Locaweb Edição 106

47 // reportagem / segurança de e-mail // revista locaweb conteúdo delicado por e-mail, o ideal é recorrer à criptografia. Só assim é possível proteger as mensagens de ponta a ponta e evitar que elas sejam extraviadas. Além disso, quem estiver em cópia não poderá encaminhá-las, imprimi-las ou tirar uma captura de tela. Dessa forma, fica mais fácil controlar quais são os destinatários que terão acesso às informações. Política de segurança Ainda na hora de treinar a equipe para exercer boas práticas ao lidar com e-mails colaborativos, vale a pena focar conceitos técnicos. Para isso, é importante definir preceitos e manter aberto um canal de comunicação para que os colaboradores possam tirar dúvidas sobre como preservar esse ambiente. “Toda empresa, seja pequena, média ou grande, precisa ter uma política de segurança da informação bem-definida”, destaca Rogério, da Crowe. Se o negócio não tiver conhecimento ou corpo de TI para fazer isso, vale a pena terceirizar o serviço, mesmo porque há opções com preços acessíveis no mercado. A dica, aqui, é apostar em empresas de renome. Após a política ser estabelecida, o ideal é reciclá-la a cada 15 ou 30 dias, enviando à equipe insights sobre as boas práticas de utilização do e-mail. Ao notar algum movimento recorrente que ofereça risco, a primeira atitude deve ser reforçar a atenção dos colaboradores, para que o procedimento não se repita. “Crie regras, estabeleça limites nas comunicações, use adequadamente as ferramentas de segurança e explique para seus funcionários como preservar o ambiente corporativo”, pontua Waldo. Essas pequenas atitudes podem trazer mudanças profundas e ajudar a criar ambientes e rotinas muito mais harmônicos e seguros para seu negócio. Crie regras, estabeleça limites nas comunicações e explique para seus funcionários como preservar o ambiente corporativo '' Waldo Gomes , diretor de marketing e relacionamento da NetSafe Corp é uma prática que vale para todos, desde o empreendedor até os funcionários. O e-mail também não pode funcionar como ferramenta de gestão, a não ser no caso de trocas rápidas e pouco detalhadas de informação. “Evite conversas muito longas e bate-papo desnecessário que disperse do assunto principal da mensagem”, indica Rogério. Os comunicadores instantâneos são mais eficientes nesse sentido. Agora, se for realmente necessário compartilhar algum Informação confidencial Mesmo no ambiente corporativo – e com todas as ferramentas de segurança –, o e-mail não é o canal mais apropriado para a troca de informações confidenciais. Ainda assim, é comum que as empresas usem a ferramenta para trocar conteúdos sensíveis, via texto e anexos. O melhor a fazer nesse sentido é criar uma nova cultura que enfatize o uso do correio eletrônico apenas para o compartilhamento de informações internas. Essa

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