Locaweb Edição 93

especial 32 REVISTA LOCAWEB ter emmente que você não é a persona do seu negócio”. Por isso, o ideal é buscar essas informações na fonte. Manter contato com o cliente e fazer pesquisas para conhecê-lo melhor pode ser um grande diferencial no mercado. Esse também é um comportamento indispensável dentro de um contexto no qual há uma saturação do marketing de conteúdo. Diego destaca que grande parte das empresas tem um blog. Por isso, para se sobressair, é preciso produzir algo mais específico e agregador, que vai fazer o consumidor preferi-lo diante da concorrência. E isso vale para negócios de qualquer tamanho. Estratégia democrática Muitos empreendedores pensam que o inbound é efetivo apenas para grandes empresas. Mas o conceito não só pode, como também deve ser usado por PMEs em busca de aquisição de clientes. “Com a metodologia, é possível atrair a persona e criar um vínculo de autoridade mesmo sem ser uma marca consolidada”, diz Vinicius. Sendo assim, não tem segredo para começar. Basta ter um domínio e criar o blog para estabelecer sua presença na internet. Na hora de produzir, lembre-se de criar conteúdo para todas as etapas da jornada do consumidor. Vá de materiais mais informativos, voltados para quem está buscando Quando bem estudado e aplicado, o conceito de Search Engine Optimization (SEO) atrai usuários de forma muito mais recorrente para o seu projeto de inbound dados, até os mais específicos, que detalham os produtos ou serviços que você oferece. Essa geração de conteúdo relevante e a nutrição da base de clientes (com aquele e-mail marketing caprichado, por exemplo) ajudam muito a aumentar a notoriedade de uma empresa dentro de seu setor de atuação. E tudo isso pode dar um belo empurrão no processo de consolidação da marca, sobretudo se você contar com parceiros qualificados. Tecnologia parceira Basicamente, o inbound cria conteúdo para fazer crescer a base de contatos qualificados. Nesse processo, é importante ter ajuda de uma ferramenta de automação de marketing – para criar e gerenciar landing pages, e-mails e disparos. Recorrer a um CRM também é importante para se comunicar de forma mais adequada com essas pessoas. Vale saber também que Facebook, Instagram, LinkedIn, o próprio e-mail e até SMS e WhatsApp servem como canais de divulgação. Mas tenha em mente que a seleção desses canais também deve ser feita de acordo com seu cliente ideal. Na hora de escolher as redes sociais, faça testes periódicos para analisar e remanejar sua estratégia, conforme os resultados. Há ainda uma série de serviços e ferramentas para te ajudar a fazer inbound marketing, como certificados que garantem uma navegação mais segura para os visitantes e clientes. Ao adotá-lo, seu site começa a exibir o ícone de um cadeado no navegador e o selo Webtrust. “O SSL passa segurança de dados e faz com que a empresa não seja punida no ranqueamento Dentre as redes sociais, o Instagram mostra-se como uma das ferramentas mais eficazes para divulgação de marketing de conteúdo Shutterstock.com

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==