissional e a ação orientada para superá-las estão abrindo caminhos para um futuro mais igualitário'' Mercedes Tessari, líder da Rede de Mulheres do grupo de vendas e marketing da Intel Argentina. Crédito: Assessoria de Imprensa/ABDI

14 //raio-x //revistalocaweb @revistalocaweb DESTAQUE FICA PARA O PROCESSADOR, QUE VISA MELHORAR A RESOLUÇÃO DOS CONTEÚDOS BIANCA BELLUCCI Com bons recursos de imagem, TV Samsung UHD 4K CU7700 custa a partir de R$ 2.639 Disponível em diversas versões (43”, 50”, 55”, 58”, 65”, 70” e 75”), a Samsung UHD 4K CU7700 faz parte da linha Crystal UHD da marca. A coleção é voltada para TVs de entrada, uma vez que é caracterizada por painel LCD e bom custo-benefício. O modelo menor, por exemplo, tem preço sugerido de R$ 2.319. Um dos principais diferenciais da Samsung UHD 4K CU7700 é o processador Crystal 4K. Com ele, a tecnologia de upscaling promete dar às imagens exibidas resoluções próximas às da 4K. Na prática, o recurso se encarrega de melhorar artificialmente a qualidade de produções Gadgets DISPOSITIVOS QUE PODEM AJUDAR NA SUA VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL Processador Crystal 4K e tecnologia upscaling otimizam a resolução das imagens exibidas

15 //raio-x //revistalocaweb mais precárias, como vídeos do YouTube ou filmes antigos. Aliada à função, há uma série de recursos que visam personalizar ainda mais a experiência de vídeo. O HDR, por exemplo, aumenta o alcance dos níveis de luz para proporcionar um nível maior de brilho e detalhes, independentemente da iluminação no ambiente. Já o Realce de Contraste promete entregar mais cor e profundidade. Para os usuários que se preocupam com questões sustentáveis, vale destacar a presença do controle remoto SolarCell, que é livre de pilhas. Isso porque ele conta com painel solar na parte traseira, responsável por recarregar a bateria. Para uma carga rápida, no entanto, também é possível recorrer à entrada USB-C. O acessório vem, ainda, com microfone para acionar três assistentes de voz – Bixby (Samsung), Alexa (Amazon) e Google Assistente. Ele conta também com botões dedicados para os seguintes serviços: Netflix, Globoplay, Amazon Prime Video e Samsung TV Plus. Este último, inclusive, oferece mais de 65 canais sem a necessidade de uma assinatura. Recurso HDR aumenta alcance dos níveis de luz para proporcionar mais detalhes VEREDITO OS EMPREENDEDORES QUE BUSCAM UMA TELEVISÃO PARA O ESCRITÓRIO OU O HOME OFFICE PODEM ENCONTRAR NA SAMSUNG UHD 4K CU7700 UMA BOA SAÍDA. ISSO PORQUE, POR FAZER PARTE DE UMA LINHA DE ENTRADA, O PREÇO SUGERIDO É BASTANTE ATRAENTE. O MODELO MENOR, DE 43 POLEGADAS, CUSTA R$ 2.319. DE ACORDO COM O COMPARADOR DE PREÇOS BUSCAPÉ, O VALOR É COMPETITIVO, POIS UM EQUIPAMENTO COM O MESMO TAMANHO, GERALMENTE, CUSTA ENTRE R$ 1.395 E R$ 3.420. OUTROS ATRATIVOS SÃO O PROCESSADOR QUE TRANSFORMA IMAGENS PARA RESOLUÇÕES PRÓXIMAS ÀS DA 4K E A COMPATIBILIDADE COM ASSISTENTES VIRTUAIS. RAIO-X SAMSUNG UHD 4K CU7700 SISTEMA OPERACIONAL: TIZEN TELA: 43”, 50”, 55”, 58”, 65”, 70” E 75” FREQUÊNCIA DO PAINEL: 60 HZ RESOLUÇÃO: 840 X 2.160 PIXELS CONEXÕES: 3 ENTRADAS HDMI, 1 ENTRADA USB, 1 ENTRADA RF PARA TV ABERTA E A CABO, 1 SAÍDA DE ÁUDIO DIGITAL ÓPTICA, WI-FI E BLUETOOTH DIMENSÕES (LXAXP): 111,68 X 64,42 X 5,99 CM PESO: 10,9 KG PREÇO: A PARTIR DE R$ 2.319 SITE OFICIAL: http://lwgo.to/1qn

16 //opinião //revistalocaweb @revistalocaweb Quando pensamos na divulgação de produtos e serviços em ambiente digital, o primeiro desafio é saber onde e como apostar as fichas. Afinal, em um único minuto, são compartilhadas 695 mil stories só no Instagram e quase 70 milhões de mensagens no WhatsApp – segundo estudo da empresa Lori Lewis. Então, o que fazer para aumentar a visibilidade da marca e se destacar nesse universo? A resposta é simples: investir em presença digital. Isso porque as transformações vividas nos últimos anos colocaram o marketing tradicional em xeque e trouxeram novas possibilidades. Antes de começar, no entanto, vamos entender o conceito. Presença digital é o espaço que a marca ocupa no ambiente online, incluindo canais como redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing, WhatsApp, entre outros. Algumas empresas já têm esses canais ativos, inclusive, mas não sabem tirar o melhor proveito deles e aumentar sua visibilidade. Faça o dever de casa Nessa jornada, é importante ter um bom planejamento estratégico, que comece com diagnóstico e análise do contexto no qual sua marca está inserida. Na sequência, defina os objetivos: onde você quer chegar e o que espera alcançar em cada canal. Feito isso, é hora de definir quais táticas e ações serão executadas. O bom planejamento digital requer análises constantes. Vale lembrar que presença é diferente de atuação. Então, é importante sempre validar se as suas estratégias geram valor para o público e corrigi-las se necessário. Conteúdo de qualidade Não basta simplesmente aparecer no feed do seu público-alvo. É necessário ter frequência e relevância e, sobretudo, apostar em conteúdos de qualidade – pensados estrategicamente para cada mídia social. Além disso, é determinante ter um site profissional responsivo e com visual atrativo – e que, acima de tudo, gere valor aos clientes. Outro canal importante é o blog. Ele tem função essencial dentro do plano tático, pois exerce papel de destaque no marketing de busca e ainda oportuniza o aumento da autoridade da marca. Ferramentas como o Wordpress podem ajudar o empreendedor a criar um blog em minutos. As campanhas de e-mail marketing também continuam sendo excelentes opções para divulgar novidades e promoções. Já no WhatsApp, a dica é humanizar suas interações. Em ambos os casos, mantenha um relacionamento mais próximo e ofereça uma experiência personalizada. Não esqueça: a presença digital não tem vida sem conteúdo. De que adianta um blog que não se atualiza? Ou um perfil nas redes sociais que não publica nada? Reflita sobre essas dicas e se prepare para alavancar sua presença na web. Como saber em quais canais minha marca deve estar? JULIANA FERNANDES ANALISTA DE MARKETING NA LOCAWEB /jfernandesju

18 //opinião //revistalocaweb @revistalocaweb Como publicitário e empreendedor, acompanho de perto o rápido avanço da tecnologia ao longo do tempo – e como ela tem impulsionado a indústria publicitária nas últimas décadas. Um dos casos que mais me impressiona é a Inteligência Artificial (IA), que se apresenta como uma poderosa ferramenta para mudar a maneira como as pessoas se relacionam com as marcas. De acordo com o "Painel Marketing Trends", mais de 60% dos maiores anunciantes que atuam no Brasil utilizam algum tipo de IA para realizar tarefas de marketing. Isso é reflexo de como os profissionais já entendem como a tecnologia otimiza coleta, análise e interpretação de dados em grandes quantidades. Não foi à toa que eu a trouxe para a Tif desde sua criação. Com uma cultura que batizamos de Beats&Bytes, acreditamos no uso inteligente de dados para entender o comportamento do públicoalvo dos clientes. Por meio disso, muito mais do que criar campanhas direcionadas, usamos a criatividade estratégica dos nossos profissionais para contar histórias que conectem pessoas e marcas. Isso continua funcionando porque usamos a eficiência da IA a nosso favor – até porque não se trata de uma tendência passageira, mas de uma ferramenta para otimizar o trabalho da equipe e a experiência do cliente. Por outro lado, é crucial ter em mente que a capacidade analítica das máquinas não substitui a criatividade humana. Não é clichê dizer que acredito que o segredo esteja na união dos dois, pois entendo que trata-se de uma parceria poderosa e transformadora que impulsiona a inovação. Isso sem falar que a criatividade humana ainda é inigualável. As pessoas conseguem pensar de forma abstrata e não linear, criando storytellings únicos, com base em experiências e empatia. Além disso, fazem uso dos critérios ético e moral, que devem nortear todas as práticas. Esses pontos garantem que os benefícios superem os riscos, aumentando o escopo de possibilidades e aprimorando os trabalhos criativos. No geral, a conclusão a que podemos chegar é que a inteligência artificial representa uma grande revolução no mercado publicitário – especialmente na busca por inovação, proporcionando eficiência e personalização, além de aprimorar resultados. Se soubermos usá-la adequadamente, temos nas mãos o potencial de elevar o marketing a novos patamares. Se abraçarmos as tecnologias de maneira estratégica – em vez de enxergá-las como concorrentes – e direcionarmos as equipes para as demandas que realmente importam, já teremos metade da receita para construir um sucesso completo. IA, dados e criatividade humana no setor publicitário THIAGO BIAZETTO FUNDADOR DA TIF, AGÊNCIA DE PROPAGANDA FULL-SERVICE /thiago-biazetto-19376013

Receba em casa 12 edições inéditas por um ano. Na coleção Figurões das HQs, veja o perfil completo dos super-heróis e supervilões como você nunca viu. Assine a revista Locaweb e saiba como. *Preços válidos até 31 de outubro de 2023. Sujeito à disponibilidade de estoque. Fretes não inclusos. Reservamos o direito de corrigir eventuais erros de divulgação nesta edição. Parcelamento em 12x no cartão de crédito. Empreenda e ganhe dinheiro no mundo digital. Descubra tudo o que eles queriam esconder. ou 12x R$ 15, 10 ou 12x R$ 37, 50 por R$ 180, 20 por R$ 405, 00 (11) 3038-5050 (11) 95186-4134 www.europanet.com.br Thor • Shazam • Loki • Batman • Coringa • Venom • Capitão América Thanos • Deadpool • Doutor Estranho • Viúva-Negra Mulher-Maravilha • Feiticeira Escarlate • Arlequina • Homem-Aranha

20 //capa / E-E-A-T //revistalocaweb @revistalocaweb Os mecanismos de pesquisa são a maneira mais prática e poderosa de desbravar conteúdos na internet. De acordo com o Google, o principal propósito dessas ferramentas é ajudar as pessoas a encontrar o que necessitam — seja para um projeto de longo prazo, como reformas ou viagens de férias, seja em momentos críticos e determinantes da vida. Para fomentar esse cenário, o Google criou as diretrizes E-E-A-T: Experience, Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness (ou Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança, em português). Nascidas da necessidade de fornecer aos usuários resultados de pesquisa mais confiáveis e precisos, a empresa passou a priorizar conteúdos de alta qualidade e provenientes de fontes confiáveis. DESCUBRA TUDO SOBRE AS DIRETRIZES DO GOOGLE E COMO ABOCANHAR UM LUGAR ENTRE OS DESTAQUES DOS RESULTADOS DE PESQUISA MARCELLA BLASS E-E-A-T

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22 //capa / E-E-A-T //revistalocaweb @revistalocaweb Sendo assim, quanto maior o E-E-A-T, maior a chance de alcançar um bom ranqueamento”, afirma Gabriel Motta, cofundador da Ingage, agência de marketing digital e inovação em vendas. Com a aplicação das diretrizes, o conteúdo tem chances reais de aparecer O acrônimo atual é uma evolução do lançado em 2018, que contemplava Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness (E-A-T). “Em 2022, o Google adicionou o ‘E’ de Experience, com o objetivo de considerar como fator de ranqueamento a experiência do autor ou da empresa com o tema abordado no conteúdo”, conta Fábio Miranda, marketing manager na Rock Content. “O framework foi divulgado no 'Search Quality Evaluator Guidelines', um guia criado para orientar profissionais que avaliam sites na internet. Vale destacar, no entanto, que a avaliação desses profissionais não caracteriza um fator de ranqueamento, servindo apenas para melhorar a inteligência do algoritmo do buscador”, conta Diego Ivo, CEO da Conversion, uma das maiores agência de SEO no Brasil. As diretrizes Desde os primórdios do Google – e até mesmo de outros buscadores menos populares –, entregar experiências boas e confiáveis para o usuário é um dos pilares do algoritmo. Hoje, segundo Diego, seguir o E-E-A-T é uma das formas mais importantes de mostrar para o Google que seu site ou blog traz, de fato, informações de qualidade. “O Google quer oferecer as melhores respostas para as pesquisas. Para isso, leva em consideração o quão experiente, especializado, de autoridade e confiável é o conteúdo ou site que apresenta esses resultados. nas primeiras posições orgânicas do Google. “Além disso, melhoram algumas métricas importantes para o marketing de conteúdo, como permanência na página, número de backlinks e compartilhamentos em redes sociais, aumentando o awareness da marca”, Quando os visitantes do site percebem que as informações são baseadas em histórias reais, eles tendem a confiar mais no conteúdo e a compartilhá-lo '' Fábio Miranda, marketing manager na Rock Content

23 //capa / E-E-A-T //revistalocaweb Resumo da ópera Seguir as diretrizes E-E-A-T pode ajudar empresas a melhorar a qualidade do conteúdo de seus sites – característica que é um dos principais fatores de ranqueamento nos resultados de pesquisa do Google. “Quando um domínio se estabelece como referência em determinado assunto, outros começam a fazer links para ele, impulsionando sua autoridade de domínio como um todo”, explica Gabriel Motta, cofundador da Ingage, agência de marketing digital e inovação em vendas. Com isso, o E-E-A-T tende a potencializar a visibilidade e a confiança do site e do conteúdo. Esse é um fato que pode gerar maior tráfego, engajamento e conversão. “Por fim, as diretrizes também têm papel importante para evitar as penalizações do Google, que podem prejudicar o desempenho dos materiais da marca nos resultados de busca”, afirma Gabriel. destaca Luiz Fernando Bernardo, sócio-fundador da Prosperidade Conteúdos. Os conceitos firmam padrões rigorosos de qualidade da informação, estabelecendo a relevância que os conteúdos devem atingir para conquistar maior visibilidade. “E por serem amplamente divulgados pelo Google, cabe aos criadores de conteúdo e profissionais de SEO mergulhar na compreensão desse guia”, afirma Letícia Bernardino, SEO manager e associate partner da Cadastra. Vale destacar que essa não é nenhuma novidade para os profissionais de SEO mais experientes. Afinal, seu trabalho foca a experiência do usuário – que é exatamente o que o E-E-A-T procura fomentar. “Entretanto, seu uso orienta todos os outros profissionais envolvidos a atuar na mesma direção. Como todo framework, ele consolida as boas práticas”, garante Diego. Experience A primeira letra do acrônimo é Experience (Experiência). Aqui, vale pontuar que não se trata da experiência do usuário, mas da “vivência” de quem produziu o texto. Os chamados “conteúdos em primeira mão” devem ser criados por pessoas com know-how no assunto trabalhado. Segundo Diego, essa é uma maneira de combater conteudistas generalistas, que falam sobre temas os quais não dominam.

24 //capa / E-E-A-T //revistalocaweb @revistalocaweb A diretriz agrega valor real ao que está sendo exposto. Ela envolve a relação que o autor tem com aquilo que se propôs a escrever. Em algumas situações, o mais valioso em um conteúdo é que ele tenha sido produzido por alguém que, de fato, vivenciou uma experiência, visitou um destino, testou um produto, comeu em um restaurante. Isso pode fornecer insights valiosos e mostrar a originalidade da produção. “Isso também contribui para uma experiência de usuário mais enriquecedora e engajadora. Quando os visitantes do site percebem que as informações são baseadas em histórias reais, eles tendem a confiar mais no conteúdo e a compartilhálo – fato que aumenta ainda o alcance orgânico e a credibilidade da marca”, explica Fábio. Expertise “O Google busca sites que sejam especializados e nichados – isto é, que dominem assuntos. Sendo assim, páginas genéricas acabam perdendo espaço para aquelas muito boas em um tema”, destaca Diego. No entanto, ele explica que isso não quer dizer que domínios maiores não possam ser especialistas em vários tópicos – o que já acontece em editoriais de notícias e seções internas, que abordam diversos tópicos envolvidos na mesma temática. Diferentemente da diretriz “Experience”, "Expertise" está relacionada ao nível de conhecimento ou habilidade que o autor ou criador do conteúdo tem em relação ao que está sendo discutido. “Em sites sobre saúde, por exemplo, é imprescindível que os materiais sejam escritos por profissionais altamente habilitados ou que, pelo menos, sejam muito bem revisados por eles – sendo essa revisão explicita na página”, diz Letícia. Aqui, a dica é colaborar com especialistas na área em questão para criar conteúdos relevantes e

25 //capa / E-E-A-T //revistalocaweb em cada diretriz”, explica Gabriel. Em alguns casos, o próprio CEO da empresa é quem assina os artigos. Em outros, o time seleciona pessoas influentes para integrar a estratégia. “Nas Diretrizes para Avaliadores, o Google cita um exemplo que considero muito válido. Em qual conteúdo você confiaria mais: um artigo sobre reparos elétricos residenciais orientado por um eletricista qualificado ou por um entusiasta de casas antigas que não tem conhecimento sobre fiação?”, provoca Letícia. Authoritativeness Um dos grandes pontos aqui é que o Google quer não apenas que os sites sejam bons, mas também que sejam reconhecidos como tal. “Nesse caso, vale aquela máxima de que mais importa o que os outros falam de uma empresa do que o que ela fala de si mesma”, garante o CEO da Conversion. Isso significa que a diretriz “A” está ligada ao grau de autoridade do seu domínio ou da sua marca em relação ao tópico, segmento ou nicho abordado. Ao avaliar diferentes aspectos, a SEO manager e associate partner da Cadastra destaca que o Google consegue perceber tal notoriedade e reconhecimento. Se a página é referência em determinado assunto, por que não entregá-la como resposta para as pesquisas do usuário? precisos. Esse processo de construção pode envolver a inclusão de insights técnicos, análises detalhadas, entrevistas e soluções específicas para os problemas do público-alvo. “Na Ingage, por exemplo, trabalhamos em conjunto com o cliente para estabelecer quais serão as figuras de autoridade em determinadas pautas, levando em conta o peso O Google quer oferecer os melhores resultados. Sendo assim, quanto maior o E-E-A-T, maior a chance de alcançar um bom ranqueamento '' Gabriel Motta, cofundador da Ingage

26 //capa / E-E-A-T //revistalocaweb @revistalocaweb Para melhorar a percepção sobre a autoridade do site, existem as chamadas táticas para incremento de reputação. Segundo Letícia, é possível usar a criação de conteúdos ricos para receber linkagens externas – que são vistas como votos de confiança pelo Google –, ampliando seu portfólio de backlinks (hiperlinks de outros domínios apontando para o seu) e referências. “Um trabalho de brand awareness também se mostra relevante. Especialmente se pensarmos em negócios ainda em desenvolvimento ou sites novos”, aponta a especialista. Segundo ela, o Google consegue avaliar citações à marca mesmo sem linkagens externas, então, também é válido considerar a atuação em sinergia com uma assessoria de imprensa, por exemplo. Trustworthiness “Quando pensamos em confiabilidade, consideramos fatores como acurácia dos conteúdos e transparência das informações disponibilizadas, assim como o quão seguros e confiáveis os sites são”, descreve a SEO manager e associate partner da Cadastra. Por isso, a diretriz está bastante relacionada à experiência do usuário na prática. De acordo com Diego, os elementos de navegação – como design profissional, selos de segurança, endereço físico, meios de contato, entre outros – vão proporcionar um sentimento de segurança para visitar e desbravar a página. transações financeiras online e ter políticas claras de troca e devolução de produtos. Os já citados backlinks também vão impactar a confiança das páginas. “Um site com boa autoridade referenciando outro é um sinal eterno para que o Google entenda a autoridade e a confiança do domínio referenciado”, garante o especialista da Rock Content. “Outro tópico em destaque é a atualização e a precisão dos conteúdos, evitando qualquer tipo de dado enganoso”, aponta Fábio. É de extrema importância assegurar a procedência das informações e evitar a propagação de boatos e elementos não verificados. Já no e-commerce, mais especificamente, as lojas precisam proteger as Mesmo que as ferramentas de inteligência artificial sejam excelentes para acelerar a produtividade, não podemos deixar o fator humano de lado '' Letícia Bernardino, SEO manager e associate partner da Cadastra

27 //capa / E-E-A-T //revistalocaweb Boas práticas “As diretrizes do E-E-A-T têm impacto direto na produção de conteúdo, pois incentivam o uso de informações confiáveis e valiosas”, diz Fábio, da Rock Content. Segundo o especialista, ao priorizar experiência prática, especialização, autoridade e confiabilidade, os criadores são levados a oferecer materiais de maior abrangência. “Eles têm se preocupado cada vez mais com a qualidade e o embasamento dos textos, fato que tem fomentado a criação de conteúdo original.” Nesse cenário, é importante evidenciar para o leitor o quão especialista no assunto é o criador do conteúdo. Letícia recomenda que as empresas considerem ter páginas com a biografia de cada autor, por exemplo – destacando credenciais e elencando evidências da expertise dele. “Em textos assinados, faça a linkagem para essas páginas de bios, conectando as estruturas”, diz. As empresas tampouco devem se esquecer de que o mundo vive um momento em que um grande volume de informações é gerado de maneira totalmente automatizada – parte delas, inclusive, com altos níveis de especialização e carregadas de experiências próprias, que podem se destacar. “No entanto, mesmo que as ferramentas de inteligência artificial sejam excelentes para acelerar a produtividade e auxiliar a eficiência das equipes, não podemos deixar o fator humano de lado”, garante Letícia. Divisor de águas “O marketing de conteúdo tem enfrentado um sério problema: muitas empresas focam apenas a otimização para os mecanismos de busca, o que resulta na produção de materiais genéricos – que, frequentemente, se resumem a um compilado de informações retiradas da internet, carecendo de originalidade, opinião e perspectiva pessoal”, destaca Luiz Bernardo, sóciofundador da Prosperidade Conteúdos. De acordo com o especialista, isso acontece, especialmente, por dois fatores específicos. O primeiro é a contratação de redatores que não têm conhecimento no assunto abordado ou expertise para conduzir uma pesquisa aprofundada. O segundo é a criação cada vez mais comum de conteúdos via plataformas de inteligência artificial. Uma das provas do favorecimento do Google para autores com experiência real é bastante evidente no Google News. Luiz lembra que, em maio deste ano, a empresa emitiu um comunicado abordando a questão da autoridade no tema em artigos factuais. “Em resumo, o comunicado explicava a introdução de critérios regionais para a classificação de notícias, destacando a importância de fontes locais ao abordar um tópico específico. Em outras palavras, o Google reconheceu que a cobertura de eventos como esportes, desastres naturais ou escândalos políticos é mais bem-feita por quem está diretamente envolvido nos acontecimentos ou próximo deles”, comenta Luiz.

28 //capa / E-E-A-T //revistalocaweb @revistalocaweb Tenha em mente que o conteúdo produzido deve ser original, relevante, completo e atualizado, para responder as perguntas e às necessidades dos usuários. “É vital que o autor seja transparente e honesto acerca de sua identidade, seus propósitos, suas fontes e como garante a segurança dos leitores”, afirma Gabriel, da Ingage. “Se um site se propõe a ser um avaliador de eletrodomésticos, ele deve testar os produtos, e não basear suas análises nos comentários deixados pelos clientes no site das lojas, por exemplo.” Pilar no SEO “Podemos dizer que as diretrizes são a base do SEO. É o chão pelo qual vão se pavimentar as ações de otimização do ponto de vista de execução”, afirma Diego. Segundo ele, o E-E-A-T é o framework tático que deve ser implementado para que a estratégia funcione. “Se pensarmos no E-A-T inicial (Especialidade, Autoridade e Confiança), já havia grande incentivo para a produção focada em qualidade. Levando em consideração o ‘E’ adicional (Experiência), percebemos a possibilidade de marcas e produtores de conteúdo original terem suas estratégias de SEO ainda mais potencializadas”, explica Fábio. Afinal, como já destacado, a incorporação de experiências reais tende a diferenciar um site dos demais. O especialista da Rock Content também lembra que textos com o respaldo de especialização, experiência, autoridade e confiabilidade têm maior chance de se destacar nos resultados de pesquisa – gerando mais cliques e aumentando a permanência dos usuários no site. “Isso vai resultar em melhores classificações, maior tráfego orgânico e, por consequência, impacto positivo em outros resultados de marketing que vêm com uma audiência engajada (como geração de leads e oportunidades de negócio)”, diz. O uso do E-E-A-T orienta os profissionais envolvidos a atuar na mesma direção. Como todo framework, ele consolida as boas práticas '' Diego Ivo, CEO da Conversion

29 //capa / E-E-A-T //revistalocaweb Anote aí! DIEGO IVO, CEO DA CONVERSION, MAIOR AGÊNCIA DE SEO NO BRASIL, DESTACA 10 RECOMENDAÇÕES PARA MELHORAR O E-E-A-T DO SEU SITE. CONFIRA: 1Escreva conteúdo com especialistas. 2 Faça seu site ser referência em pelo menos um tema. 3 Trabalhe para que o usuário se lembre do seu site como fonte de determinado tema – sem precisar, portanto, ir ao Google. 4 Contemple o máximo de conteúdo possível dentro de um nicho, mesmo que ele tenha pouco volume de busca. 7Tenha selos e certificados de segurança em seu site. 10 Tenha um site rápido, com design profissional e boa usabilidade. 5Crie dados, pesquisas e índices de mercado para se tornar referência. 8 Faça links para redes sociais e mantenha-as ativas. 6Invista em assessoria de imprensa ou DataDriven PR (Digital PR com pautas baseadas em dados exclusivos). 9Tenha boa reputação no Reclame Aqui e analise os resultados do Google para buscas como "‘nome da sua empresa’ é confiável".

30 //capa / E-E-A-T //revistalocaweb @revistalocaweb Estratégia amplificada A melhor maneira de colocar essa estratégia em prática é por meio da evangelização. “Embora tenha sido criado pensando nos buscadores, o E-E-A-T vale para tudo na empresa. Ele é uma forma de ter a experiência do usuário e o bom conteúdo no centro de tudo. E, hoje, sabemos que as empresas que não têm o consumidor no centro de tudo estão fadadas a sumir do mapa”, comenta Diego. A partir daí, é necessário elaborar um plano de ação para melhorar os pontos fracos e destacar os pontos fortes do site ou blog em relação ao E-E-A-T. E tudo isso sem se esquecer de que o retorno nesse tipo de estratégia só aparece no médio e longo prazos. “Uma boa prática para melhorar o E-E-A-T é manter um calendário de otimizações muito bemestruturado”, recomenda Luiz. Segundo o profissional, esse documento pode ser um guia para avaliar se o conteúdo publicado responde todas as dúvidas dos usuários (e atualizá-lo, se necessário) e para otimizar os títulos das páginas, com o objetivo de melhorar a identificação da informação. “Se possível, contrate profissionais qualificados para escrever para a sua marca. Você pode avaliar os portfólios levando em consideração credenciais e experiências de campo – como diplomas, certificados e histórico profissional – para estabelecer sua expertise perante os leitores e os mecanismos de busca”, destaca o sócio-fundador da Prosperidade Conteúdos. Dica de especialista “Vale destacar que as dicas de como fortalecer o E-E-A-T seguem princípios semelhantes para empresas de todos os portes”, afirma Fábio. A principal diferença, no entanto, estará nos desafios específicos que as PMEs enfrentarão ao implementar as recomendações – pois produzir entrevistas e pegar insights com grandes

31 //capa / E-E-A-T //revistalocaweb especialistas pode ser um desafio. “Nesse caso, meu conselho é envolver os membros da empresa na revisão e edição dos conteúdos, incluir citações internas, usar outros sites confiáveis como fonte e tentar sempre trazer a visão única que o seu negócio pode ter a respeito de determinado assunto”, aponta o especialista da Rock Content. Segundo ele, isso fortalecerá não apenas a confiança, mas também o interesse da audiência em saber o que você tem a dizer e a ensinar. Já Diego afirma que o segredo é produzir conteúdo pensando em pessoas e, só a partir disso, avaliar como esse material será encontrado nos buscadores. “Imagine como todas as produções vão se organizar dentro do seu site. Depois, consiga bons links de outros domínios, mas sem trocá-los ou comprálos”, recomenda. A ideia é garantir que o usuário tenha uma experiência impecável e que recomende, de bom grado, sua empresa para outras pessoas. “Lembre-se de que o principal ponto de reflexão em torno do E-E-A-T é como destacar no seu site as qualidades e os pontos fortes da marca, dos especialistas, da liderança e dos criadores de conteúdo envolvidos”, destaca Letícia. Afinal, se deseja se posicionar como autoridade no tema que aborda, é preciso fazer por onde. Contrate profissionais qualificados para escrever para a sua marca e estabelecer expertise perante os mecanismos de busca '' Luiz Fernando Bernardo, sócio-fundador da Prosperidade Conteúdos

@revistalocaweb 32 //reportagem / contagem regressiva para a black friday black friday //revistalocaweb Apesar de ser uma data importada dos norteamericanos, a Black Friday – este ano comemorada em 24 de novembro – consolidou-se no calendário brasileiro. Um dos motivos disso está no fato de que empresas de diferentes portes e segmentos podem ter excelentes resultados com a data. Em 2022, por exemplo, as vendas de pequenos e médios negócios apresentaram crescimento de 7% durante o evento. O Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs) aponta ainda que segmentos como brinquedos e artigos recreativos passaram por aumento de mais de 80%. “O crescimento do e-commerce e dos marketplaces deu às empresas menores a oportunidade de ocupar espaços que antes pertenciam exclusivamente às grandes marcas. Isso significa que se o produto tiver qualidade, e a oferta for boa, as chances de entrar na lista de compras do consumidor é relevante”, afirma Satye Inatomi, sócia-fundadora da assessoria de marketing Jahe. UM GUIA COMPLETO PARA AJUDAR PMES A SE PREPARAR PARA UM DOS EVENTOS MAIS IMPORTANTES DO VAREJO BIANCA BELLUCCI Contagem regressiva para a Black Friday

33 //reportagem / black friday //revistalocaweb

//revistalocaweb @revistalocaweb 34 //reportagem / black friday Vale destacar que, além de garantir boas ofertas, é preciso que tudo corra bem na experiência de compra do consumidor. E o segredo para que isso aconteça está no planejamento. Isso porque o período da Black Friday é uma oportunidade não apenas para vender mais, mas também de obter novos clientes – que poderão ser fidelizados para as próximas grandes datas do varejo, como o Natal e o Réveillon. Motivos para participar Segundo uma pesquisa do Grupo Globo, batizada de "Panorama do Consumo na Black Friday 2023", o brasileiro costuma estar bastante disposto a comprar na sexta-feira de descontos. Tanto é que quase 50% das pessoas se preparam com antecedência para a data – inscrevendo-se em listas vip ou baixando o app das lojas de interesse, por exemplo. A ideia aqui é não perder nenhuma oferta. “Se o público está mais disposto a comprar, significa que também está propenso a experimentar algo novo. Como as pequenas e médias empresas não costumam ser tão conhecidas no mercado, trata-se de uma grande chance para capturar esses novos clientes”, ressalta Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce. Outras vantagens que o evento pode trazer para as empresas participantes são aumento de caixa e de faturamento, maior visibilidade da marca e oportunidade de rodar produtos que estão parados no estoque. “Ao participar de uma data sazonal, a empresa ainda mostra que está antenada no mercado. Se todo mundo está falando de Black Friday e comunicando promoções, não existe motivo para sua marca ficar de fora – ou pior, pular a data e focar apenas o Natal. É importante se inserir na realidade do consumidor”, complementa o especialista. Organize e estruture O planejamento é uma questão estratégica para tirar o máximo de proveito não apenas da Black Friday, mas também de qualquer outra data importante para o varejo. “Um bom plano vai fazer com que o empreendedor consiga escalar o evento e ser mais eficiente. Sem isso, provavelmente, o resultado será mediano e sem performance”, alerta Lincon Beraldo, fundador da LB Company, especializada em soluções de vendas. Um bom plano vai fazer com que o empreendedor consiga ser mais eficiente. Sem isso, provavelmente, o resultado será mediano e sem performance'' Lincon Beraldo, fundador da LB Company

//revistalocaweb 35 //reportagem / black friday Lembre-se de que, no contexto da Black Friday, a antecedência é a chave – principalmente para as PMEs. “Se o empreendedor deixar para se planejar na semana do evento, não vai conseguir trabalhá-lo. Isso porque boa parte das pequenas e médias são ‘eu-empresas’, nas quais não há muita mão-de-obra disponível”, reforça Hawan, da Simples Inovação. Isso sem contar que, no Brasil, existe o hábito de estender o período da Black Friday. Em vez de celebrá-la na última sexta-feira de novembro, como manda a tradição gringa, os varejistas tendem a promover o evento ao longo do mês, sob nomes como Black Month ou Black November. Se por um lado aumentar o período pode trazer maior fluxo de clientes e, consequentemente, mais vendas, por outro, demanda um planejamento maior do empreendedor. Independentemente do caminho escolhido, o fato é que a falta de planejamento tende a desencadear problemas. “A empresa que opta por entrar na data e não se prepara adequadamente pode ter consequências negativas, a exemplo de perda de vendas e experiência ruim para o cliente. Em consequência, pode ter a imagem da marca prejudicada, além de acarretar desconfortos internos, como equipe desmotivada e prejuízos financeiros”, salienta Daniele Monteiro, fundadora da Bfly Treinamento e Consultoria em Trade Marketing. A origem A Black Friday surgiu na cidade da Filadélfia, na Pensilvânia (EUA), na década de 1950. Entre o feriado de Ação de Graças e o jogo de futebol americano disputado entre integrantes do exército e da marinha, a cidade costumava ficar lotada de torcedores. Para aproveitar o grande movimento, as lojas faziam diversas promoções. A polícia local costumava chamar esse período de "Black Friday", por causa do estresse que causava. Uma curiosidade é que o termo ficou restrito à Filadélfia por um longo período. Ele começou a ser usado em outras regiões dos Estados Unidos apenas em meados de 1980 – e só tornou-se conhecido ao redor do mundo na década seguinte. Segundo Daniele, da Bfly, a empresa que opta por entrar na data e não se prepara de maneira adequada pode ter consequências negativas

//revistalocaweb @revistalocaweb 36 //reportagem / black friday Produtos e descontos O planejamento deve começar pela seleção dos produtos que entrarão na Black Friday. A estratégia pode variar conforme o segmento, mas, de maneira geral, a dica é colocar em promoção os itens que tenham boa margem para desconto. “Quanto maior a margem de lucro, maior pode ser o abatimento aplicado sobre a mercadoria, sendo possível usar esse item como principal chamariz para sua loja. Contudo, será necessário se preparar do ponto de vista de estoque. Se você anuncia que um produto está com 80% de desconto no site, por exemplo, precisa garantir que ele não esgote. Se isso acontecer, as pessoas vão achar que seu evento é mentiroso”, aponta Christopher “Mago” Neiverth, CEO da Allomni E-commerce Partner, aceleradora de resultados em comércios eletrônicos. Entretanto, a Black Friday também serve como oportunidade para liquidar mercadorias que estejam paradas no estoque. Além de permitir que o empreendedor explore descontos mais agressivos, elas podem ser combinadas com os itens mais procurados pelos clientes. “Como os produtos mais populares costumam ter menor margem para desconto, você pode deixá-los no preço cheio e usar outros itens com maior margem (e menos giro) para produzir kits. Com isso, consegue aumentar o tíquete médio durante o evento”, comenta Lincon, da LB Company. Sinal vermelho A empresa que queira se beneficiar do aumento da demanda durante a Black Friday deve tomar alguns cuidados básicos. O mais importante deles está em cumprir o combinado com o cliente. Como é de conhecimento geral, por muitos anos o evento no Brasil foi conhecido como “Black Fraude”, por conta de promoções maquiadas. Mas a ingenuidade do consumidor brasileiro ficou no passado. Quem tem intenção de aproveitar a data costuma monitorar os produtos desejados para evitar ser enganado. Tanto é que 26% dos brasileiros começam a pesquisar os itens três meses antes do evento, e 22% o faz com um mês de antecedência. Os dados são do "Panorama do Consumo na Black Friday 2023", uma pesquisa do Grupo Globo. Logo, vender pela “metade do dobro” está fora de cogitação. Além de errado, esse comportamento quebra a confiança do consumidor. Outro problema está em anunciar um preço e reduzi-lo ao longo da campanha. “Por isso, é importante conhecer a margem de lucro dos produtos e planejar quais serão os valores praticados. Se o item custa R$ 50, e você vende por R$ 25, por exemplo, deve seguir assim até o fim do evento. Não dá para mudar no meio do caminho. Isso queima a imagem da marca”, alerta Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação. Christopher, da Allomni E-commerce Partner, lembra que garantir o estoque é essencial para ter bons resultados na Black Friday

//revistalocaweb 37 //reportagem / black friday Jornada do cliente Não se trata apenas de oferecer preços mais baixos: na Black Friday, existe um rol de elementos a ser trabalhado de antemão. “Não é necessário gastar tanta energia com servidores, por exemplo. A maioria dos serviços voltados para PMEs já passaram por muitas Black Fridays e estão preparados para o aumento da demanda. O ideal é que o empreendedor volte sua atenção para pontos que possam impactar a experiência do público”, observa Christopher, da Allomni E-commerce Partner. Por outro lado, o especialista aponta a comunicação visual como um dos principais elementos a se trabalhar. Para ele, é importante que o site tenha uma aba dedicada à Black Friday, por exemplo. Nela, cada produto deve ter as principais informações disponíveis e acessíveis. Entre elas estão fotografias de qualidade e em ângulos variados, descrição completa e disponibilidade de cores, modelos e tamanhos das peças. Outra dica é facilitar o processo de finalização da compra. “Muitos consumidores desistem após adicionar os produtos ao carrinho, pois a quantidade de dados exigida é alta ou a criação de perfil é extremamente complicada. Simplifique a venda e solicite apenas as informações fundamentais para a emissão da nota fiscal e a É importante ressaltar que não é necessário dar grandes descontos em toda a loja. A ideia é que os consumidores reconheçam valor naquilo que está com preços promocionais. Aqui, aplicar um senso de urgência também é válido. “O público estará mais inclinado a fechar negócio justamente pela sensação de que a oferta tem prazo para acabar. Por isso, não é má ideia chamar atenção para o fato de que os valores estão mais baixos por um período limitado, e que é melhor aproveitar o momento”, diz Thaís Faccin, sóciafundadora da assessoria de marketing Jahe. O crescimento do e-commerce deu às PMEs a oportunidade de ocupar espaços que antes pertenciam exclusivamente às grandes marcas '' Satye Inatomi, sócia-fundadora da assessoria de marketing Jahe – ao lado da outra sócia, Thaís Faccin

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