Locaweb Edição 104

55 // essencial / design responsivo // revista locaweb Aplicação na prática Uma das principais características do design responsivo é que ele exige algumas etapas a mais na fase de criação. Isso porque não adianta montar o layout de um site para desktop, por exemplo, e depois replicar as mesmas informações e estruturas na página mobile. Para que o conceito funcione perfeitamente, cada conteúdo deve ser construído de maneira independente. “Ao trabalhar com um novo projeto, o designer precisa levar em consideração, primeiramente, qual meio vai ter prioridade de acesso, de acordo com o público-alvo da página: mobile ou desktop. A partir daí, as adaptações necessárias devem ser aplicadas de maneira individual, respeitando a característica de cada mecanismo”, diz Adriano Rodrigues, sócio-diretor da Doka Comunicação. Por isso, o briefing inicial transmitido pelo empreendedor ao profissional deve ser o mais detalhado possível. “O responsável pelo desenvolvimento do site precisa compreender exatamente os objetivos do negócio e conhecer muito bem quem irá consumir os produtos ou serviços oferecidos. Os resultados e as expectativas precisam estar alinhados para evitar trabalhos duplicados, impasses no andamento do projeto e entregas insatisfatórias para ambos os lados”, aponta Fernando. Vale destacar que essa organização em torno do projeto não impacta apenas a sensação que o usuário tem da página, mas toda a estratégia em torno da empresa. “Um bom trabalho de design responsivo é projetado com calma para que ele não se torne apenas uma versão reduzida ou ampliada das páginas. Hoje, qualquer site funciona como uma vitrine digital, e se ele não estiver bem-organizado, visível e projetado, o engajamento e as conversões de venda podem ser comprometidos”, destaca Adriano. No topo das pesquisas Ter um site responsivo é importante, também, para Um bom projeto de design responsivo vai muito além de fazer versões reduzidas ou ampliadas de páginas, diz Adriano, da Doka Comunicação Para Fernando, da Agência Crivos, qualquer empresa que não invista emmobilidade está fadada a perder negócios ser bem-ranqueado nas pesquisas realizadas no Google. Cada vez mais o buscador leva em consideração a experiência do usuário na página ao analisar, por meio de taxas de rejeição, se ele se sente confortável para permanecer por mais tempo conectado e navegando entre as seções oferecidas. “A tendência é que as ferramentas do gênero privilegiem cada vez mais os sites bem- desenvolvidos, já que um dos grandes objetivos do Google, por exemplo, é promover experiências cada vez mais ricas aos usuários”, ressalta Fernando. É por esses motivos que, atualmente, ter um site responsivo não é sequer um diferencial, mas uma obrigação. “Ao oferecer boa navegação, adaptando-se às necessidades do público-alvo, que a cada hora está diante de uma tela com tamanho diferente, o conceito atua em muitas frentes, com destaque para a experiência do usuário e a consequente indexação mais apropriada pelo Google”, afirma Adriano. Abrir mão disso é largar em desvantagem.

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