Locaweb Edição 107

55 // essencial / blog // revista locaweb “É por conta dessas características que esse é um trabalho de formiguinha. Como as conversões podem vir de diversos caminhos, o retorno sobre o investimento em uma página do gênero nem sempre fica claro para o empreendedor. Mas é fato que a tática costuma dar certo e, por funcionar de forma orgânica, tem bom custo-benefício”, diz Fernando. Os custos de um blog variam de acordo com características como quantidade e tamanho dos posts, qualidade das imagens e mídias utilizadas. Em boas agências do Brasil, é possível encontrar pacotes que incluem um post semanal com foto protegida por direitos autorais a partir de R$ 1.400. Esse valor não contempla a criação da página em si, que pode mudar conforme o sistema usado pelo empreendedor (alguns criadores de sites, por exemplo, incluem gratuitamente a criação de blog). Criação de conteúdo Várias técnicas de criação de conteúdo podem contribuir para melhorar o resultado oferecido pelos blogs. É o caso da aplicação adequada de Search Engine Optimization (SEO), com uso de palavras-chaves e formatação de títulos e subtítulos. Nada é mais importante, porém, do que direcionar a mensagem para o público da empresa. “O ideal é traçar um planejamento estratégico e editorial voltado às necessidades dos clientes. Uma empresa que lida com produtos luxuosos, por exemplo, pode abordar temas que a classe A anseia, como viagens de alto padrão. A linguagem não precisa ser exatamente comercial, mas tem de girar em torno do serviço oferecido”, afirma Antonio. É importante trabalhar também a questão visual, ilustrando as postagens com imagens de boa qualidade. “O combo texto e foto deve ser priorizado em quase todos os casos, inclusive nos blogs de pequenas e médias empresas. Isso porque a parte escrita entrega o conteúdo importante, enquanto as imagens servem para contextualizar e ambientar o leitor”, conta Fernando. Fernando, da ClickLab, ressalta que os posts chamammais atenção caso tenham textos interessantes combinados a fotos de boa qualidade Atualizações frequentes de posts deixam o site da empresa mais relevante e, consequentemente, fazem com que ele apareça melhor no Google, de acordo com Antonio, da Rede Magic A periodicidade de postagens é outro fator que deve ser levado em consideração. O ideal é manter o blog sempre ativo, porém sem exagerar na dose das publicações. “Ao contrário das redes sociais, nas quais a frequência é um dos pilares para ter sucesso, publicar um post por semana nos blogs é um ótimo ponto de partida. Caso a equipe e o investimento suportem, é recomendável aumentar o número de posts aos poucos, sem deixar de priorizar qualidade em detrimento da quantidade”, afirma o analista de marketing e social media da ClickLab. Destaque no site Se a ideia é trazer mais engajamento para o site da empresa, o blog não pode ficar perdido dentro da página principal. “Não há um padrão para o posicionamento da página na home, mas para quem pretende publicar notícias ligadas ao segmento, o ideal é deixar o feed o mais visível possível”, explica Antonio. Para isso, dá para se valer de vitrines rotativas ou boxes específicos. Outra opção é adicionar um botão para as redes sociais e o blog na área superior da tela, próxima ao menu do site. “A partir daí, dá para acrescentar o feed de notícias abaixo do conteúdo principal da home e, ao final da página, inserir novamente os botões das redes sociais e do blog”, conclui Antonio.

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