Locaweb Edição 93

especial 34 REVISTA LOCAWEB forma profissional, respeitando formatações específicas e destacando títulos ou legendas – inclusive nas descrições, por exemplo, que acompanham os arquivos de imagens. Tópicos, clareza, citações e profundidade de conhecimento são elementos levados em consideração pelo Google nas buscas orgânicas. Também é importante aproveitar o conteúdo para criar link building, que na verdade são direcionamentos para outros artigos ou fotos presentes no seu site ou blog, a fim de manter o usuário navegando por mais tempo possível perto de você. Por fim, o próprio Google e as ferramentas de administração da sua página oferecem análises concretas a respeito das ações de SEO que deram mais ou menos resultado (veja o quadro De olho nas métricas , na página ao lado ). Aqui, fica a dica que é preciso ter paciência, pois esse tipo de ação carece de tentativas e erros e alguns meses de aplicação até que se obtenham resultados concretos. “Quando se fala em estratégias de inbound, é importante lembrar que é necessário atrair pessoas no topo do funil e fazê-las passar por vários estágios até, por exemplo, fechar uma compra ou transformá-las em uma audiência fiel. E isso leva tempo”, conta Fábio. Quanto investir Mais do que dedicação e tecnologia, para se ter um retorno legal, o inbound pede por algum investimento financeiro. O valor vai depender das metas e do quanto a empresa pretende produzir – ou terceirizar para um especialista —, mas a boa notícia é que dá para começar sem grandes riscos. “Além dos custos de domínio, implantação do site e da ferramenta de automação, é possível ter um bom desempenho com R$ 1.000 líquidos, por exemplo, inseridos emmídia paga, para ir além da conquista orgânica”, diz Luisa. Além do investimento acessível, o ciclo do inbound oferece redução de custos. Vinicius explica que, ao acompanhar a jornada de compra do consumidor, a metodologia – quando bem aplicada – aumenta a taxa de conversão e o ticket médio, prolonga o lifetime do É possível ter um bom desempenho com R$ 1.000 líquidos inseridos emmídia paga, para ir além da conquista orgânica Luisa Ambros, diretora de operações da Intermídias A análise de palavras-chaves adequadas e técnicas de formatação fazem parte do conceito de SEO, que o ajuda a se posicionar melhor nos buscadores de internet, como o Google Divulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==