Locaweb Edição 98

marketplaces 53 REVISTA LOCAWEB O primeiro passo para inserir a loja virtual na plataforma é definir qual será o item oferecido, quem será o fornecedor e quais serão os custos Case de sucesso A loja virtual de móveis Mpozenato já vendia seus produtos no Mercado Livre antes de colocar seu próprio e-commerce no ar. Ao longo dos anos, a empresa identificou a oportunidade de oferecer seus itens em marketplaces e decidiu apostar no serviço da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb. O objetivo era aumentar o número de vendas, por meio de parcerias com lojas como Carrefour, Extra, Magazine Luiza, Casas Bahia, Submarino, Americanas, Shoptime, Walmart e Mobly. Não demorou para que a atuação nos marketplaces impulsionasse bastante as vendas da Mpozenato. Já no primeiro semestre de 2015, a loja virtual registrou um crescimento de 59% no faturamento. No primeiro semestre de 2018, após a integração com novos marketplaces, o e-commerce vendeu seis vezes mais do que no mesmo período de 2012. Um mercado promissor A previsão é a de que os marketplaces entrem cada vez mais na mira das pequenas e das médias lojas virtuais. “Existe um grande potencial para o futuro no País. Emmercados globalizados, como a China, a venda online por meio dessas plataformas já corresponde a 90% das conversões”, destaca Ed. “No Brasil, esse tipo de comércio representa pouco mais de 20% das conversões efetivas. Ele cresceu 13% apenas no primeiro semestre do ano passado, segundo dados divulgados no evento Marketplace Conference 2019”, completa. Maurici acredita que o mercado ainda passará por um amadurecimento em termos de operações. Com isso, os marketplaces devem continuar contribuindo cada vez mais para o crescimento do e-commerce no Brasil, e com o desenvolvimento de soluções que tragam mais facilidades aos varejistas. Thiago Mazeto, head de experiência do cliente da Tray

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