Locaweb Edição 107

40 // capa / escalada de sucesso // revista locaweb @revistalocaweb W ar é um dos jogos de estratégia mais conhecidos do Brasil. Na verdade, ao ser lançado em 1972, ele se tornou o primeiro da categoria no País. O curioso é que, de lá para cá, o título não saiu da lista dos mais vendidos da fabricante Grow. “Existe um trabalho contínuo de nosso time de marketing e desenvolvimento para manter a marca moderna e relevante para o mercado. Além de revisões periódicas do design gráfico e do projeto, temos o costume de lançar extensões para despertar o interesse do público. Há muitos exemplos, como War Império Romano, War Mitologia e War Vikings”, explica João Nagano Junior, diretor de marketing da Grow. O lançamento do jogo, inclusive, está ligado ao nascimento da própria Grow. A empresa surgiu em 1972 em uma garagem Brincadeira de adulto GROW CONQUISTOU O BRASIL COM O JOGO DE ESTRATÉGIA WAR, QUE TEVE SEUS PRIMEIROS EXEMPLARES MONTADOS MANUALMENTE Dica do João para chegar lá! Questionar é sempre um grande exercício de inteligência e bom-senso. Não existem verdades absolutas. Aqueles que acreditam nelas estão fadados a grandes decepções – ou desastres. '' de São Paulo (SP). Quatro engenheiros contrataram outras quatro pessoas para montar o jogo de tabuleiro manualmente. “Sem instalações fabris, os componentes cartonados foram impressos em gráfica, e as fichas plásticas compradas de uma fábrica de botões”, destaca o profissional. Em poucos meses, o pequeno lote foi completamente vendido. No ano seguinte, a empresa cresceu para dar vida a mais de uma dezena de produtos. Mas foi apenas na década de 1990 que a Grow atingiu seu ápice. Em uma parceria com o canal de televisão SBT, a companhia criou brinquedos memoráveis, como a pelúcia do Melocoton, personagem que trabalhava com a apresentadora Eliana, e a Toca do Gugu, barraca que levava o nome do apresentador Gugu Liberato. Para João, o segredo do sucesso está em não enaltecer, demasiadamente, crescimentos em vendas, número de funcionários ou área construída. “Valorizamos nosso posicionamento como uma importante marca de jogos e quebra-cabeças do Brasil, que é reconhecida pelo público. Isso sim nos permite traçar planos para o futuro mesmo em cenários instáveis”, finaliza. João Nagano Junior salienta os esforços da empresa para se manter moderna e relevante para o mercado

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