Locaweb Edição 104

53 // reportagem / black friday e natal // revista locaweb As análises também são fundamentais para ter insights sobre como aprimorar suas campanhas. É o caso do teste A/B. Com ele, você gera duas versões de assunto de e-mail, por exemplo, para avaliar qual delas traz melhores resultados em taxa de abertura. É fundamental, ainda, não negligenciar os números dos indicadores-chave de desempenho, mais conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators, em inglês). Denise recomenda analisar diariamente os resultados das campanhas para melhorar as conversões e, caso seja necessário, mudar a estratégia rapidamente. Não vale a pena esperar semanas para descobrir que o trabalho e o investimento não trarão o retorno que você esperava. Ainda mais neste momento, em que o e-commerce está em evidência e trilhar o caminho certo pode gerar muitas receitas para seu negócio. Ei, você! As Call to Action (CTA) são as "chamadas de ação ou atenção" que aparecem com destaque em sites, anúncios e e-mails. No e-commerce, as mais comuns são as com termos como "ACESSE" ou "CLIQUE AQUI", apresentadas em botões coloridos e chamativos para transmitir um senso de urgência que leve ao clique. “O ideal é posicioná-las no centro da atenção do e-mail marketing. Essa é a grande chamada para a conversão”, recomenda Denise Machado, coordenadora de CRM da Corebiz. O ideal também é evitar o exagero na quantidade de CTAs. Do contrário, o cliente pode ficar perdido, sem saber onde clicar. Vale ainda testar cores e posições diferentes para identificar o que funciona melhor com a sua base de contatos. Com o botão pronto, é fundamental que ele direcione para um link confiável e que esteja relacionado com o que despertou a atenção de quem o viu. “De nada adianta ter uma peça maravilhosa, que conquiste clique, se ela levar o consumidor para uma página completamente alheia à ação. A tendência, nesse caso, é que ele se frustre e abandone o site”, afirma Denise. ela precisa ser coerente com o seu negócio, para que as pessoas possam associar a mensagem com a marca logo à primeira vista. Por isso, siga os mesmos elementos, estilos, paleta de cores e tipografias que são usados no site e nas redes sociais. É importante também que as imagens do e-mail marketing – fotografias, ilustrações ou infográficos – sejam bonitas e bem-produzidas. Além disso, elas têm ser leves (em formato JPEG ou PNG, de preferência), para carregar facilmente em diferentes dispositivos e conexões com a web. Nunca pare com os testes Como os resultados do e-mail marketing são gerados a partir de uma base engajada, vale a pena também lapidar o mailing a cada envio. “Os números das taxas de abertura e cliques devem guiar as estratégias de aprendizado. Por isso, é importante criar uma frequência semanal ou quinzenal de mensagens”, afirma Simara.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=