Locaweb Edição 98

case 60 REVISTA LOCAWEB L uciana de Fátima Lima Caravaggio entrou no mundo do empreendedorismo por necessidade. Tudo começou quando fez uma operação na coluna e ficou afastada do trabalho que exercia até então, de promotora de vendas. Dois anos depois, quando finalmente foi liberada para o serviço, já não conseguia realizar com a mesma aptidão as tarefas que desempenhava antes. “Percebi nesse momento que precisava me reinventar. Então, comecei a vender acessórios para cachorros em pet shops”, lembra a empreendedora. E, assim, nascia a Caravaggio Laços. Em pouco tempo, Luciana percebeu um nicho de mercado em meio a todos os setores explorados pelos grandes varejistas. Mais que vender, ela poderia confeccionar os acessórios de forma personalizada. Como não existia um curso específico que ensinasse a fazer laços e gravatas, a empreendedora realizou diversas pesquisas na internet e aprendeu o processo sozinha. “Comprei a máquina e o material para os primeiros itens. Decidi vendê-los na região onde moro e deu certo”, comenta. Hoje, a Caravaggio Laços está presente tanto online, com uma loja virtual, quanto offline, já que Luciana visita pet shops como representante comercial. O crescimento da empresa é visível. A produção dos laços foi de 3 mil por mês em 2012, o primeiro ano de funcionamento do negócio, para 14 mil em 2019. Luciana, que começou a empreender por necessidade, credita o sucesso da Caravaggio Laços a diversos fatores, como a personalização do produto, a escolha de um bom parceiro e, sobretudo, o amor pelo trabalho Loja virtual criada por Luciana Caravaggio encontrou uma brecha no mercado pet para conquistar cachorros – e seus tutores – em diferentes regiões do Brasil [ Texto: Bianca Bellucci / Fotos: Guilherme Martins Coelho ] Laços com os clientes

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