Locaweb Edição 105

33 // capa / marketplace // revista locaweb E m sua essência, o marketplace traz a dinâmica do shopping center para a internet. Ele centraliza varejistas dos mais variados segmentos, colocando grandes e pequenos empreendedores lado a lado. Essa característica fez com que o canal de vendas se tornasse uma opção rápida e barata para escalar negócios. Não à toa, ele é usado hoje por milhares de empresas em todo o mundo. “Trata-se de um modelo vantajoso para todas as partes. Os sites conseguem ampliar seu sortimento, enquanto as lojas parceiras ganham visibilidade”, destaca Jean Lessa, diretor de tecnologia e marketplace da B2W Digital, grupo que responde por Americanas, Submarino e Shoptime. Para o cliente, há vantagens também, como a oportunidade de conferir uma maior variedade de produtos e, sobretudo, de ofertas em um único lugar. No Brasil, a participação do marketplace representou 78% do faturamento total do e-commerce no primeiro semestre de 2020. Com receita de R$ 30 bilhões (um aumento de 56% em relação ao mesmo período do ano anterior), o modelo incentivou 65 milhões de pedidos a um tíquete médio de R$ 466. Os dados são da 42ª edição do "Webshoppers", relatório de e-commerce no país elaborado pela Ebit|Nielsen.

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