Locaweb Edição 102

// revista locaweb @revistalocaweb 38 // capa / na rota do engajamento Seleção de plataformas AS OITO FERRAMENTAS MAIS USADAS PARA ENGAJAR CLIENTES POR MEIO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE CONTEÚDO É possível fazer Marketing de Conteúdo a partir de uma série de plataformas. Cada uma delas, porém, se adéqua melhor a determinado tipo de público. Depois de estabelecer personas para suas campanhas (veja o passo "Criação de personas", na página 35), cruze- as com as características de cada ferramenta para saber onde está seu potencial consumidor. A partir daí, veja como trabalhar com os canais mais usados no mercado. Blog Coloque um porta-voz da marca para escrever um texto autoral sobre um tema em especial. Para chamar mais atenção, vale aplicar técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que vão ajudar o conteúdo a ser melhor ranqueado nos buscadores, como Google e Bing. Outra dica é apostar na estratégia de Guest Post. “Convide uma pessoa influente para escrever para o blog e faça um texto para a empresa dela, com links inseridos que direcionem para seu site. Assim, boas oportunidades são geradas para os dois lados”, comenta Rodrigo Pedrosa, fundador e CEO da agência Epic Content. Redes sociais Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter. As diversas redes sociais disponíveis no mercado permitem trabalhar vários formatos de conteúdo, como vídeos, imagens e textos. Ao optar por alguma(s) dela(s), tenha emmente suas particularidades para garantir o melhor resultado. O Instagram, por exemplo, costuma engajar mais, mas é voltado para quem trabalha com produtos mais visuais. O LinkedIn, por sua vez, tem foco no mercado profissional, o que pode ter relação ou não com seu negócio. Fernando Figueiredo, sócio e CEO da agência Bullet, destaca ainda que é preciso se preparar bem para a interação com o consumidor por meio desses canais. “As redes sociais são autênticas. Espere por respostas sinceras do consumidor. Ele vai falar bem ou mal da sua marca, mas vai dizer alguma coisa. Você tem de estar pronto para isso, pois esses feedbacks vão alimentar a estratégia”, ressalta o profissional. Vídeos Seja ao vivo, seja gravado, a função do vídeo é passar uma mensagem de forma simples e direta. Por isso, ele deve ser planejado com um bom roteiro, e não feito espontaneamente. Apesar de exigir cuidados com som, iluminação e cenário, o formato costuma ser atraente para as empresas justamente por não exigir uma produção tão complexa. Com um bom celular e luz natural, por exemplo, é

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