Locaweb Edição 102

37 // capa / na rota do engajamento // revista locaweb pensar em um cronograma de publicações. Isso significa transformar a estratégia em um hábito da empresa. Afinal, não adianta apenas promover um material esporádico e não conectá-lo a mais nada. “O simples fato de fazer uma live ou um blog não significa que você está trabalhando com Marketing de Conteúdo. Isso é apenas gerar um texto, uma arte ou um vídeo”, alerta Rodrigo. Uma campanha de verdade vai muito além disso. Passo 5: Aplicação e mensuração Depois de fechar a parte técnica, chega o momento de colocar o conteúdo no ar e validar se o planejamento estava certo. “O mundo digital é um espaço fantástico de testes. Então, publique o material. Aquilo que funcionar deve ser reforçado. Já o que não der certo pode ser deletado rapidamente para dar espaço a uma nova estratégia de marketing”, destaca Kleber. Para descobrir como agir, é primordial acompanhar, por meio das soluções de análise entregues pelas plataformas escolhidas, os resultados da campanha. “Muitas vezes, é necessário contratar consultorias especializadas para observar os meandros de cada ferramenta e entender se os conteúdos publicados criaram relevância ou não”, diz Yara Verônica, professora e consultora nas áreas de comunicação e marketing e à frente da startup Sob Nossa Direção. Nesse contexto, é importante destacar que o Marketing de Conteúdo dificilmente traz resultados imediatos. No curto prazo, a estratégia gera atração do público-alvo que, ao perceber as informações que pode aproveitar, começa a seguir a marca. É preciso esperar mais tempo, no entanto, para engajar as pessoas a ponto de se transformarem em potenciais clientes e até promotores da empresa. Ações de marketing de conteúdo despertam identificação com o negócio e senso de reciprocidade '' Gustavo Moreira de Aquino, sócio-diretor da Sabor das Índias criativas, como a mousse de manga com jalapeño, e curiosidades interessantes, a exemplo dos benefícios das pimentas para o coração. Para Gustavo Moreira de Aquino, sócio-diretor da companhia, esse tipo de conteúdo deixa o público mais próximo da marca. “Isso faz com que ele se sinta acolhido e veja que a empresa se importa em entregar algo que contribua para seu dia a dia”, diz. “De forma geral, ações nesse sentido despertam nos espectadores identificação com o negócio, engajamento e senso de reciprocidade”, completa. Antes de partir para o próximo passo, há ainda outro ponto que deve ser considerado na hora de elaborar o conteúdo:

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