Locaweb Edição 107

54 // essencial / blog // revista locaweb TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONVERSAR COM SEU DESENVOLVEDOR O termo blog costuma ser muito associado às páginas pessoais que ganharam espaço na internet a partir dos anos 2000. É no mundo corporativo, porém, que ele vem se fortalecendo cada vez mais, pelo fato de exercer um papel preponderante na relação entre empresas e clientes. Hoje, a ferramenta pode fazer a diferença, principalmente, para pequenos e médios negócios que querem aparecer melhor nos buscadores, como o Google, e atrair mais público. E isso vale para quem tanto oferece serviços quanto produtos. “Basicamente, qualquer tipo de negócio pode se beneficiar ao investir em um blog. Afinal, o objetivo de quase todos os sites é atrair tráfego para que clientes em potencial conheçam a página, algo em que a ferramenta atua muito bem”, afirma Fernando Campos, analista de marketing e social media da ClickLab. Para explicar o atual papel que o blog exerce para as empresas, o especialista usa o exemplo de um site de pet shop. “Ao criar uma página com textos, imagens e vídeos que dão dicas de como cuidar do animal de estimação, quais são as melhores rações e quais brinquedos são indicados para cada raça, o empreendedor acaba atraindo organicamente um fluxo de pessoas que vai passar a conhecer e, provavelmente, confiar na sua marca”, conta Fernando. CEO da agência especializada na ativação digital de campanhas promocionais Rede Magic, Antonio Borba observa ainda outra vantagem oferecida pelos blogs. “Com atualizações periódicas de conteúdo, o site da empresa passa a ser mais relevante. A consequência disso é um melhor ranqueamento nos buscadores, o que é almejado por todos que buscam espaço na internet”, explica. A partir daí, a captação do cliente via blog pode se dar de forma direta, com links para produtos ou serviços inseridos nos textos, por exemplo, ou indireta, no momento em que alguém precisa do que você oferece e, instantaneamente, lembra-se da empresa por ter visto seu nome em algum lugar. Várias técnicas de criação de conteúdo podem contribuir para melhorar o resultado oferecido pelos blogs, com destaque para o SEO ssencia FIQUE DE OLHO O CONTEÚDO DEVE SER SEMPRE ORIGINAL, PERTINENTE E DE QUALIDADE. A NAVEGABILIDADE TEM DE SER FÁCIL E INTUITIVA – NÃO APENAS NA PÁGINA, MAS TAMBÉM NA PROGRESSÃO DE TODO O TEXTO. FAÇA UMA CHAMADA PARA AÇÃO EM BOA PARTE DOS TEXTOS, DEIXANDO CLARO QUE OS SERVIÇOS OU PRODUTOS DA EMPRESA PODEM AJUDAR O LEITOR. INCENTIVE O LEITOR A COMPARTILHAR E DIVULGAR O CONTEÚDO. TER UMA LINHA EDITORIAL BEM PENSADA É CRUCIAL PARA QUE O LEITOR CONSUMA VÁRIOS TEXTOS E CRIE CONFIANÇA. CRIAÇÃO DE CONTEÚDO DINÂMICO PODE AJUDAR O SITE DE SUA EMPRESA A ATRAIR MAIS CLIENTES E POSICIONAR-SE MELHOR NOS BUSCADORES DE INTERNET LEO ALVES Blog de apoio

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