Locaweb Edição 99

especial 52 REVISTA LOCAWEB presencial, como uma feira de negócios”, completa. É importante salientar que, quando se trada de leads, quantidade não é equivalente a qualidade. Muitas vezes, vale mais a pena interagir com poucas pessoas e gerar engajamento em vez de disparar mensagens para milhares de contatos que não estejam interessados no assunto. Segundo Denise, alguns empreendedores cometem uma série de erros ao comprar, trocar e compartilhar endereços de e-mails. Além de serem antiéticas, essas práticas podemmanchar a reputação das mensagens da empresa junto ao provedor, fazendo com que elas tenhammais chances de cair no spam. Formatação e conteúdo Nivaldo Tadeu Marcusso, professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), recomenda que a mensagem abordada no e-mail marketing seja planejada com antecedência para tratar de assuntos interessantes e manter uma periodicidade, mas sem ser invasiva. "Além de promoções, vale a pena compartilhar conteúdos valiosos para os clientes, como e-books gratuitos, artigos, infográficos e até brindes." Independentemente da campanha, não deixe nada implícito. "Notifique a frequência com que o usuário receberá E-mail Marketing Locaweb, que disponibilizam o ambiente correto já pronto para uso. Nesse caso, o cliente precisa definir apenas as configurações da mensagem, como remetente, assunto, conteúdo e lista de contatos”, completa o coordenador de qualidade. Além disso, as ferramentas disponíveis no mercado permitem que os empreendedores analisem resultados de campanhas e usem soluções como os Testes A/B, que comparam elementos aleatórios e podem ser boas pedidas para entender as preferências do público. “O segredo está nos números. Acompanhe assiduamente as métricas dos seus disparos”, indica Denise Machado, head de CRM da Corebiz. Lista de contatos qualificada Criar um e-mail marketing perfeito exige cuidado em relação a uma série de fatores. O primeiro passo é ter uma boa lista de contatos, obtida de maneira honesta, para o disparo das mensagens. “O Inbound Marketing é uma metodologia interessante para criar essas listas qualificadas. Você entrega conteúdos ricos com campos de e-mail, gera uma lista de interessados reais – também chamados de leads – e segue nutrindo e qualificando essas pessoas a partir de critérios e de novos conteúdos”, conta Camila. “Também é possível gerar seleções a partir dos próprios clientes da empresa ou participantes de um evento Se você enviar campanhas de e-mail marketing para uma base qualificada e interessada, a chance de cair em um filtro de spam é muito menor Camila Renaux, consultora de marketing digital Foto: Daniel Zimmermann

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