Locaweb Edição 107

53 // reportagem / logística do zero // revista locaweb e volume, podem ser um pouco mais lentas na entrega – porque precisam encher caminhões antes de despachá-los, por exemplo. Uma das formas mais efetivas de escolher o parceiro ideal é apostar em soluções de frete, como a Melhor Envio. Na plataforma, o empreendedor pode fazer o cálculo da entrega sem precisar firmar um contrato com qualquer transportadora. “Além disso, como temos alta demanda, conseguimos ter acesso a valores diferenciados e repassar a redução de custo às lojas”, diz Éder. Na prática, o processo é bastante simples: o lojista entra no site, faz o cálculo do frete e descobre na hora a melhor opção de envio para o produto. Depois, realiza o pagamento, imprime uma etiqueta que deverá ser colada na caixa da encomenda e a entrega à transportadora ou a uma agência dos Correios. Não pare no tempo “Para uma loja que está estruturando a logística do zero, um dos fatores essenciais para garantir o sucesso é manter a conectividade entre os envolvidos no processo: clientes, fornecedores, associados e terceirizados”, explica Alessandra, da Uninter. Isso é necessário porque, diante do imediatismo atual, as ações e os procedimentos devem ser executados com rapidez e eficiência, sem dar margem para erros – como falta de estoque, perdas e extravios. É fundamental, ainda, ter consciência de que este trabalho não acaba nunca. Ouvir feedbacks, estar aberto a novas opções de parceiros, aprimorar a logística reversa e aproveitar todo o potencial que a tecnologia e as integrações podem oferecer são passos importantes para obter sucesso na jornada. Afinal, hoje em dia, garantir uma experiência de frente que facilite a vida do consumidor não é mais um diferencial, e sim uma exigência do mercado. regiões. Caso se enquadrem no seu modelo de negócio, a tabela de frete deve ser solicitada e importada para a plataforma de e-commerce. Assim, você deixará à disposição do cliente o cálculo com as variáveis que influem nos custos do frete. É importante conhecer a fundo e analisar as opções, pois uma série de fatores vai influenciar a escolha. Determinados itens não são aceitos pelos Correios. Já as transportadoras, apesar de não terem restrições de peso tradicional, mas o preço é menor. "Para tanto, a loja precisa fechar um contrato com os Correios e pagar R$1.142 mensais, que deverão ser usados em serviços no mês corrente", explica Davi. Se o valor não for consumido, acaba virando uma "taxa mínima". Por isso, essa é uma boa opção apenas para quem tem um custo superior com entregas. Apesar da grande cobertura oferecida pelos Correios, as grandes transportadoras também oferecem vantagens para os e-commerces em determinadas No processo de logística reversa, é fundamental ter processos claros, uma equipe bem-treinada e avaliação técnica dos resultados '' Davi Jeronimo , consultor do Sebrae-SP

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