Locaweb Edição 103

40 // capa / comomontar seu e-commerce // revista locaweb @revistalocaweb por serviço de motoboys e até via Uber Flash, modalidade que permite enviar itens para outras pessoas ao preço de uma viagem de UberX. No futuro, quando a loja se consolidar, a ideia da empreendedora é ter um aplicativo próprio para cuidar do delivery. “Essa é a melhor estratégia. O sistema funciona muito bem, principalmente com o público mais jovem, para quem a tecnologia tem um apelo mais forte”, afirma Harianne. consumidor”, diz Allan Panossian, fundador e CEO da plataforma Delivery Direto. De acordo com o especialista, contar com um serviço próprio traz três grandes vantagens. A principal é a economia. Isso porque o empreendedor para de pagar comissão a cada pedido emitido pelos marketplaces. “O segundo ponto é a autonomia, já que o estabelecimento passa a gerir o relacionamento com o consumidor. Em uma plataforma consolidada, você terceiriza seu canal de vendas e fica sem os dados dos clientes, que são extremamente importantes”, conta. Por fim, está a eficiência operacional, que é a possibilidade de acompanhar toda a trajetória das compras. É fato, porém, que aderir a um serviço próprio de delivery após usar outros meios pode ocasionar uma perda momentânea de clientes – principalmente para quem trabalha com marketplaces famosos, cujo nome já está consolidado com o público. “Quando o consumidor entra na plataforma e não encontra o estabelecimento no qual estava acostumado a comprar, ele não usa o telefone para fazer o pedido. Geralmente, pula para o próximo local listado no sistema”, alerta Allan. Isso significa que é necessário dedicar um esforço para educar os clientes fiéis e migrá-los para o delivery dedicado. “Nossas estatísticas mostram que, em três meses, o empreendedor consegue atrair 30% dos consumidores que estavam em outros meios”, destaca o profissional. Quem não quiser ter esse trabalho pode usar múltiplos canais de venda desde o início. Mix de plataformas WhatsApp, redes sociais, e-commerce, loja física. Quanto mais canais de oferta houver para o cliente, maior será o número de vendas. “Isso vale, sobretudo, para as pequenas e médias empresas, que Vantagens do app próprio Enquanto os pedidos são poucos, pode ser tranquilo para o empreendedor gerenciar as entregas por WhatsApp e redes sociais. Quando esse número aumenta, porém, o serviço pode ser prejudicado e se tornar deficitário para o dono do negócio e os clientes. “A partir do momento em que fica difícil gerenciar vendas, está na hora de criar um canal próprio e estruturado para interagir com o Contar com um serviço próprio de delivery traz três vantagens: economia, autonomia e eficiência operacional '' Allan Panossian , CEO da plataforma Delivery Direto

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