Locaweb Edição 106

52 // reportagem / pabx virtual // revista locaweb @revistalocaweb da Informação da Universidade Positivo, as companhias conseguem economizar entre 30% e 80% com telefonia ao passar a fazer ligações telefônicas via internet. Quando a conexão é realizada por meio de dois aparelhos pelo protocolo web, normalmente, não há custo. Agora, quando se conecta um dispositivo da rede móvel a um da rede telefônica, como costuma ocorrer com o PABX Virtual, existe uma cobrança. "Mesmo assim, os valores são muito mais acessíveis que os das ligações tradicionais”, explica Leandro. “Uma chamada do Brasil para a Alemanha, por exemplo, sai na telefonia comum por cerca de R$ 2 o minuto. Pelo PABX Virtual, o preço cai para R$ 0,07”, acrescenta. É importante destacar também que, por meio do PABX Virtual, uma empresa pode reunir telefones de diversos lugares do país e pagar o preço de ligações locais. O Hotel Fazenda Vale do Sol, localizado em Serra Negra, no interior de São Paulo, por exemplo, conta com linhas da região metropolitana e do interior de São Paulo, bem como do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. “Tínhamos linhas de atendimento em cada um dos locais em que atuamos, mas era custoso gerir tudo isso e manter filiais remotas. Com a Telefonia IP, passamos a centralizar todo o contato na própria sede”, conta Luciano Escandon, gerente de TI do hotel paulista. Quem pode usar? De forma geral, o PABX Virtual pode ser usado por qualquer tipo de companhia. Tatiane analisa que ele traz benefícios, por exemplo, a pizzarias, agências de viagens, corretoras de imóveis, consultórios médicos e até lojas esotéricas. “A procura pelo público PME se dá, principalmente, pelo baixo custo e pelos planos, entregues conforme a quantidade de funcionários, uma vez que a venda é feita por ramal ou A história do PABX até chegar na nuvem O PABX (Private Automatic Branch Exchange) surgiu no fim do século passado como um dos primeiros modelos de telefonia a permitir, de forma analógica, a distribuição de linhas telefônicas para diversos ramais, o que ajudou significativamente os setores que usam call center. Os aparelhos usados no início dos anos 2000, entretanto, ficaram obsoletos. Agora, é mais comum que a tecnologia trabalhe com a nuvem – daí o nome PABX Virtual. “Dessa forma, ela se torna flexível, escalável e adaptável, além de oferecer assinatura mensal dos serviços. Isso sem contar que a empresa tem a oportunidade, hoje, de contratar o número de ramais desejado”, explica André Godoi, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Estácio de São Paulo. Leandro, da Universidade Positivo, aponta que as empresas podem economizar entre 30% e 80% com telefonia ao passar a fazer ligações telefônicas via internet

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