Locaweb Edição 106

55 // essencial / formulários // revista locaweb Afinal, caso demore a ser localizado ou ofereça muitos campos para preencher, é possível que afugente o cliente. Assim como toda página do site, o formulário precisa ser planejado para as telas dos dispositivos móveis e, de preferência, trazer recursos compatíveis com design responsivo e que possam ser facilmente utilizáveis com o toque na tela. “Existe uma área em aplicações web e mobile chamada User Experience (UX), cujo princípio é proporcionar ao usuário uma experiência agradável ao fazer qualquer ação dentro de um site ou aplicativo. Quando seus preceitos são corretamente aplicados, fica mais fácil convencer as pessoas a preencher campos e enviar dados”, explica Fernando Pereira, head da Sunset Web. Facilitadores Para ter um formulário mais acessível e eficiente, vale a pena apostar em uma ferramenta que auxilia o preenchimento das informações. Há diversas opções no mercado capazes de reconhecer o armazenamento de dados salvos no celular ou no computador do usuário e oferecê-los automaticamente na hora de completar os campos. Outro recurso útil é o que permite validar os dados em tempo real. Por meio dele, dá para informar o usuário na hora, caso ele digite erroneamente, por exemplo, um número de CPF ou cartão de crédito. Os captchas inteligentes (testes de desafio cognitivo adotados, geralmente, como anti- spam) são outros facilitadores do processo de validação dos formulários. “A checagem por meio de soluções como a reCAPTCHA v3, lançada pelo Google em 2020, está cada vez mais eficiente”, conta Mauro. Posicionamento A localização da área de Segundo Fernando, da Sunset Web, páginas de contato, fale conosco ou orçamento podem trazer formulários fixos para facilitar a navegação Formulários são úteis para capturar leads e, dessa forma, ampliar as chances de vendas e estreitar o relacionamento com os usuários do site, diz Mauro, da agência Twist formulário no site merece atenção redobrada. Segundo o CEO da agência Twist, é recomendado que ela seja posicionada sempre após a chamada para a ação. “Se estivermos falando de uma landing page com uma campanha na qual o usuário já teve contato com os detalhes do produto ou serviço, tudo isso pode aparecer de cara. Já em vendas mais complexas, que exijam argumentos e gatilhos elaborados, dá para deixá-lo mais para baixo”, diz Mauro. “Outras possibilidades são os formulários em pop-up, que podem ser adotados para evitar a evasão do site, por exemplo, e oferecer algum desconto mediante o preenchimento dos dados”, acrescenta. Dependendo do site, é possível também manter os formulários em locais fixos. “Em páginas de contato, orçamento ou fale conosco, por exemplo, dá para exibi-los dessa maneira, sem problemas. Dessa forma, o usuário consegue ir direto ao ponto em vez de perder tempo navegando pelo site, o que sempre é um fator positivo para estreitar relacionamentos”, conclui Fernando.

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