Locaweb Edição 106

54 // essencial / formulários // revista locaweb TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONVERSAR COM SEU DESENVOLVEDOR O s formulários são um dos canais de comunicação mais efetivos para quem tem um site, seja ele de serviço, seja de e-commerce. Afinal, é por meio deles que o leitor ou cliente pode enviar dados de suma importância para os negócios, como nome, endereços de e-mail e outros tipos de dados de contato. Com essas informações em mãos, obtidas sob consenso, fica mais fácil estabelecer relacionamentos e enviar ofertas customizadas ou newsletters, por exemplo. “Ao capturar os dados de um lead (potencial cliente), o empreendedor amplia as chances de cumprir seus objetivos com o site, uma vez que tem a certeza de que do outro lado há alguém interessado em seu produto”, diz Mauro Palacios, CEO e fundador da agência Twist. “Além disso, os formulários têm uma série de outras funções práticas, como direcionar o cliente para o departamento correto de uma companhia”, completa. Por conta dessas características, o recurso é recomendado para praticamente todos os modelos de empresa com presença digital, independentemente do tamanho. “Um e-commerce, por exemplo, não vive sem formulários, já que eles servem para captação dos dados de entrega dos itens e de pagamento por parte do usuário. Já nos sites de serviços, eles podem atuar como uma forma inteligente de oferecer recursos para a equipe comercial e criar oportunidades de negócios mais qualificadas”, explica Mauro. Para ser funcional, no entanto, o formulário precisa atender algumas especificações. A principal é ser simples e visualmente acessível para o usuário. Os formulários devem se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e adotar princípios, por exemplo, como o do consentimento ssencia FIQUE DE OLHO OS FORMULÁRIOS DEVEM SEMPRE PEDIR INFORMAÇÕES PRECISAS. VALE A PENA VALIDAR AS INFORMAÇÕES PARA OBTER DADOS CORRETOS. PROCURE ORIENTAR O USUÁRIO DENTRO DO FORMULÁRIO PARA QUE ELE NÃO SE CONFUNDA E ENTENDA O QUE ESTÁ FAZENDO. FORNEÇA UMA RESPOSTA NA TELA PARA QUE O USUÁRIO SAIBA QUE O ENVIO DO FORMULÁRIO DEU CERTO. ORGANIZE OS LEADS OBTIDOS PARA AUMENTAR AS CONVERSÕES DE VENDA OU ESTREITAR RELACIONAMENTOS. NECESSÁRIOS PARA ESTABELECER CONTATO OU CAPTAR DADOS, FORMULÁRIOS PRECISAM SER SIMPLES E BEM POSICIONADOS PARA CUMPRIREM SUA FUNÇÃO NOS SITES LEO ALVES Informações preciosas

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=