Locaweb Edição 93

inbound marketing 31 REVISTA LOCAWEB Manter um blog em seu site ou e-commerce é um dos elementos fundamentais na estratégia de conquistar consumidores O que é o funil de vendas? O funil de vendas é um modelo estratégico que ilustra a jornada do cliente, desde o primeiro contato coma empresa até ele fechar negócio. O funil é dividido emtrês etapas: topo, meio e fundo. Ele começa bemcheio, com todos os visitantes do site, e acaba comapenas aqueles que se tornaram clientes. Cada parte do funil pede umconteúdo muito bempensado para as necessidades do consumidor na etapa emquestão. No topo, a abordagemémais generalista. Nomeio e no fundo o conteúdo precisa ser mais rico e específico, focado nos detalhes e interesses reais de quemtem intenção de comprar. se torne mais do que um simples visitante ou seguidor. É aqui que entram os conteúdos mais aprofundados, como e-books, tutoriais, webnários e lives, que a empresa pode oferecer em troca de informações pessoais, como e-mail e telefone. O objetivo é construir uma base de dados que poderá ser trabalhada na próxima etapa. Depois que o usuário já consumiu o conteúdo e um relacionamento foi iniciado, é hora de focar as vendas. Com informações detalhadas emmãos, é hora de identificar quais são seus contatos mais propensos a comprar naquelemomento. Aqui, amarca pode usar estratégias como e-mail marketing e ligações para avaliar o interesse de compra do consumidor empotencial e fechar vendas. Próximo ao fim do processo, fica claro que o trabalho com inbound marketing está ligado diretamente à construção e nutrição de um relacionamento entre consumidor e marca. “Isso é bom, pois é mais barato conseguir uma compra repetida de um cliente atual do que conquistar um novo”, diz Clara. É por isso que a etapa seguinte, a fidelização, é tão importante. É nela que a empresa precisa usar seus canais de e-mail marketing, WhatsApp e até mala direta, para seguir entregando conteúdo relevante. Isso costuma estimular compras repetidas e o famoso “boca a boca” positivo. Conhecer o cliente Para fazer inbound, é importante conhecer muito bem seu cliente. “Na maior parte das vezes, quando alguém compra um produto, ele não toma a iniciativa por querer, mas porque precisa”, destaca Diego Barbeito. Compreender os problemas desse consumidor vai tornar mais fácil criar conteúdos que mostrem que você é capaz de resolvê-los. “Se você tem uma equipe de vendas, ouça”, recomenda Diego. Afinal, esses profissionais têm contato direto com os clientes e sabem os principais problemas e as dúvidas que eles têm na hora de comprar. Esse feedback pode ajudar muito no mapeamento das características do seu público ideal. Conhecido como persona, esse cliente perfeito deve ser o centro de toda a estratégia de inbound marketing. Conhecer as dores e os desejos do consumidor facilita, ainda, a definição de palavras-chave nos textos, o entendimento do nível de informação que a pessoa procura, a escolha de parceria vantajosas e os canais mais interessantes para marcar presença”, explica Vinicius Guimarães, gerente comercial da Tray. Clara concorda e acrescenta: “Emmuitas empresas, a estratégia é feita com base no que o profissional de marketing acha que é certo. No entanto, é importante A criação do conteúdo deve levar em consideração as características do seu público. Para isso, é preciso mapeá-lo, a fim de criar uma "persona" Shutterstock.com

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