Locaweb Edição 107

// revista locaweb 41 // capa / escalada de sucesso U m analista de crédito, um web developer e um aplicativo para descobrir novos sabores de pizza. Assim começou a trajetória do que viria a ser o Promobit, plataforma que reúne ofertas no meio digital. Os sócios Fabio Carneiro e Raphael Pawlik se conheceram durante uma dinâmica do Startup Weekend São Paulo, em novembro de 2013. No evento, eles criaram o tal Pizzabit, que, depois, foi testado no mundo real, mas não deu certo. No mesmo mês do encontro, a revista “Forbes” publicou uma reportagem ironizando a Black Friday brasileira, chamando-a de “dia da fraude”. Essa matéria chamou atenção dos recém- amigos. Eles acabaram tendo a ideia de criar uma plataforma que reunisse promoções reais e tivesse espaço para os usuários opinarem a respeito delas. “Até então, não existia um modelo como esse no Brasil. Era possível encontrar ofertas Metade do dobro FAMA DA BLACK FRIDAY BRASILEIRA INSPIROU CRIAÇÃO DO PROMOBIT, PLATAFORMA ONLINE COM OFERTAS REAIS E CONFIÁVEIS apenas em grupos de Facebook e fóruns de internet, mas tudo de forma muito amadora”, lembra Fabio. Assim nasceu o Promobit. Bem pequenininho, o negócio contava apenas com os dois sócios e o suporte das escolas onde ambos estudavam: a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). “Elas tinham ligas que incentivavam os alunos a empreender. Apoiamo-nos nelas para acessar mentores e evoluir o projeto”, comenta Fabio. Aos poucos, a ideia foi tomando forma e ganhando espaço. Hoje, a plataforma tem parcerias com grandes e-commerces, como B2W, Magalu, Amazon e Via Varejo, conta com 38 funcionários e já soma 1,4 milhão de usuários. A ascensão do Promobit foi tão rápida que os fundadores nem perceberam o quão grande a ideia tinha se tornado. “Só paramos para pensar nisso quando decidimos comparar nosso projeto com plataformas de desconto e de compras que abriram IPO e tiveram de mostrar seus dados. Vimos que éramos tão relevantes quanto elas”, comenta Fabio. Em 2021, a empresa quer dar mais valor a seu tamanho – e também melhorar a experiência do usuário, algo primordial para qualquer negócio que deseja se manter no topo. Dica do Fabio para chegar lá! Conheça o ecossistema de empreendedorismo local. Participar de eventos e encontros pode ajudar você a conhecer os desafios da jornada, bem como ter acesso a mentores e criar um networking. Esses são ótimos espaços de troca. '' Fabio Carneiro é um dos fundadores da plataforma criada para solucionar um problema real dos consumidores

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=